Jump to content

Recommended Posts

Posted

Sensacional esta ideia da agência "Everest Brand Solutions" de Mumbai/Índia,
criada para uma instituição de prevenção do câncro...

Este poster foi colocado no tecto de uma típica área destinada a fumadores...

Imagem colocada

Genial... simplesmente genial...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

• 4 weeks later...
Posted

Penso que poderia funcionar de muitas outras formas.... Para espacos com um pé direito reduzido poderia ser uma forma de se expandirem na forma como sao vividos...mas nao com essa foto, claro! :s Abracos

Posted

não é por acaso que se usa no tecto uma cor mais clara e as paredes com uma cor um pouco mais escura!

eu acho isso discutível, Tico. Utilizaressa ideia da cor mais clara no tecto pode ser, quando devidamente trabalhado, como no caso (genial aliás :)) da foto, para dar uma ilusão de maior pé-direito. Mas isso é um princípio muito maneirista e barroco, quando o próprio tecto é figurativo, do céu sobretudo, como na capela Sistina. Num contexto mais contemporâneo, acho que a diferença de tons é sobretudo uma questão de luz. O tecto é uma zona do compartimento onde o sol pura e simplesmente não incide. O chão, por outro lado, recebe iluminação solar estejam onde estiverem os vãos. Assim sendo, se tornares o tecto mais claro que as outras faces consegues equilibrar isso.

Quem levava essa ideia até ao limite era o Mies. Para além de trabalhar essa oposição chão / tecto em termos de luz, utilizava sempre elementos verticais compeltamente distintos, o que isolava perfeitamente os planos horizontais, e usava pés-direitos de aproximadamente 3.2m, que correspondem precisamente ao dobro da altura do homem médio daquela época (cerca de 1.60, a altura do olhar...). Quer isto dizer que o olhar se encontrava precisamente à mesma distância do tecto e do chão, o que associado ao tal equilíbrio luminoso trabalhado com a tonalidade dos materiais, cria um coneito muito miesiano e em últia análise moderno de simetria horizontal... o eixo de simetria é uma linha horizontal à altura do olhar.

Em relação a este assunto, se por acaso interessar a alguém, considero indispensável a leitura do capítulo "a casa de Zaratustra", do livro "A Boa Vida", do arquitecto espanhol Ábalos (salvo erro é uma edição GG, traduzido pelos amigos brasileiros). Trata precisamente este tipo de observações na arquitectura miesiana, um tubarão da arquitectura do séc. XX que eu considero ter (ainda) mais influência na actual arqutiectura do que a que lhe é atribuída, já que a sua influ~encia, a meu ver, é sempre menosprezada em relação à (também enorme) influência do Corbu.

As duas imagens seguintes são a mesma rodada 90º. Proponho que se faça em relação a elas aquele exercício que os profs de desenho costumam pedir para se perceber o claro.escuro de determinado modelo que é semi-cerrar os olhos e mirá-las a ambas dessa forma. Se a simetria horizontal não surgir claríssima na foto colocada na horizontal, surgirá sem dúvida na vertical. Simetria ao nível da distribuição de elementos e, na sequência da conversa original sobre chão e tecto, simetria luminosa. A sensação só não é completa porque a direcção do olhar nesta foto apanha um pouco mais de tecto que de chão embora se perceba claramente que o nível do olhar do observador está precisamente a meio do pé-direito.

Imagem colocada

Imagem colocada
Posted

eu acho isso discutível

Como assim? Não entendi!! :oops:

É lógico que há outras maneiras de contornar o problema! Mas a soluçao mais 'banal', digamos assim, para brincar com a perspectiva é essa! Assim como pintar o fundo de uma sala com uma cor mais clara que o resto, também se poderá usar elementos horizontais de forma a acelerar a perspectiva. Mas não entendi porque disseste que é discutvel ;)

E há um livro (que ja li há uns tempos) sobre o Mies que fala exactamente na homogeneização da luz! Também tinha lá umas fotos realizadas com o próprio Mies a explicar essa situação num daqueles 'pavilhoes' universitarios! (Eu com nomes e datas, sou uma autentica besta, :) )
Posted

o que eu queria dizer era que é discutível que o facto de se utilizar o tecto mais claro que as paredes seja necessariamente para acentuar o efeito da perspectiva e dar uma falsa sensação de pé-direito, porque achei que estavas a falar no geral. Provavelmente estavas só a falar da situação particular, mas só me apercebi agora. Dsclp:)

Posted

Ah! lol, nope! :) Lembrei-me daquelas 'brincadeiras' que se fazem com a mesma imagem e se pinta por exemplo só o fundo ou só o tecto e observar o resultado! Mas esse pormenor da luz do Mies já era uma coisa que me tinha escapado :oops: Faz bem relembrar de vez em quando ;)