Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem vindo Nideker... Esse é uma área que tenho vindo a estudar com interesse, já que é um factor muito importante da arquitectura, mas sem ser normalmente um tema muito abordado nos cursos... arrisco-me a dizer que muito pouca importância se dá a esse factor... Aquilo que me tenho apercebido, nada que já não soubesse impiricamente, é que a iluminação depende muito do tipo de actividade que vai ser exercida no interior do espaço. A grande dificuldade está em saber calcular a quantidade/tipo de iluminárias necessárias para cada espaço/actividade... Normalmente os arquitectos não têm esse tipo de formação, até porque existem outros profissionais, certamente mais aptos a fazer esses calculos... para um arquitecto o importante, na minha opinião, é ter conhecimentos básicos de iluminação natural/artificial...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Eu em ergonomia não falei de nada disso, apenas aprendi sobre manejo, espaços acessiveis, percentis e coisas desse género... física das contruções não tive... disse isso porque algumas das pessoas com quem falei (formados à alguns anos) disseram-me o mesmo que se passou comigo...

Posted

Nao conhecia ... gostei bastante do trabalho dele... Com a " invasao" dos led´s cada vez mais a cor esta a ter uma importancia fulcral na imagem e visibilidade dos projectos.

Posted

Dan Flavin é um excelente artista , a obra dele esta muito vocacionada para a arte utilizando a luz . È obviamente uma sugestão para a criação de ambientes de lazer.

Posted

Cada vês mais a visibilidade noturna da arquitectura tem tido um acrescimo de importancia. E é de facto estes exemplos que nos dão a noção de o quanto estamos atrasados neste campo, não falo nos cursos universitários mas sim do interesse tanto estatal ( autarquias e afins) , bem como de entidades particulares. Pois cada ves mais o turismo é de importancia fulcral e a visibilidade noturna de uma cidade é da maxima importancia. Não é a toa que Paris tem a imponência noturna que tem.

• 2 weeks later...
Posted

Ainda ha um problema .... quem faz as manutenções por vezes nao sabe muito de iluminação e então acontece coisas como por exemplo o mosteiro dos geronimos que quem escolhe a temperatura de cor das lampadas não sabe o que esta a fazer.. uma lampadas mais quentes outras mais frias... uma balburdia num monumento dessa importancia

Posted

A ilumuinação e posta de lado em muitos casos na arquitectura. Porque? Porque em muitos casos o mais importante para o arquitecto é por a luz no espaço, ou pela luz natural ou por um o mais pontos de luz no tecto. Mas em muitos casos, a distribuição dos ponto de luz pelo o espaço não esta tecnicamente correcta. mas não é por culpa dos arquitectos. Pois em muitos casos, o arquitecto simplesmente cria o espaço não o decora nem sabe como o cliente vai decorar o espaço. Isso sim, já deve ser uma preocupação de um designer de interiores ou claro esta um arquitecto de interiores. Agora, a luz é fundamental para a criação de um bom ambiente no espaço. Para um escritorio, a luz deve ser branca, para uma melhor leitura. Numa sala já se pode colucar uma luz mas direcionada para criar uma ambiente calmo. Outro promeno importante para não criar reflexos, é o anglo de distribuição da luz nunca se cruzar, nem muito em cima nem muito em baixo, mas tambem não é no meio da sala. Tudo deve ser estudado conforme o espaço. E isso deveras é muito importante, pelo o menos para mim, que gosto de ver as salas com bastante luz.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Em Portugal, pelo que conheço, não há no curso de arquitectura nenhuma disclipna que aborde unica e simplesmente a tematica da luz :\ Eu tive esse privilegio de ter uma cadeira dessas, só dedicada a luz e som e abriu.me completamente os horizontes para este tema, mas ve-se mesmo que ainda estamos muito longe de trabalhar a luz e o som :\ Com calma chegamos lá :)

Posted

Para os interessados, no início de junho (com data a determinar) vai haver uma formação da ordem dos arquitectos - secção norte, sobre a "arquitectura e iluminação"... Dados os recentes desenvolvimentos da minha ainda curta carreira e a falta de formação nessa área, em príncipio estou lá batido... :)

Posted

Para os interessados, no início de junho (com data a determinar) vai haver uma formação da ordem dos arquitectos - secção norte, sobre a "arquitectura e iluminação"...
Dados os recentes desenvolvimentos da minha ainda curta carreira e a falta de formação nessa área, em príncipio estou lá batido... :)

Sempre me interessei pelo tema da iluminação. Sou um grande fã do arq. Tadao Ando. A maneira como ele domina a luz impressiona-me.
Essa formação é mais direccionada para estudantes na ultima fase de curso e para arquitectos já formados certo?... porque se for também interessante para aqueles que ainda não estão propriamente na fase final do curso, será que poderei assistir?