joaoneves Posted May 30, 2007 Report Posted May 30, 2007 Eu inscrevi-me e na 4ª feira estarei presente na reunião. Eu, apesar de tudo (não haver remunerações e de toda a logística - deslocações - e entregas de trabalhos e faltar às aulas...etc).. compensa em diversos níveis. Níveis esses que resumo em poucas palavras e que foi dito anteriormente, quem corre por gosto, não cansa. É a pura das verdades, além disso, a experiência pessoal e profissional será o ponto forte deste acto voluntário. Os bombeiros voluntários, não são remunerados e ainda têm que pagar os fatos, e a vida, se assim se suceder. Acho que é um experiência proveitosa, e foi incentivada pela professora de arquitectura, a qual se disponibilizou para tentar facilitar os prazos de entrega de projectos. É fundamental não só estudar arquitectura nas "escolas" mas também em locais propícios à experiência. De um ponto de vista diferente. De uma relação para com esta arte/ciência. Além disso, serve um pouco para nos obrigar a gesticular o nosso vocabulário a uma melhor coerência na justificação dos projectos, e também os possíveis e interessantes contactos que se estabelecem entre os colaboradores e os visitantes, que poderão ser meros turistas à procura de exposições de dinossauros ou de peças de artesanato, ou mesmo de arquitectos portugueses ou estrangeiros. É sempre positiva a experiência, e se excepcionalmente não for, não ficarei arrependido de não ter arriscado. Quote
Ivo Sales Costa Posted May 30, 2007 Report Posted May 30, 2007 confesso que me assusta muito ver a vossa tãop ampla disponibilidade, sobretudo quando se chega aqui a comparar este trabalho de voluntariado à entrega de um bombeiro caramba. Isto não se trata de serviço humanitário ou de solidariedade... não estamos a falar dos arquitectos sem fronteiras, estamos a falar de uma organização de milhões que sabe perfeitamente como funciona a formatação da cabeça dos jovens na universidade, que sabe o peso de um evento como uma Trienal na mente de um jovem com ambições e vontade de saber e que se presta a fazer uso disso porque sabe que o mesmo correrá por gosto e que por isso não se cansará... Vocês aqui não estão em questão, andam a 3, 4 anos de perceberem como o sistema se come a si mesmo e por isso sujeitam-se ao conto da cinderella e ao paleio do bom orador que recebe 5 mil euros por um par de horas de conversa enquanto que o jovem papa 2 livres trânsito. agora acham que essa diferença expressa justiça, com o tempo darão razão ao termo 'exploração'. Nota: Fui convidado para trabalhar tanto no núcleo de Cascais como no teatro de operações á beira Tejo, recusei liminarmente porque não pagavam em monetário. Terei trabalho feito por mim, em nome de outrem nos dois pólos e em lado nenhum colocarei os pés, puro principio de respeito pelo trabalho e à justiça da remuneração. Tenho a felicidade de trabalhar num meio de alta rotação e nomes cheios de gabarito mas não será isso que me fará andar ao som da flauta de Harmelin. Não se trata aqui de nenhum preconceito de inferioridade, muito pelo contrário, é o recalcamento consequente de perceber que o monstro se constrói por cima e é por cima que ele se alimenta infelizmente. Seria óptimo que este ou qualquer outro tipo de manifestação vos ajudasse no final receber mais qualquer coisa pelo esforço que acabarão por considerar inglório, ficaria muito, muito feliz. Da minha parte fico-me por aqui. Quote
JVS Posted June 8, 2007 Report Posted June 8, 2007 :lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2::lol2: Quote
Ivo Sales Costa Posted June 8, 2007 Report Posted June 8, 2007 e essa tua contribuição, JVS, ajuda-nos em quê? explica-me que eu não percebi... Quote
JVS Posted June 8, 2007 Report Posted June 8, 2007 O bilhete custa 6.5 euros e voces fazem voluntariado... Quote
JVS Posted June 11, 2007 Report Posted June 11, 2007 ...e o livro da exposicao custa 60 euros. Se fosse voluntariado para os pobrezinhos... ainda va que va... agora para sustentar malta que cobra 60 euros por um livro e 6.5 euros por bilhete... na FIL paga-se metade. E mais... alguem ja viu a exposicao no Pavilhao de Portugal? Quote
joaoneves Posted June 12, 2007 Report Posted June 12, 2007 Aconselho a visita.. é uma forma interessante de se ver como se pensa acerca dos problemas urbanísticos, quanto aos próprios vazios urbanos. Já agora chamo a atenção para umas exposições aparentemente menos interessantes mas ao nível do desenvolvimento conceptual e ao nível do projecto estão bastante inteligentes. "não julgar o livro pela capa". Soluções e raciocínios bastante curiosos. E já agora, se tiverem com tempo e (tempo) sentem-se nas cadeiras do restaurante gourmet no 1º andar... com vista para o Tejo. Já agora...hoje foi a inauguração do Polo II, na Cordoaria de Lisboa. Ainda está a decorrer, aliás. Quote
JVS Posted June 12, 2007 Report Posted June 12, 2007 Vou ver as duas exposicoes, tanto na Cordoaria como no Museu da Electricidade. Quote
Recommended Posts