Jump to content

Quem deverá ganhar o prémio Stirling 2007?  

20 members have voted

1. 1. Quem deverá ganhar o prémio Stirling 2007?

• The Young Vic, Londres - Haworth Thompkins
      1
    • Casa da Musica, Porto, Portugal - OMA
      10
    • Savill Building, Windsor - Glenn Howells Architects
      3
    • The Museum of Modern Literature, Marbach, Alemanha - David Chipperfield
      4
    • America's Cup Building, Valencia - David Chipperfield
      2
    • Dresden station redevelopment, Dresden, Alemanha - Foster and Partners
      0

Recommended Posts

Posted
Quem deverá ganhar o Prémio Stirling 2007?

The RIBA Stirling Prize is given for the RIBA Building of the Year. It is run in association with The Architects' Journal and is presented to the architects of the building which has been the most significant for the evolution of architecture in the past year.

O vencedor do Prémio Stirling 2007 será anunciado no Jantar "RIBA Prémio Stirling" no dia 6 de Outubro na Roundhouse em Londres.

Aqui ficam os candidatos (todos eles visitados pelo juri do Prémio Stirling durante o mês de Setembro):

The Young Vic, Londres - Haworth Thompkins
Imagem colocada

Casa da Musica, Porto, Portugal - OMA
Imagem colocada

Savill Building, Windsor - Glenn Howells Architects
Imagem colocada

The Museum of Modern Literature, Marbach, Alemanha - David Chipperfield
Imagem colocada

America's Cup Building, Valencia - David Chipperfield
Imagem colocada

Dresden station redevelopment, Dresden, Alemanha - Foster and Partners
Imagem colocada

Votação disponível até dia 5 de Outubro
Posted

Eu elegi a casa da musica também a puxar a brasa para a minha sardinha :) hehe Mas sinceramente estava indeciso entre o edifício do america's cup e a casa da música. São duas obras realmente impressionantes e com uma forte componente urbana. Tenho pena de não conhecer melhor a estaçao de dresden do Foster, quando lá estive em Março do ano passado estava ainda em plenas obras e passei um frio brutal por isso não tenho grandes recordações dessa estação, mas parece estar interessante!

Posted

eu votei no Savill Building, Windsor - Glenn Howells Architects
pelas fotos que vi é o mais interessante.... fiquei na duvida entre este e os 2 do Chipperfield, embora o do Foster também parece bem interessante. O da casa da música, era o único que conhecia ao vivo :) e à primeira vista não achei nada de extraordinário... tenho que voltar lá pra ver um concerto...

já agora, Haworth Thompkins, não leva h...

Posted

Eu estava exactamente com a mesma indecisão que o asimplemind. Mas o facto de ter estado muito mais perto da polémica que a Casa da Música causou em Portugal foi o ponto de vantagem principal. Toda a gente sabe que se tornou numa obra de referência mundial, acabando, portanto, por influenciar e estimular não só mentalidades nacionais como de todo o mundo. cya l8r

Posted

sem dúvida que o edificio do america cup está impressionante asimplemind, no entanto votei no young vic. a meu ver parece-me mais directo intervir naquele local em valencia do que na malha londrina, e do que conheço do projecto do tompkins acho que teve um impacto maior a nível urbano.

Posted

No Building Design está a decorrer a mesma votação e os resultados são os seguintes: The Young Vic, London by Haworth Thompkins - 12.2% Casa da Musica, Porto, Portugal by OMA - 26.1% avill Building, Windsor by Glenn Howells Architects - 14% he Museum of Modern Literature, Marbach, Germany by David - 26.1% America's Cup Building, Valencia by David Chipperfield - 14.4% Dresden station redevelopment, Dresden, Germany by Foster and Partners - 7.2% Chego à conclusão que, nesta votação, a Casa da Música tem maior expressão devido ao facto de um dos projectos ser no Porto... :s

Posted

Eu ainda só vi uma vez, infelizmente. Compreendo perfeitamente que muita gente não concorde com a Casa da Música, quer seja pelas ideologias do arquitecto, pelo enorme custo da obra, pela morfologia, por considerarem que não se integra no local, etc.... etc.... Na minha opinião, e vale o que vale, a Casa da Música é algo muito bom para Portugal, tanto a nível político e sócio-cultural, como a nível histórico.

Posted

Eu ainda só vi uma vez, infelizmente.

Compreendo perfeitamente que muita gente não concorde com a Casa da Música, quer seja pelas ideologias do arquitecto, pelo enorme custo da obra, pela morfologia, por considerarem que não se integra no local, etc.... etc.... Na minha opinião, e vale o que vale, a Casa da Música é algo muito bom para Portugal, tanto a nível político e sócio-cultural, como a nível histórico.

eu gosto da casa da música principalmente o interior acho muito bem conseguido, apenas"" e este apenas é muito grave mesmo, em arquitectura, não se enquadra minimamente, melhor em nada, no tecido urbano da rotunda da boavista...
de resto não acho que a casa da música obra, seja assim de tão relevante para portugal apenas é necessária como espaço de cultura.

ps- caso não saibam a casa da música, surge da cópia um projecto do arquitecto holandês, para uma casa unifamiliar, cuja forma é exactamente a mesma.
mais uma - o arquitecto holandês após a conclusão da obra fez uma exposição do trabalho na holanda, e entre palavras e riso irónico final, chamou a atenção desse aspecto, de que o projecto era uma repescagem de um qualquer projecto esquecido na gaveta, de uma moradia, e que eles"" os portugueses globalmente e quem decidiu do concurso tinham engolido o projecto...ai surge o sorriso irónico.
mas isto é apenas um registro que explica a falta completa da integração da obra na cidade do porto e tecido urbano onde se encontra.
  • 2 weeks later...
Posted
Prémio Stirling foi atribuído ao museu alemão de Literatura Moderna, desenhado pelo britânico David Chipperfield.

O prémio de 29.000 Euros foi atribuído pela RIBA (Instituto Real dos Arquitectos Britânicos) e distingue anualmente uma obra dos membros da RIBA.

O prémio tem o nome do prestigiado arquitecto britânico James Stirling (1926-1992).
Posted

Prémio Stirling foi atribuído ao museu alemão de Literatura Moderna, desenhado pelo britânico David Chipperfield.

O prémio de 29.000 Euros foi atribuído pela RIBA (Instituto Real dos Arquitectos Britânicos) e distingue anualmente uma obra dos membros da RIBA.

O prémio tem o nome do prestigiado arquitecto britânico James Stirling (1926-1992).

um Juri à altura...
  • 4 months later...
Posted

A Casa da Música?? Serei eu o unico a achar que a casa da musica foi um mau projecto?No meu entender a casa da Musica nd tem a ver nem com a envolvente mais proxima nem com a cidade do porto! o que me da a entender é k a casa da musica caiu ali de para-quedas,como se tivesse sido feita individualmente e depois colocada ali...nem ao nivel dos materiais é a cara da cidade como é k pode ganhar um prémio? é so uma opiniao..