Jump to content
Arquitectura.pt

Geometria Descritiva

Recommended Posts

Olá! Vou ter este ano exame de Geometria Descritiva. Já o tive no ano passado (agora o programa da disciplina diminuiu para apenas 2 anos). O 19 que tinha na disciplina acabou por não sevir de muito, pois no ano passado só tive 14 no exame. E essa é a nota que conta para a entrada em arquitectura... Vou repetir o exame este ano, para ver se consigo boa nota... No ano passado orientei-me pelos exames dos anos anteriores, em que a estrutura era sempre a mesma. Porém, mudou... Agora não existem "normas" de estrutura.. São 4 exercicios aleatórios, pode sair qualquer matéria! Dantes reduzia -se a distâncias/ângulos, sombras e axonometrias. Por isso espalhei-me... Não estava preparada para truncagem de sólidos.... :nervos: Estou a estudar mas irrito-me bastante e acabo por não perceber nada, pois há um ano que não olho para Geometria... :icon13: Por isso pergunto: alguém conhece algum site ou tem algum ficheiro que sirva de apoio? Sei que existem relatórios de exercicios, do genero "passo-a-passo" que são úteis... Qualquer ajuda.. eu agradecia! :icon_chick:

• Replies 57
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

ridu eu comprei um livro de exercicios e de relatorios , na fnac, da porto editora. acontece que o livro só abrange a matéria do programa antigo que saia nos exames, ou seja, mais de metade da matéria que tenho de saber não está nesse livro..

Espera,vou-te dar o link onde podes comprar os livros http://www.mediabooks.pt/autores/index.jsp?v_id=26646, os e-books sao mais baratos mas nao vale a pena, eu comprei os e-books mas depois devolvi e comprei os livros mesmo, pk a qualidade de digitacao era muito má. E vais fazer teste para que Faculdade?

GD A - Bloco 2 (11º e 12.º ano)
de José Santa-Rita
Texto Editores

Livro Exercícios GD A 11.º e 12.º ano - Bloco 2
de José Santa-Rita
Texto Editores

• 1 month later...

Vou ser mais preciso, entras nesse link que te dei, depois fazes o registo no site, entao finalmente é so fazer a encomenda que podes pagar no multibanco. os livros sao estes:

GD A - Bloco 2 (11º e 12.º ano)
de José Santa-Rita
Texto Editores
Livro - ISBN: 9789724724423
Imagem colocada 32.99 (6,614 Esc)
-----------------------------
Livro Exercícios GD A 11.º e 12.º ano - Bloco 2
de José Santa-Rita
Texto Editores
Livro - ISBN: 9789724724157
Imagem colocada 18.79 (3,767 Esc)
-------------------------

Alguma dúvida , diz!

ridu eu comprei um livro de exercicios e de relatorios , na fnac, da porto editora. acontece que o livro só abrange a matéria do programa antigo que saia nos exames, ou seja, mais de metade da matéria que tenho de saber não está nesse livro..

_Sempre achei os livros do arquitecto Santa Ritta muito bons. Muito descritivos, passo-a-passo, diria eu, os quais achei muito uteis para estudar para os meus exames.
Agora como dizes que há "materia nova" :) Não sei se continuam actuais a esse ponto.

_Também tens um livro complementar de exercicios da autora Maria João Muller, livro que também me ajudou bastante.

_Agora não sei se estes ainda se adequam ao programa que se encontra implementado. Mas penso que serão boas apostas para leitura.

_De resto já sabes Ana, qualquer coisa é só dizeres.

_Boa Estudo, da sorte não precisas! (:

olá!!
obrigada pelas opiniões!
eu já tenho um desses livros! (Caderno de Exercícios GD-A 12.º ano
de José Santa-Rita
Texto Editores)

está a ser bastante útil para uma parte da matéria (ângulos, distâncias, sombras e axonometrias). porém, falta-lhe secções, truncagem, intersecções, paralelismo, perpendicularidade...

o exame é para a semana (dia 20). neste momento ainda não estou preparada...

:/

_Sempre achei os livros do arquitecto Santa Ritta muito bons. Muito descritivos, passo-a-passo, diria eu, os quais achei muito uteis para estudar para os meus exames.
Agora como dizes que há "materia nova" :p Não sei se continuam actuais a esse ponto.

A matéria é a mesma da dos alunos da antiga reforma, só que o que nós tinhamos no 11º e 12º (e só a matéria do 12º é que vinha no exame) eles têm no 11º os dois anos juntos, logo é muito mais matéria. Daí que os livros do Santa Rita servem na mesma, porque a matéria é a mesma. E são sem dúvida o melhor auxiliar que podes arranjar, a não ser que tenhas apontamentos como os meus...:)

Mas tentas agora na segunda fase, assim já sabes com o que contas.

mondrian está aqui o exame:

http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=84&fileName=g__descritiva_a708_pcf1_07.pdf

eu estava mais preparada para angulos, distancias, sombras... não me sentia muito á vontade com a perspectiva cavaleira e foi essa que saui também...
não foi por falta de estudo... eu estudei bastante mas os nervos dão cabo de mim! nem consegui fazer o ultimo exercicio do exame... nao consegui perceber a figura. nao sei se me apetece repetir o exame na 2º fase, até porque eu já tinha feito o exame no ano passado... era só para melhoria.. mas na mesma estou triste porque é a prova de ingresso para a arquitectura... o que vale é que nalgumas tamém aceitam desenho ou português.

mondrian vou fazer o exame de história de arte terça... pode ser que corra bem... geometria não é o meu ponto forte... nem é uma disciplina que goste muito... ponho-me a pensar se a minha vocação será mesmo arquitectura... geometria deixa-me stressada !

Erm...Arquitectura sem geometria... Não estou a ver, só se entrares para uma faculdade em que geometria não faça parte do curso...LOL Olha, naquelas em que podes entrar com filosofia e português e outras mais, de certeza que não dão geometria...:icon_giggle: arq é baseado na matemática, geom e desenho e história, sem isto nada feito.

against eu não acho errado que se entre com uma prova de ingresso de, por exemplo, português, desde que se tenha tido geometria no secundário... assim como também não discordo com aqueles que entram para filosofia com a prova de ingresso de geografia (para mim também são coisas opostas) desde que tenham tido filosofia no secundário...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.