Jump to content
Arquitectura.pt


Erros... ou simples evolução?...


Dreamer

Recommended Posts

  • 7 months later...

quanto a escadas eu nao sei se ja alguem reparou no edificio da biblioteca de viana do castelo do siza, num dos pilares tem umas escadas que penso serem de emergencia que acabam num pequeno lago e falta um ou dois degraus no fim. vou ver se arranjo umas fotografias para por aqui! nao acredito que tenha sido um erro de projecto mas nao deixa de ser uma situação bizarra!

Link to comment
Share on other sites

n é erro de projecto....foi criado com toda a intenção...para condicionar o acesso do exterior...esse foi o factor...o facto de ter um espelho de agua faz barreira...(tenho a certeza que em caso de emergencia as pessoas nao se importam de molhar os pes) em relação ao degrau axo k tem como funçao dar uma leveza as escadas que elas pelas suas caracteristicas nao possuem assim dão a ideia de suspensao....

Link to comment
Share on other sites

n é erro de projecto....foi criado com toda a intenção...para condicionar o acesso do exterior...esse foi o factor...o facto de ter um espelho de agua faz barreira...(tenho a certeza que em caso de emergencia as pessoas nao se importam de molhar os pes)
em relação ao degrau axo k tem como funçao dar uma leveza as escadas que elas pelas suas caracteristicas nao possuem assim dão a ideia de suspensao....



ate pode dar a ideia de leveza mas a funçao de uma escada de emergencia nao é bem essa, eu queria ver o senhor siza a descer aquelas escadas a correr num caso de emergencia para ver se ele conseguia ter a percepção que faltam la 1 ou 2 degraus e a ver se ele nao se espalhava no meio do chao, e tendo em conta que se viessem mais pessoas a tras ele levava com elas em cima! sao estas coisas que eu nao percebo como é que sao aprovadas nos projectos contra incendios, pegam por coisas tao pequenas e outras tao obvias ja passam!
Link to comment
Share on other sites

se a arquitectura fosse so para corresponder á função acho que estavamos mal....mas concordo que nao são as escadas mais praticas...mas pensa noutra coisa...numa situação de emergencio o correcto é manter a calma e sair de forma ordenada (se ja participartes nalgum simulacro deves saber) e tens varios exemplos de escadas de emergencia que pelos teus argumentos aconteciam o mesmo, o caso das escadas de ferro exteriores em muitos edificios, que em caso de emergencia iria ser muito pior que nas escadas de viana do siza....

Link to comment
Share on other sites

se a arquitectura fosse so para corresponder á função acho que estavamos mal....mas concordo que nao são as escadas mais praticas...mas pensa noutra coisa...numa situação de emergencio o correcto é manter a calma e sair de forma ordenada (se ja participartes nalgum simulacro deves saber) e tens varios exemplos de escadas de emergencia que pelos teus argumentos aconteciam o mesmo, o caso das escadas de ferro exteriores em muitos edificios, que em caso de emergencia iria ser muito pior que nas escadas de viana do siza....



uma coisa é um simulacro onde a teoria é muito bonita, outra é a realidade, mas á margem disso ate numa situação normal qualquer pessoa iria tropeçar ou mesmo cair naquela situação, ja quando numa escada um dos degraus tem uma medida diferente da dos outros isso acontece, alem do mais eu nunca vi nenhuma escada de emergencia metalica exterior que lhe faltacem degraus! como diz o meu professor "o bom arquitecto é aquele que consegue conjugar o funcional à beleza", porque se as regras existerem para serem quebradas como muita gente diz mais valia nao por la a escadas!
Link to comment
Share on other sites

Por acaso na Lusiada de Vila Nova de Famalicão estão a construir o que nós chamaámos de "Estação de serviço" que são umas coberturas para proteger o pessoal da chuva enqunto fuma um cigarrinho... Como diz o ditado... "CASA DE FERREIRO, ESPETOD E PAU."

Link to comment
Share on other sites

Por acaso na Lusiada de Vila Nova de Famalicão estão a construir o que nós chamaámos de "Estação de serviço" que são umas coberturas para proteger o pessoal da chuva enqunto fuma um cigarrinho...


Como diz o ditado... "CASA DE FERREIRO, ESPETOD E PAU."



ZGANDULO tambem es da lusiada de famalicao?? realmente aquele galinheiro/estação de serviço que estao la a fazer so deixa mal a universidade....
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.