Jump to content

Recommended Posts

Posted

No meu caso não consigo dissociar as coisas... o pensamento é em conjunto, imagino todo o projecto... Apesar de numa primeira fase trabalhar fisicamente em esquisso (perspectiva) e em planta, o pensamento está no conjunto, naquilo que de geral quero para o projecto... Mas como compreendes, cada pessoa tem o seu método de trabalho, pelo que não haverá uma "regra"...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

No meu caso não consigo dissociar as coisas... o pensamento é em conjunto, imagino todo o projecto...
Apesar de numa primeira fase trabalhar fisicamente em esquisso (perspectiva) e em planta, o pensamento está no conjunto, naquilo que de geral quero para o projecto...

Mas como compreendes, cada pessoa tem o seu método de trabalho, pelo que não haverá uma "regra"...

Sim percebo que não haja regra.

Perguntei por uma questão de curiosidade, para saber os vossos processos de pensamento. Desde o principio conceptual até á forma.
Posted

Depende muito do projecto... por norma existe um método que passa por todas essas representações... Esqueceste-te de alguns elementos também importantes ... alçados, maquete, render... Não existe uma receita que se possa seguir... :)

Posted

Não há regras no modo de fazer um projecto... para além de todos os métodos que já referiram aqui, temos também que pensar em PDM, RGEU, Decretos de Lei, etc.

Posted

Ui isto assusta-me... " No meu tempo" (bahaha ;) ) quando se tinha um projecto para se fazer, pensava-se num conceito!!!!! Tudo começa com a criatividade, não? depois vai surgindo, tentando sempre seguir o que queremos...Aquela primeira ideia... Acho que também nunca devemos que o exterior do projecto influencie o interior, mas sim ao contrario... Senao damos por nós a encher chouriço!!!!! Será que devido aos softwares ( tão fixolas) que existem hj em dia, o pessoal se esqueceu do desenho... É por ai que tudo começa..... :)

Posted

pessoalmente faço tudo através de desenho e maquete. Só uso o computador para a apresentaçao rigorosa dos desenhos e imagens finais. Mas não implica que não se possa começar o projecto ao contrario, interessa é haver um método e fazer as coisas em função daquilo que buscamos

Posted

Eu começo por desenho e muito trabalho mental, até porque a nível conceptual o projecto fica resolvido mentalmente... depois passo para pc e começo a trabalhar aí... as maquetes nesta fase ficam um pouco de lado, infelizmente...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Acho que também nunca devemos que o exterior do projecto influencie o interior, mas sim ao contrario... Senao damos por nós a encher chouriço!!!!!

Curioso..., ... quanto a mim, devemos ter em atenção o local onde vamos intervir, para de seguida integrar o projecto de forma a que se perceba o seu propósito de se situar naquele local e não noutro. Para isso sempre se pode pensar como Calatrava, pois os seus projectos tanto podem estar num sitio como noutro... não interfere com a função que lhes é atribuida (embora admira as suas obras). Acho interessante o modo como podemos aproveitar os aspectos positivos que o local nos oferece para podermos produzir uma obra coesa e integrada. Claro que há sempre exageros, é como em tudo, agora depende do "escultor".