Jump to content

O trabalho é sufecientemente interessante para ser publicado?  

23 members have voted

1. 1. O trabalho é sufecientemente interessante para ser publicado?

• Sim
      15
    • Não
      2
    • O trabalho é interessante mas não o sufeciente.
      6

Recommended Posts

Posted

http://www.arquitectura.pt/membros/ricardo/paineisfinais.pdf

Este trabalho foi desenvolvido no decorrer do Velux Internacional Award 2006 ( http://193.163.166.98/com/a/ ) com o tema "light of tomorrow" era pedido que se estudasse a relaçao da luz com a arquitectura sob várias perspectivas, e dando total liberdade no resultado a apresentar, podendo variar entre uma tese escrita ou um projecto de arquitectura.Como era a nivel mundial e tinha de ser em ingles, o texto foi pensado directamente não tendo feito tradução, mas penso que não havera problema.O trabalho foi desenvolvido por:
Ricardo Faia (arq.), Andre Carvalho (arq.), Silvia Pinto (desig.), Joao Caetano (desig.), e renders da autoria de Ruben Valente, e foi acompanhado pelos professores Rui Seco e Nelson Mota.

Obrigado à Connecty porque sempre se mostraram prontos a ajudar a qualquer hora na colocação deste post e a tirar duvidas.
Posted

Há uma coisa que não entendi bem, os túneis de luz (light as matter) apenas 'transportam' a luz para o espaço que está por baixo do objecto? Ou esses túneis são transparentes permitindo a luz entrar para dentro do objecto? Nos renders não aparece essa noção de iluminar o interior...

Acho que os painéis estão, graficamente, extraordinários... e a ideia é muito estimulante para a reflexão do tema. Muito bom. Na minha opinião, e comparativamente com os painéis entregues na edição anterior, acho que vocês têm muito boas hipóteses. Boa sorte. :okay:

cya l8r

Posted

Os tuneis tinham alguma transparência, nao muita para nao "inundar" o espaço com luz, o que pretendiamos era que ao longo do dia conforme a intensidade do sol podessem reagir, mudando mesmo de cor e para que se fizessem sentir no interior, tal como no exterior a "pele", nao conseguimos traduzir no resultado final que o edificio se vai adptando á intensidade da luz, ao longo do dia e das estações... numa permanente mutação exterior, e interior pelos tuneis de luz.

• 2 weeks later...
Posted

Eu acho que é suficientemente interessante para ser publicado, mas também depende onde é publicado. Podias explicar melhor essa intenção de publicação, mesmo que não queiras revelar tudo diz ao menos se a publicação incluirá outros trabalhos do mesmo género, etc.

Já agora, os vencedores já foram contactados pela Velux, voçês ganharam alguma coisa? Ou não podem dizer :s

cya l8r

Posted

Ola, Ja tinha visto o trabalho e como já te tinha dito, existem alguns aspectos que têem que ver com a luz que voces omitiram. Tudo bem que a luz modela o espaço e gera o interior, mas exprimiram pouco a influencia da luz no projecto...e a sombra como consequencia da luz? Nem sequer está presente nos estudos... Apresentam os elementos essenciais, mas em certos casos nao tocam no cerne da questão: a luz. Mesmo assim está um trabalho mto bem apresentado.

Posted

boas ricardo, pah em termos gráficos alterava certos 3d que são repetitivos e a relação ali dos esquiços com os 3d em cima não sei, prefiria que os esquiços, pela sua simplicidade e impacto que tem, ganhariam mais se "repirassem" sem os 3D's a sufocar. embora ache que existam 3d's muitos bons no projecto. quanto ao projecto e a abordagem que fizeram da luz, pergunto-te uma coisa, de onde surgiu o desenho do objecto. percebo que tenham trabalho em variantes da luz como explicas no painel,mas parece-me que o objecto arquitectónico tanto poderia ser aquele, como um cubo, como qualquer outra coisa percebes? qual foi a intensão? foi o dinamismo que a forma representa, foi a contraste da luz/sombra que poderia surgir ao relacionar o objecto com a envolvente? mais, penso que a forma comos e proposeram ao trabalho poderá ser interessante mas acho, e isto não sei quais os "limites" do concurso, se vos obrigavam a 1, 2 ou 3 paineis mas penso que ao incidirem em vários aspectos da luz se perderam um bocado e não focaram, isto no meu entender, cada um deles, podiam dentro das 6 perspectivas vocacionarem-se para uma e perceber o como ela se relaciona dentro da arquitectura, da forma ou de um conceito. é uma opinião e vale o que vale. :s

Posted

Pelo que vi, o paínel não revela muito do que é a luz no projecto... fala muito de intensões, mas são poucas as "concretizações"... Mas também a informação é pouca, um painel não chega definitivamente para perceber o projecto... Não se percebe a importância da luz/sombra no espaço interior... sabe-se que passa luz para a parte de baixo, para o parque, mas não se vê como... não se percebe o porquê da "skin" ter esta forma... O conceito de algo elevado para libertar o solo já não é novo (Corbusier), e sinceramente não sei se tornaria o espaço inferior agradavel... na minha opinião, se calhar por causa da pouca altura, seria constrangedor e pouco "vivível"... Não quero que pareça que estou a criticar gratuitamente opções, ou deitar abaixo horas de trabalho nuns segundos, ãté porque a minha opinião vale o que vale, e vocês podem deitá-la fora quando quiserem... pretendo apenas levantar questões que não me parecem ter sido devidamente explicadas... e penso que o trabalho pode ganhar com isso...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Antes de mais obrigado pelas respostas, têm todos razão nos aspectos que mencionaram, estavamos limitados a 2 paineis e era necessário uns 4, houve muita coisa que nao conseguimos explicar por falta de espaço, de momento tive de mandar o portatil a arranjar, mas logo que o receba tento meter uma descrição de cada abordagem á luz com fotos que facilitam a compreensão e aspectos tecnicos. Quanto á forma, desde inicio ficou acordado( com muita discussão), da sua versao organica, procuramos foi uma forma que se foi desenvolvendo, com aspectos de escala, profundidade, distancia ao solo entre outros, mas no fundo a organicidade deveu-se á simbiose entre natural e artificial, e tentar tirar o maximo de partido das gradações de luz. Há muita informação que nao conseguimos traduzir nos renders, como em texto como em promenores tecnicos, estavamos resumidos a dois paineis e tivemos de tomar posições dificeis de omitir dados. Este mini debate foi importante para ver alguns aspectos que deveriamos ter explorado com maior profundidade. Vou tentar amanha responder a todos mais elaboradamente.

Posted

Nesses concursos temáticos o mais importante é focarmo-nos nesse tema e desenvolver o projecto a volta dele...tudo o resto é uma consequencia. Creio que voces o fizeram, mas não o conseguiram transmitir. Vale pela experiencia, certo? Abraços

Posted

Bem aqui vai a resposta a algumas duvidas: Vampiro: Os vencedores foram avisados, e como não recebi qualquer notificação....não fomos premiados.lol. Contudo aprendemos imenso e já sabemos erros que de futuro nao podem ser cometidos. Quanto a publicar, começou por uma brincadeira da equipa, mas que já houve interesse exterior.Axo que acompanhada de trabalhos portugueses canditatos e vencedores seria um artigo interessante para uma revista de arquitectura. |kandinsky|: Sinceramente não percebo a duvida quanto á luz influenciar o projecto. O projecto é básicamente luz, ela está no programa, função, tecnicas utilizadas, sistemas tecnologicos de absorção e geração da mesma, relação com envolvente, relação com pessoas, chegamos ao limite de transformar luz em materia. Desde a escala de cidade até a cada metro quadrado, tudo foi feito a partir da luz, agora em dois paineis, explicar como é que iria concretizar cada um dos aspectos é simplesmente impossivel. No concurso LISBON IDEAS, tens 4 paineis A0, ai sim poderia introduzir sistemas construtivos e explicar em profundidade cada aspecto focado. O projecto relecte de tal maneira a influencia da luz que se tornou impossivel descrever como funcionaria cada elemento e a sua justificação. Pedro_Ribeiro: A opinião vale imenso, já referia algumas das tuas duvidas, mas nao custa completar. Os 3d foram planeados conforme a posição na praça, o ideal seria ter pontos altos sobre a mesma mas a verdade é que sao quase nulos, logo estavamos limitados a determinadas posições, outro contratempo foi que num espaço onde acabavamos a modelação as arvores ficaram com a copa cheia e nao havia foto possivel. Os renders foram feitos na ultima semana, e quase sem pontos de referencia. O Ruben fez um trabalho fenomenal e se nao fosse problemas de modelação o aspecto era outro. Tens toda a razão quanto a nos perdermos em tanta coisa, queriamos ganhar e ter um trabalho super completo, tavamos tao empenhados que a gestao de tanta informação foi impossivel para dois paineis.Posso te dizer que chegamos ao ponto de contactar firmas para recolher informações tecnicas sobre hologramas nos estados unidos. Se reparares o projecto tem uma dinamica grande, a luz, os fluxos, a envolvente, tudo pedia uma organicidade, agora quanto á forma final apenas posso dizer que foi uma conjugação de forma/função que foi modelada e alterada ao longo de dois meses. Dreamer: Mais uma fez as opiniões sao validas, e as vossas preocupações também foram minhas, é dificil explicar todos os aspectos porque são complexos. Como já referi, a concretização de todas as intenções era impossivel em dois paineis, no entanto havia recolha de informações de como seria feita, mas precisavamos de mais espaço. Quanto a luz sombra no interior, não foi pensada uma vez que a ideia era um ambiente de sala de cinema onde a luz provinha do pavimento e hologramas, assim como dos "tuneis de luz" de forma controlada. A praça da republica é rodeada de bares com ambiente estudantil, a sua utilização é a instalação de tendas para exposições e feiras, a nossa ideia era quase criar pequenos ambientes numa conjugação dos pilares com a luz conduzida pelos tuneis e pela sombra, mas percebo a tua duvida. Poderia dedicar mais tempo de ferias a desenvolver dois paineis que completassem todo o estudo feito, mas sinceramente preciso mesmo de ferias...

Posted

Desde a escala de cidade até a cada metro quadrado, tudo foi feito a partir da luz, agora em dois paineis, explicar como é que iria concretizar cada um dos aspectos é simplesmente impossivel.

Creio que o projecto deveria reflectir todo esse vosso estudo e pesquisa à volta da luz. Fiquei com a ideia que precisavam de "bengalas" para que percebessem o vosso estudo da luz. O poder de síntese e comunicação fazem parte do exercício e nesse aspecto contínuo a achar que falharam em algumas partes.

O interior parece-me demasiado "escuro" num projecto em que a luz tem importancia fulcral.

Abraços
Posted

Epá, então se a publicação é nesse contexto faz todo o sentido que esse trabalho faça parte. Era porreiro se assim fosse, também queria ver trabalhos de outros tugas com uma explicação mais detalhada do processo todo que levou o trabalho, em vez de ser só aquela memória que a malta também tinha que entregar. Eu até acho que os painéis explicam bem a intenção, a ideia, ao fim ao cabo isto era um concurso de ideias, portanto não era necessário entrar em grandes detalhes. Na edição anterior deste concurso houve um fulano espanhol (acho eu), e que até ganhou qualquer coisa, entregou um trabalho que andava a volta de uma janela que reflectia a luz como se fosse um prisma de vidro, sem detalhes de aplicação da maldita janela nem nada. Na minha opinião, este só não ganhou nada porque, provavelmente, muitos entregaram ideias semelhantes, o que dificulta a escolha de um vencedor, obviamente. cya l8r

Posted

Na minha opinião (tb já não vai a tempo, mas aqui fica) estou de acordo com a falta de informação sobre o tema, ou seja, parece que há um desenvolvimento de um edificio e não o desenvolvimento da "Light of Tomorrow". Tudo bem que o possam ter feito, mas não transparece numa primeira instância e penso que isso era o mais importante! Depois, mesmo realizando o concurso a volta de um edificio, acho que aquela implantaçao não é a mais adequada! Mais umas vez na minha opinião parece que foi realizado o edificio (e mesmo este também não traz grande avant-garde, parece um qualquer projecto dos NOX) e depois escolhido o local (Praça da Republica) e sinceramente dá.me a ideia de que um ovni caiu ali do nada, e tanto podia ser naquele local como noutro qualquer. De qualquer das formas gosto da apresentação, apesar da mistura de 3d's com excelente qualidade no meio de alguns com 'menos' qualidade, que não trazem mais informação nenhuma a não ser repetição e perdendo espaço para a tal falta de informação que voces não conseguiram colocar. Mas como tu disseste foi algo com que voces aprenderam bastante e isso é que é importante. Por isso Parabéns pelo esforço. Eu sou adepto de edificios organicos e gosto deste :s apesar de não o conseguir ver ali encaixado na Praça :p

Posted

Nós começamos a desenvolver o projecto com base nos trabalhos de 2004, foram premiados trabalhos que nao explicavam nada, alguns nao tinham plantas, e vimos outros que achei muito bons, com luz interior muito boa e nada de prémios...isso deixou-nos a pensar e fez-nos descurar a parte tecnica, as descrições por baixo de cada diagrama ficaram vagas, quando deviram ter sido directas e objectivas, acho que é ai que muita informação deveria estar e falhou, porque sinceramente faltou tempo para gerir tanta informação. Quanto a ser " ovni" pois bem.....era isso mesmo que lhe chamavamos, a ideia ( que nunca escrevemos) era que o objecto nao fosse fixo, adaptando-se a luz de cada local e pais, e assim sofresse mutações de na reacção á luz.... Foi o nosso primeiro concurso, nunca tinhamos entrado em nada, nunca tinhamos feito modelaçao 3D com o Rhinoceros, por isso desde pesquisa aos renders foi tudo novo...

• 3 months later...