AUC22 Posted June 6, 2007 Report Posted June 6, 2007 Boas, eu infelizmente ainda não começei a trabalhar em 3d, faço tudo em 2d no autocad e por vezes isso implica certa dificuldade no cliente em perceber a ideia que pertendo transmitir. Logo estou mentalizado que tenho que avançar para a modelaçao em 3d e gostaria da vossa ajuda nomeadamente que me dissessem que software deveria começar por aprender. Claro q isto n se aprende de um dia para o outro, mas na vossa opiniao qual deva começar por experimentar? 3d studio Max, Viz, sketchup, revit ou outro? E também algumas dicas sobre como começar a aprendizagem. Agradeço o vosso esclarecimento, os melhores cumprimentos Quote
Dreamer Posted June 6, 2007 Report Posted June 6, 2007 Bem, aconselhar é fácil, se trabalhas em AutoCAD, o melhor é mesmo o Revit, pela compatibilidade e para fazeres 3D´s simples para o cliente... Concerteza muitas outras opiniões vão aparecer por aí... por isso talvez seja melhor pegares num e evoluires nesse... dá geito teres alguém que te dê as primeiras luzes, mas o que não falta para aí são livros de ajuda, e videos demonstrativos na net... Força... :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
AUC22 Posted June 6, 2007 Author Report Posted June 6, 2007 Pois, ja me iniciei um bocado no revit mas tenho algumas dificuldades em passar ficheiros de cad para revit, tenho q investigar melhor essa parte. Mas no futuro também partia para exportar volumetrias do revit para o Max ou Viz e fazer um bom 3d a partir dai não? Ou continuar no Autocad e aprender a trabalhar com o Viz ou Max? Ou mm outro programa. Se puderem esclarer melhor e mandar os links de alguns tuturiais agradecia muito é que não sei mesmo qual será o melhor para iniciar. cumprimentos Quote
Dreamer Posted June 6, 2007 Report Posted June 6, 2007 Bem, acho que depende para que queres os 3D´s. O Revit funciona perfeitamente para apresentação ao cliente, mas se quiseres alguma coisa mais formal, talvez seja melhor optar por outras soluções. A importação de dwg´s para Revit não te muito que saber: - file; - import/link; - CAD formats; - procuras o ficheiro; - pões a escala do desenho em CAD, se queres a preto/cores originais ou negativo, escolhes o ponto de insersão (centrado no desenho, etc) e tá feito. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
lllARKlll Posted June 6, 2007 Report Posted June 6, 2007 Aprende o 3D Studio Max, desde o básico por aí a fora, aprender a modelar no 3D Studio Max, coisa que muita gente erradamente não faz, tratando-o como um mero renderizador. Quote
Bruno_Rosa Posted June 7, 2007 Report Posted June 7, 2007 http://revit.e-arq.info/ para aprenderes mais coisas sobre revit Quote
marco1 Posted June 7, 2007 Report Posted June 7, 2007 [Aprende o 3D Studio Max, desde o básico por aí a fora, aprender a modelar no 3D Studio Max, coisa que muita gente erradamente não faz, tratando-o como um mero renderizador.] Realmente é poderoso e faço mesmo uma comparação com o enorme sucesso que o autocad tem em 2D que é a liberdade total. Os Bim(revit,etc..) representam e quantificam segundo certos convencionalismos que muitas vezes em pequenas operações podem não ser expeditas. Quote
TiCo Posted June 7, 2007 Report Posted June 7, 2007 marco1 os BIM já passaram essa fase Aliás nunca gostei de trabalhar com eles por causa disso! mas desde há uns meses para cá, não quero outra coisa! E agora posso dedicar-me no MAX unica e exclusivamente á texturização e renderização! que é o que normalmente ninguem sabe fazer :) Quote
Diana Novo Posted July 16, 2007 Report Posted July 16, 2007 Eu aconselho o ArchiCAD. Antes eu não gostava do 2D neste programa mas a partir da versão 10 (já há o 11) houve uma revolução estupenda e agora encostei o AutoCAD para um canto. No ArchiCAD trabalhas facilmente em 2D e em 3D simultaneamente. Para desenhos de pormenor podes criar detalhes dos teus desenhos e manipulá-los. Podes ainda trabalhar os renders no Artlantis para dar um aspecto mais real aos teus modelos tridimensionais. O Archicad é de fácil utilização e mais rápido que o AutoCAD. Aconselho vivamente, principalmente para iniciados do 3D. Quote
nunomiguelneto Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 Bom... o 3D Studio permite resultados excelentes mas um pouco trabalhosos... e como eu penso que a arquitectura é muito mais do que renders bonitos, penso que desde que se perceba a ideia geral n é preciso grande qualidade de texturas, por isso o que eu faço é: Desenhos de 2d em Autocad Desenho de 3d em sketchup (e n me digam que n é rigoroso...só não o é para quem n sabe ser) com um bom acelarador de render... podium... ou irender... e a vantagem é que se pode exportar sempre para muitos formatos... Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
mrc.metro Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 AUC22 qualquer que seja o programa em que estejas interessado consulta os seus tutorials. O tutorial do 3D Studio é sempre muito bom, e vai-te ajudar a evoluir muito mais rápidamente. O Sketchup é um dos programas mais simples que já usei para modelação 3D. É empírico, mas claro, tem as suas limitações... há sempre que arranjar plugins! Os novos autocads (07 e 08) também começam agora a apostar mais na vertente 3D, com mais algumas ferramentas (mas na minha opinião continua a não ser uma boa opção). Mas tens muito mais por onde escolher... googla! Quote
lllARKlll Posted October 7, 2007 Report Posted October 7, 2007 3D não é sinónimo de fotorealismo, OK, mas parece sempre veleidade apresentar umas coisinhas às cores no Sketchup (ainda por cima já existindo renderizadores de peso para o Sketchup), para dar uma ideia, existe o famigerado esquiço, prática que nunca se deve perder... P.S. O Fotorealismo é a ambição natural de qualquer pessoas que faça 3D. Quote
imoprojectos Posted November 10, 2007 Report Posted November 10, 2007 eu por acaso desenho mt em sketchup e obtenho bastante bons resultados e com o plugins vray fica bastante real e mt facil de utilizar aconselho para iniciados em 3d Quote
Recommended Posts