Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, eu infelizmente ainda não começei a trabalhar em 3d, faço tudo em 2d no autocad e por vezes isso implica certa dificuldade no cliente em perceber a ideia que pertendo transmitir. Logo estou mentalizado que tenho que avançar para a modelaçao em 3d e gostaria da vossa ajuda nomeadamente que me dissessem que software deveria começar por aprender. Claro q isto n se aprende de um dia para o outro, mas na vossa opiniao qual deva começar por experimentar? 3d studio Max, Viz, sketchup, revit ou outro? E também algumas dicas sobre como começar a aprendizagem. Agradeço o vosso esclarecimento, os melhores cumprimentos

Posted

Bem, aconselhar é fácil, se trabalhas em AutoCAD, o melhor é mesmo o Revit, pela compatibilidade e para fazeres 3D´s simples para o cliente... Concerteza muitas outras opiniões vão aparecer por aí... por isso talvez seja melhor pegares num e evoluires nesse... dá geito teres alguém que te dê as primeiras luzes, mas o que não falta para aí são livros de ajuda, e videos demonstrativos na net... Força... :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Pois, ja me iniciei um bocado no revit mas tenho algumas dificuldades em passar ficheiros de cad para revit, tenho q investigar melhor essa parte. Mas no futuro também partia para exportar volumetrias do revit para o Max ou Viz e fazer um bom 3d a partir dai não? Ou continuar no Autocad e aprender a trabalhar com o Viz ou Max? Ou mm outro programa. Se puderem esclarer melhor e mandar os links de alguns tuturiais agradecia muito é que não sei mesmo qual será o melhor para iniciar. cumprimentos

Posted

Bem, acho que depende para que queres os 3D´s. O Revit funciona perfeitamente para apresentação ao cliente, mas se quiseres alguma coisa mais formal, talvez seja melhor optar por outras soluções. A importação de dwg´s para Revit não te muito que saber: - file; - import/link; - CAD formats; - procuras o ficheiro; - pões a escala do desenho em CAD, se queres a preto/cores originais ou negativo, escolhes o ponto de insersão (centrado no desenho, etc) e tá feito.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

[Aprende o 3D Studio Max, desde o básico por aí a fora, aprender a modelar no 3D Studio Max, coisa que muita gente erradamente não faz, tratando-o como um mero renderizador.] Realmente é poderoso e faço mesmo uma comparação com o enorme sucesso que o autocad tem em 2D que é a liberdade total. Os Bim(revit,etc..) representam e quantificam segundo certos convencionalismos que muitas vezes em pequenas operações podem não ser expeditas.

Posted
marco1 os BIM já passaram essa fase :) Aliás nunca gostei de trabalhar com eles por causa disso! mas desde há uns meses para cá, não quero outra coisa!
E agora posso dedicar-me no MAX unica e exclusivamente á texturização e renderização! que é o que normalmente ninguem sabe fazer :)
  • 1 month later...
Posted

Eu aconselho o ArchiCAD. Antes eu não gostava do 2D neste programa mas a partir da versão 10 (já há o 11) houve uma revolução estupenda e agora encostei o AutoCAD para um canto. No ArchiCAD trabalhas facilmente em 2D e em 3D simultaneamente. Para desenhos de pormenor podes criar detalhes dos teus desenhos e manipulá-los. Podes ainda trabalhar os renders no Artlantis para dar um aspecto mais real aos teus modelos tridimensionais. O Archicad é de fácil utilização e mais rápido que o AutoCAD. Aconselho vivamente, principalmente para iniciados do 3D.

• 2 months later...
Posted

Bom... o 3D Studio permite resultados excelentes mas um pouco trabalhosos... e como eu penso que a arquitectura é muito mais do que renders bonitos, penso que desde que se perceba a ideia geral n é preciso grande qualidade de texturas, por isso o que eu faço é: Desenhos de 2d em Autocad Desenho de 3d em sketchup (e n me digam que n é rigoroso...só não o é para quem n sabe ser) com um bom acelarador de render... podium... ou irender... e a vantagem é que se pode exportar sempre para muitos formatos...

Posted
AUC22 qualquer que seja o programa em que estejas interessado consulta os seus tutorials. O tutorial do 3D Studio é sempre muito bom, e vai-te ajudar a evoluir muito mais rápidamente. O Sketchup é um dos programas mais simples que já usei para modelação 3D. É empírico, mas claro, tem as suas limitações... há sempre que arranjar plugins!
Os novos autocads (07 e 08) também começam agora a apostar mais na vertente 3D, com mais algumas ferramentas (mas na minha opinião continua a não ser uma boa opção).
Mas tens muito mais por onde escolher... googla!
Posted

3D não é sinónimo de fotorealismo, OK, mas parece sempre veleidade apresentar umas coisinhas às cores no Sketchup (ainda por cima já existindo renderizadores de peso para o Sketchup), para dar uma ideia, existe o famigerado esquiço, prática que nunca se deve perder... P.S. O Fotorealismo é a ambição natural de qualquer pessoas que faça 3D.

• 1 month later...