Jump to content

Recommended Posts

Posted
Arquitectura sustentável _ FAUP

Vai decorrer entre os dias 7 e 11 de Maio um workshop sobre arquitectura sustentável. O workshop surge por iniciativa dos alunos da cadeira de Ecologia Urbana (5º ano) sob a orientação do professor Jacinto Rodrigues.

Foram convidados a orientar o workshop os arquitectos Johan e Peter van Lengen, duas importantes figuras a nível mundial na construção com materiais alternativos, criadores e orientadores do TIBÁ, centro sediado no Brasil de Bio-Arquitectura e Tecnologia intuitiva. Procurar-se-á desenvolver actividades práticas que permitam a aprendizagem de métodos simples de introdução a métodos construtivos alternativos, fundamentalmente centrados na construção em bambu e em terra (adobe). O workshop desenvolver-se-á entre sessões teóricas ligeiras e sobretudo actividades práticas onde será proposta a criação de pequenas estruturas com os materiais disponíveis

Junto segue informação acerca do funcionamento do workshop:

Imagem colocada

Workshop: “Arquitectura sustentável”
Convidados: Arquitectos Johan Van Lengen e Peter Van Lengen
Data: 7 a 11 de Maio (sessões das 10h às 13h e das 14.30 às 18)

Local: Faup
Inscrições: Associação de estudantes da Faup (limite de pessoas 40)
- 25 euros por pessoa (materiais incluídos)

Temas:

1- Introdução a Bioarquitectura, Permacultura, Agroecologia e Geobiologia.

2- Cimento na Obra
Plasto/Moldes, Ferrocimento e Murovitrais

3- Teto Verde
Princípios e Construção

4- Adobe
Introdução e Colheita dos Materiais
Fabricação e levantamento de um muro

5- Alfa/Beta
Intuição e Criatividade
Projetando em Alfa
Exercícios didáticos

6- Água
Captação de Águas Pluviais
Filtros e Armazenamento, Reciclagem e Irrigação

7- A Casa Sustentável
Solos e Plantas, Energias Renováveis e Tintas Naturais

Para mais informações, consultar:
http://www.ecologiaurbana.blogspot.com
  • Replies 67
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Posted

Acho que não haverá problema, asimplemind, inscreve-te só antes de ires, logo que possas, para sabermos com quem cotnar e para precaver que a lotação encha, mas não há problema em perderes meio dia ou um dia caso tenhas atrasos. obrigado pelo interesse, participem

Posted

Lol, não me tinha lembrado do jota :). Ainda se está a definir o programa dia-a-dia, porque depende de uma ou duas questões burocráticas que ainda estão a ser resolvidas. De qualquer maneira conforme forem surgindo esses detalhes eu coloco aqui.

Posted

Sim, não te preocupes. Faz-me só um favor. Se não te importares, manda-me o teu nome completo em MP, que entretanto eu falo com ppl da AE. Se entretanto cá vires antes de eu reservar não haverá problema. Se vens amanhã de manhã vens a tempo :)

Posted

bem eu era para ir hoje mas esqueci-me da carteira em casa e nao tinha €€€ ..... Será que ainda há vagas? Será melhor também reservar através de ti? Em princípio vou aí amanhã para me inscrever mas não queria chegar aí e saber que já estava lotado...

Posted

fazemos assim, eu amanhã vou lá passar ao início da tarde, se por acaso vocês (asimplemind, mondrian e outro ppl interessado) não puderem passar, mandem-me até amanhã ao meio dia mais ou menos uma mensagem privada ou um post aqui com o vosso nome completo. Eu dou o vosso nome e vcs passam lá (convinha que fosse até 4ªfeira no máximo, antes se possível :)) para pagarem. De qualquer maneira ficava reservado. Vejam como acham melhor. Hoje ainda havia vagas. Deixem-me saber

Posted

ahh por acaso tinha umas chamadas nao atendidas... mas nem sequer pensei que seria disso... pode ser que liguem outro dia... de qq das formas pra mim é tardes!! :) lol Mas se é por turnos ainda bem porque tou cheio de trabalho nessa semana... assim dá para trabalhar de manhã

Posted

parabens pela iniciativa e abraço a todos...assim sim:clap:

obrigadom, em nome do ppl que está a organizar. Isto é tudo dependente um bocado do esforço de ppl q rouba umas horas pa se dedicar a isto, o objectivo é mesmo que se aprenda alguma coisa. Somos todos amadores (no melhor sentido) :) Abraço

eh eh eh eu escolhi as manhas :p não será desta que pessoal do fórum se vai conhecer :)
...é pena

acaba por haver oportunidade de encontro :p, nem que se combine um dia isso.
a decisão de dividir em turnos veio com o objectivo de rentabilizar o trabalho do ppl, e poder cada um ter uma maior participação no conjunto.

Eu é provável que participe num turno (não sei qual) mas ande por lá fora dele para ajudar em alguma situação de organização, por isso ainda vai dar para conhecer o ppl :p