JVS Posted March 15, 2007 Report Posted March 15, 2007 É importante para mim e para todos os que quiserem saber como resolver este provblema. Cada dia que passa assume-se através do Estado e das conversas de café que a Cunha é extremamente importante para garantir trabalho e trabalhos. Quem não tem cunha não se safa. Só se safam que tem uma qualificação de 20, ou quem tenha muita mas muita experiência. Os médios e razoáveis têm que batalhar muito para garantirem aquilo que querem. Caso contrário ficam-se pela mulher e filhos e um salário razoável. Portanto para ter mais qualquer coisinha e atingir os nossos sonhos com um pouco de ajuda é preciso entrar no Sistema da Cunha. Não tenho cunhas. Eu gostava de ter cunhas. Gostava de ter contactos para mais tarde ter trabalhos, nem que seja trabalhinhos onde uma pessoa possa manifestar a sua criatividade. A dúvida é: Como ter cunhas? Como criar uma lista de contactos e de cunhas? Muito obrigado pela atenção que prestaram. É um assunto que é importante para todos. Em vez de estarmos no muro das lamentações a desejar que o Sistema vá abaixo penso que deveriamos juntar ao Sistema e não lutar contra ele. Se tiverem alguma coisa a dizer... força. nota: Extremamente Importante. Quote
m a r g a r i d a Posted March 15, 2007 Report Posted March 15, 2007 ah ah ah ah ah genial tu tas sempre lá... Quote margarida duarte
asimplemind Posted March 15, 2007 Report Posted March 15, 2007 se tiveres na tua lista um pai, tio, avô, padrinho, enteado, sogro, primo, amigo da namorada, colega de poker do teu tio-avô que seja arquitecto ou ligado à arquitectura, pode ser que o sistema de cunhas funcione para ti. Senão está complicado. Quote
3CPO Posted March 15, 2007 Report Posted March 15, 2007 Uma cunha é isso mesmo, uma cunha... E repara que uma cunha é algo bastante mutável e variável... Creio que a cunha se pode confundir com termos como "bajular", "cinismo", "gratidão", "recompensa", "facilitismo", "benevolência" ... Já agora, querias a cunha para que? Quote
Dreamer Posted March 16, 2007 Report Posted March 16, 2007 Cunha para arranjar um bom emprego... a isso é que se pode chamar "cunha"... Outras situações prendem-se com trabalho a título individual... porque ninguém tem culpa de conhecer alguém que lhe dê a oportunidade de um trabalho... depois se esse alguém gostar e se se proporcionar, concerteza irá encomendar mais trabalhos e fazer recomendações a outras pessoas... Claro que ajuda conhecer pessoas, sejam empreiteiros, investidores, construtores, até mesmo os cidadãos anónimos que possam querer construir casa, ou conhecer alguém que o queira... mas o que temos de contar é que esta profissão funciona como uma bola de neve, porque para quantas mais pessoas projectarmos, maiores são as probabilidades de através desses contactos encontrarmos mais potenciais clientes... Acho que o difícil é sempre começar... principalmente para quem não conhece pessoas do meio... Posso relatar aqui o meu caso particular. Comecei a trabalhar num gabinete, mas penso que como todos nós, a ambição é fazer "algo mais"... Passou-se cerca de um ano (o estágio para a ordem) e trabalho por fora, além de pequenas coisas, não aparecia... mas nessa fase também não ia adiantar muito... Perto do fim do estágio, o meu pai encontrou um construtor que conhecia à muitos anos, do qual tinha perdido o contacto, através dele entrei em contacto com um cliente, o primeiro , para um projecto de uma moradia unifamiliar (neste momento quase a acabar a preparação do processo de licenciamento)... Agora, através desse mesmo contacto, prespectiva-se a recuperação de uma casa... Entretanto, por outro meio, surgiu a hipótese de projectar um edifício de 2 habitações e 2 lojas... ...e é assim que comecei... continuo a trabalhar no gabinete, agora a recibos verdes :nervos:, mas estas coisas vão dando para manter os processos criativos activos... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
JVS Posted March 17, 2007 Author Report Posted March 17, 2007 Dreamer: Obrigadissimo. Kandinsky:Creio que a cunha se pode confundir com termos como "bajular", "cinismo", "gratidão", "recompensa", "facilitismo", "benevolência" ... Concordo. Para que é que eu queria a cunha? Só estou a perguntar. Durante a minha vida académica cometi um pequeno erro... e penso que o professores esqueceram-se de ensinar uma pequena coisinha. Uma coinha de nada. A Cunha ou o pacote que tu enumeraste é extremamente importante para arranjar trabalho. Caso contrário ficamos a trabalhar para um arquitecto e se tu não fores realmente bom vais fazer algo que tu não gostas. Mesmo que ganhes mais que um arquitecto fazes algo que tu não gostas. Portanto é assim, ou vendes o teu sonho por mais dinheiro ou lutas pelo teu sonho. É simples. Quote
lllARKlll Posted March 17, 2007 Report Posted March 17, 2007 A vida de arquitecto é uma *****... Quote
bruta Posted March 17, 2007 Report Posted March 17, 2007 eu tenho cunhas... mas faço questão de não as usar. Porque há desvantagens nas cunhas... Por exemplo se eu usar a minha cunha para ir para o Carrilho, vou ter o gajo sempre em cima de mim à procura de uma desculpa para me cair em cima. Se usar a cunha através do carrilho, vou ter o atelier inteiro em cima de mim à procura de uma falha qq. Por isso se eu me candidatar ao estágio no carrilho, vou lá entrego o portfolio, se for chamada para entrevista vou, se for aceite fixe... se não vou para um atelier mais modesto... c'est la vie! Quote
lllARKlll Posted March 17, 2007 Report Posted March 17, 2007 ...não é necessário cunha num ateliê, para o gajo estar sempre em cima, entrando ou não pela porta dourada, a vida num ateliê de topo é no mercy. Quote
3CPO Posted March 17, 2007 Report Posted March 17, 2007 se não vou para um atelier mais modesto... c'est la vie! Existe algum inconveniente em estar num atelier mais "modesto" ? :) Quote
Rita Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 Neste país a cunha é uma instituição. É facto consumado. Quem as tem.... amigos, usem! A vida não está fácil. Também já fui contra as cunhas, também já fui sonhadora e idealista.... mas eu não posso mudar o mundo. Neste momento, quem me dera um acunha! Acreditem. Se não os podes vencer, junta-te a eles. Quote
AnaS Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 eu não tenho cunhas. mas como gosto de pensar positivo (ou ser ignorante, como preferirem) ainda penso que vou acabar o curso e que vou arranjar logo um "emprego dos bons". Concordo quando muita gente afirma "quem me dera ter uma cunha". Isto está visto que as benditas cunhas são facilitismo, mas também está visto que só elas garantem emprego... Nós, não conseguindo vencer o inimigo, só nos resta juntar a ele... Toca a arranjar cunhas! :/ Quote
m a r g a r i d a Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 a anaS faz parte da 1ª visao das 3 que conhecemos sobre a profissao de arquitectura =P Quote margarida duarte
AnaS Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 mondrian eu não sei quais são as três perspectivas. quais são? Eu ainda não sou arquitecta, ainda estou longeeeeee disso, mas espero ser e já me estou a tentar "integrar". lol Quote
m a r g a r i d a Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 eu também ainda nao sou arquitecta...embora já estivesse mais longe =P AnaS, nao consegui encontrar o topico aqui do arquitectura.pt onde isso está, de qualquer forma, fui ao youtube e copiei para ti o link =P eh eh Quote margarida duarte
JAG Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 Eu ca faço a minha lista desta forma: Nivel 1: Cunhas directas que não conseguem por em lado nenhum... Nivel 2: Cunhas indirectas mas que conseguem algo que não da para nada se não para ganhar uns poucos €. Nivel 3: Cunhas indirectas e directas, que lutam contigo para conseguir uma cunha... Nivel 4: Cunhas afastadas que por vezes trazem algo beneficio, mas raramente... muito raramente. Nivel 5: Grandes cunhas, aquelas que conhecemos, mas nunca arranjam nada para ti... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
AnaS Posted March 21, 2007 Report Posted March 21, 2007 LOL mondrian gostei! lol JAG obrigada pela explicação Quote
Recommended Posts