pauloss Posted April 24, 2007 Report Posted April 24, 2007 Gostaria se saber como são calculados os honorários só para direcção técnica. Qual o tipo de contrato? Avença, com base nas fases da obra etc Quote
Dreamer Posted April 24, 2007 Report Posted April 24, 2007 Paulo, tens uma discussão sobre o cargo de técnico de empresa aqui: http://www.arquitectura.pt/forum/f98/ajuda-tecnico-de-empreiteiro-5180.html Para direcção técnica de obra as constas serão necessariamente outras, mas os princípios podem ser os mesmos... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
pauloss Posted April 25, 2007 Author Report Posted April 25, 2007 Obrigado pela resposta mas continuo com a dúvida. Os honorários de arquitectura para particulares (estudo prévio, licenciamento, especialidades, assistência técnica) sei que podem rondar os 3,5% a 6% ou mais. A "avença" como técnico de arvará ronda os 250euros/mês. Mas quando se trata do cliente comprar um terreno com projecto aprovdo e pretenda contratar os serviços de direcção técnica ( Visitas semanais, livro de obra, responsabilidade pela construção e Licença de Utilização, Ficha técnica Etc. Quais devem ser os honorários? acho que não existem regra definidas. Agradeço opiniões Quote
Dreamer Posted April 25, 2007 Report Posted April 25, 2007 Peulo, podes sempre fazer o cálculo à hora. Para o descobrir podes somar alguns valores, como as deslocações, o tempo dispendido, a responsabilidade, etc. Como me disseram a mim, devemos "pedir" aquilo que achamos justo para a responsabilidade do cargo em questão, e a direcção técnica de uma obra é certamente um cargo de responsabilidade... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
pauloss Posted April 25, 2007 Author Report Posted April 25, 2007 Neste caso a responsabilidade é o mais importante, sendo esta difícil de avaliar e contabilizar Quote
Dreamer Posted April 25, 2007 Report Posted April 25, 2007 Claro que sim, mas como compreenderás, os honorários que cada um pede são muitas vezes a ferramenta para garantir o trabalho, pelo que não será fácil alguém dar valores concretos... Não falo por mim, até porque nunca fiz nenhuma direcção de obra, nem sequer é um trabalho que me alicie particularmente, mas quem sabe no futuro... Outro ponto a ter necessariamente em conta é a complexidade da obra em causa, porque uma obra mais complexa trás necessariamente mais responsabilidades... Boa sorte :) Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
freelander Posted January 30, 2008 Report Posted January 30, 2008 E porque não apresentar os valores? TIpo, "eu levei X" "eu faço Y" é que, só com "texto" a ajuda é pouca embora eu entenda a especulação que isto possa criar.... e até começo eu.... ouvi um Engº á dias dizer q levava 500€ por uma direcção tecnica de uma moradia Quote
Recommended Posts