joaoneves Posted September 19, 2007 Report Posted September 19, 2007 Este trabalho foi requerido pelo professor de Projecto I (actual Arquitectura I). É um ficheiro powerpoint mas devido a incompatibilidades de formato, será visualizado por diapositivo, individualmente. Pode ser incompleto, mas dei o meu melhor. Na verdade, o pedido foi a apresentação da questão conceptual da obra, daí o processo e concepção final da obra esteja incompleta. Comentem, agradeço! =) Quote
Dreamer Posted September 20, 2007 Report Posted September 20, 2007 João Neves, acho que convém explicares melhor aquilo que serve de base ao trabalho, porque por estas imagens, sinceramente não fico a perceber muito das tuas vontades... por exemplo, não percebo como é que num trabalho teórico de 8 diapositivos, 2 são "perdidos" com informações sobre o arquitecto que facilmente se obtêm noutros suportes, não sendo de todo essenciais ao entendimento da "questão conceptual da obra"... será que isso fazia parte das intenções do trabalho?... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
joaoneves Posted September 20, 2007 Author Report Posted September 20, 2007 Sim. Na altura o professor de projecto também referiu que poderia ter omitido a informação do arquitecto. Mas por ser um arquitecto ainda novo, e só recentemente tem sido reconhecido. Daí acabou por funcionar bem apresentar à turma as referências biográficas e os trabalhos do mesmo, como "apresentação" deste novo arquitecto. De qualquer forma, o trabalho era apenas e somente arranjar 1 frase ou 2 acerca do conceito, e explica-lo na aula. Daí apenas ter 2 ou 3 tópicos. Este trabalho foi elaborado como trabalho expositivo e não como entrega. Mas percebo a que te referes. Vou colocar uma entrega deste trabalho, que consistiu numa folha A3 com a informação correspondente à apresentação. PS: não estou a conseguir compactar o ficheiro. coloco mais tarde Quote
joaoneves Posted September 20, 2007 Author Report Posted September 20, 2007 Coloco então o documento entregue posteriormente à apresentação Quote
ricardo Posted September 20, 2007 Report Posted September 20, 2007 alguma das frases é da tua autoria? nao tenho comigo a edição dos museus da arquitectura iberica mas quase de certeza que vêm de lá. Ora alguma vez pensaste na escolha do material? basalto pedra negra natural da ilha , relação com a montanha , com o assumir o edificio como parte da montanha? o contraste com o branco dos interiores? o recuperar o preto em alguns pilares metalicos estruturais? os jogos de luz, a forma como as salas se fundem com o exterior pela luz ou aberturas controladas para o mar ou montanhas adjacentes? a praça central que marca a entrada? os volumes aparentes da superficie com programas diferentes, a acentação dos percursos de uma sala para outra, a integração do skyline...etc... Depois de leres a intenção do arq. até mesmo depois de falares com ele, olha para o projecto e tenta perceber qual foi a intenção...acima de tudo isso é um exercisio de compreensão do que o arquitecto pensou, disse, e fez, e no fundo o que tu mesmo conseguiste compreender do que viste... Quote
joaoneves Posted September 20, 2007 Author Report Posted September 20, 2007 alguma das frases é da tua autoria? nao tenho comigo a edição dos museus da arquitectura iberica mas quase de certeza que vêm de lá. Ora alguma vez pensaste na escolha do material? basalto pedra negra natural da ilha , relação com a montanha , com o assumir o edificio como parte da montanha? o contraste com o branco dos interiores? o recuperar o preto em alguns pilares metalicos estruturais? os jogos de luz, a forma como as salas se fundem com o exterior pela luz ou aberturas controladas para o mar ou montanhas adjacentes? a praça central que marca a entrada? os volumes aparentes da superficie com programas diferentes, a acentação dos percursos de uma sala para outra, a integração do skyline...etc... Depois de leres a intenção do arq. até mesmo depois de falares com ele, olha para o projecto e tenta perceber qual foi a intenção...acima de tudo isso é um exercisio de compreensão do que o arquitecto pensou, disse, e fez, e no fundo o que tu mesmo conseguiste compreender do que viste... Posso garantir-te que a maioria das frases é da minha autoria, ainda que algumas delas são interpretação minha do que o próprio arquitecto e outros críticos afirmaram nalguns documentos, nomeadamente o livro de fotografias de Fernando Guerra, relativamente a esta obra. Quanto a essas questões todas que propões reflexão. Sim, já tinha pensado nelas, e foi com base nelas que tentei explicar, recorrendo a algumas afirmações existentes em documentos ou nas minhas próprias interpretações (como mencionei em cima). Este trabalho, inicialmente em apresentação foi , como já tinha afirmado, um trabalho requerido cujo objectivo era apenas apresentar uma sintese conceptual do trabalho, nomeadamente 1 ou 2 frases que cingissem tal conceito. Na altura o professor disse que não era necessário tanta informação, e que pretendia apenas numa folha A3, apresentar o tal conjunto restrito de afirmações. foi o que fiz. Além da minha interpretação que fiz da obra, unicamente pelas fotografias e textos, recorri-me naturalmente de algumas expressões que pudessem retratar o propósito que o arquitecto teve na elaboração do projecto, pois nunca visitei a obra. Compreendo o que dizes quanto as reflexões a ter na apreensão do projecto, quanto observador. Mas coloquei este trabalho, apenas porque achei que pudesse ser uma ajuda para aqueles que pretendam uma informação sintética da obra, quanto critério conceptual. No entanto estas críticas construtivas são sempre muito positivas porque nos ajudam a pensar melhor na próxima elaboração de trabalhos e projectos. PS: faltei a uma aula no dia dos "encontros de musica e arquitectura", nas temáticas da Trienal de Arquitectura de Lisboa, na Gulbenkian, em que o arq. Paulo David iria comparecer, o que na verdade não se sucedeu, e portanto não apareceu. :tired: Quote
3CPO Posted September 20, 2007 Report Posted September 20, 2007 Este projecto já havia sido referenciado no Arquitectura.pt... deixo alguns links interessantes: _Centro Das Artes - Casa Das Mudas _ Paulo David _Centro Das Artes / Casa Das Mudas - A barriga de um Arquitecto Abraços :) Quote
ricardo Posted September 20, 2007 Report Posted September 20, 2007 pronto ok...quem sou eu para duvidar....o objectivo nem era esse, continua a apostar no grafismo, e vai aperfeicoando...já agora quando se fala em conceito, tem de ser algo directo, que se perceba rapidamente e depois o projecto desenvolve-se em torno dele. Vai te ser muito util, aliais, é fundamental no desenvolvimento de projecto, é muito interessante para o 1º ano esse conhecimento. Quote
asimplemind Posted September 20, 2007 Report Posted September 20, 2007 joao: uma dica, nunca sobreponhas imagens como fizeste no slide 7!! é preferível ter um conjunto de imagens bem estruturadas ainda que estáticas do que estarmos a tentar criar alguma dinâmica em sobrepor imagens. Outra coisa, no ultimo documento que mostras, seria bem melhor se tivesses usado cores que funcionam mais harmoniosamente entre si que não o azul e o amarelo. E também não entendo o porque de criar animações com linhas e manchas, é muito mais vantajoso ter uma apresentação simples (exemplo um fundo opaco) com uma boa colocação de imagens e texto (em coluna, Sempre!), de forma a comunicarmos aquilo que pretendemos sem estarmos a criar formas decorativas que não trazem vantagens para a apresentação. Desculpa a frontalidade, mas este trabalho para mim é importantíssimo ser feito no primeiro ano, aliás já deveria ter sido feito bastante no secundario, precisamente para recebermos críticas e aprendermos e praticarmos formas de composição de apresentações graficas, paineis, projectos, etc. É Muito Importante! Quote
joaoneves Posted September 20, 2007 Author Report Posted September 20, 2007 joao: uma dica, nunca sobreponhas imagens como fizeste no slide 7!! é preferível ter um conjunto de imagens bem estruturadas ainda que estáticas do que estarmos a tentar criar alguma dinâmica em sobrepor imagens. Outra coisa, no ultimo documento que mostras, seria bem melhor se tivesses usado cores que funcionam mais harmoniosamente entre si que não o azul e o amarelo. E também não entendo o porque de criar animações com linhas e manchas, é muito mais vantajoso ter uma apresentação simples (exemplo um fundo opaco) com uma boa colocação de imagens e texto (em coluna, Sempre!), de forma a comunicarmos aquilo que pretendemos sem estarmos a criar formas decorativas que não trazem vantagens para a apresentação. Desculpa a frontalidade, mas este trabalho para mim é importantíssimo ser feito no primeiro ano, aliás já deveria ter sido feito bastante no secundario, precisamente para recebermos críticas e aprendermos e praticarmos formas de composição de apresentações graficas, paineis, projectos, etc. É Muito Importante! Obrigado pela opinião. Concordo contigo. Existem muitas questões que neste momento que executaria de um modo diferente, e daqui a um tempo, doutra maneira. Acho que é normal, e é muito importante que consigamos perceber o que fazemos bem, e o que fazemos mal e transformar em algo ainda melhor. Só uma nota: não coloquei sobreposição no powerpoint. Mas na passagem dos diapositivos para imagens JPEG, aquilo sobrepôs-se e ficou um monte de imagens. Modifiquei os outros diapositivos e não reparei nesse. Quanto ao dito amarelo e azul, concordo que poderia arranjar uma combinação mais harmoniosa, mas é algo que ainda ando a melhorar, visto que as cores são um "verde-amarelado-dourado () as letras são um branco-amarelado e o azul escuro"; problema este, que preciso de aumentar o contraste para na impressão e visualização, se perceba a intenção. Mas a questão das cores prende-se muito com a intenção de quem elabora a apresentação, mas isso acho que seria um bom tópico... a utilização das cores no grafismo, de acordo com o modo de visualização e em que contexto se insere. De qualquer forma obrigado! Quote
JVS Posted December 17, 2007 Report Posted December 17, 2007 Na minha opinião devias apostar em figuras, em esquemas, em plantas de localização, em desenhos e em fotografias para explicares o projecto. Através do texto penso que ficas a ler durante a apresentação. Fica muito melhor apresentares esquemas apelativos e vais explicando o projecto oralmente revelando ao professor que compreendes o projecto na ponta da lingua. Quote
Recommended Posts