Jump to content

Recommended Posts

Posted

Obrigado pela resposta mas continuo com a dúvida. Os honorários de arquitectura para particulares (estudo prévio, licenciamento, especialidades, assistência técnica) sei que podem rondar os 3,5% a 6% ou mais. A "avença" como técnico de arvará ronda os 250euros/mês. Mas quando se trata do cliente comprar um terreno com projecto aprovdo e pretenda contratar os serviços de direcção técnica ( Visitas semanais, livro de obra, responsabilidade pela construção e Licença de Utilização, Ficha técnica Etc. Quais devem ser os honorários? acho que não existem regra definidas. Agradeço opiniões

Posted

Peulo, podes sempre fazer o cálculo à hora. Para o descobrir podes somar alguns valores, como as deslocações, o tempo dispendido, a responsabilidade, etc. Como me disseram a mim, devemos "pedir" aquilo que achamos justo para a responsabilidade do cargo em questão, e a direcção técnica de uma obra é certamente um cargo de responsabilidade...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Claro que sim, mas como compreenderás, os honorários que cada um pede são muitas vezes a ferramenta para garantir o trabalho, pelo que não será fácil alguém dar valores concretos... Não falo por mim, até porque nunca fiz nenhuma direcção de obra, nem sequer é um trabalho que me alicie particularmente, mas quem sabe no futuro... Outro ponto a ter necessariamente em conta é a complexidade da obra em causa, porque uma obra mais complexa trás necessariamente mais responsabilidades... Boa sorte :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

• 9 months later...
Posted

E porque não apresentar os valores? TIpo, "eu levei X" "eu faço Y" é que, só com "texto" a ajuda é pouca :p embora eu entenda a especulação que isto possa criar.... e até começo eu.... ouvi um Engº á dias dizer q levava 500€ por uma direcção tecnica de uma moradia