Arq.to Posted March 1, 2007 Report Posted March 1, 2007 Os alunos de Arquitectura da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, faltaram ontem às aulas como protesto depois de saberem que ainda não estavam prontas as novas salas para o curso. Uma situação que o reitor Santos Silva disse à Agência Lusa não compreender, uma vez que os alunos “dispõem de boas condições no bloco das engenharias”, onde o curso funciona. O segundo semestre lectivo arrancou na última semana, mas o atraso nas obras de novas salas para Arquitectura adiou o regresso às aulas deste curso para ontem. “Quando chegámos, informaram-nos de que ainda havia obras por fazer”, situação que gerou o protesto disse à Agência Lusa, Pedro Martins, presidente do Núcleo de Estudantes de Arquitectura da UBI, à porta do edifício em acabamentos. “Não estive em todos os locais, mas tenho a informação de que ninguém foi às aulas”, referiu, acrescentando que “as queixas já não são de agora”. “O curso de Arquitectura está no quarto ano de funcionamento e tem 220 alunos, mas só tem trabalhado com quatro salas de aula, há falta de laboratórios e de equipamentos”, descreve o líder estudantil. “Tem havido um esforço dos docentes, os alunos querem evoluir, mas não têm condições”, sublinha. Como exemplo dos espaços de que necessitam, os alunos de Arquitectura pedem a instalação de um laboratório de maquetagem e outro para investigação de materiais. Pedem também mais material de apoio às aulas, nomeadamente a nível informático, bem como um maior corpo docente. “Estamos estagnados há quatro anos e não foi isso que a universidade nos prometeu. Este curso merece outra atenção. Os alunos têm ideias e projectos e não se conformam com esta situação”, conclui Pedro Martins. Face à situação, o reitor da UBI admite que haja algum equívoco. “Alguém não está a passar a mensagem de uma forma correcta para os alunos de Arquitectura”, refere. Ausente da Covilhã, para participar na posse de Seabra Santos como reitor da Universidade de Coimbra, Manuel Santos Silva garantiu à Agência Lusa que o curso de Arquitectura tem boas condições no edifício das engenharias, “melhores que em muitas universidades de Portugal e da Europa”. “Ainda assim, como estamos atentos às necessidades, recuperámos uma antiga fábrica para os alunos terem um espaço só para os projectos específicos dos últimos anos, que vai estar aberto 24 horas por dia”, acrescenta o reitor. “O empreiteiro atrasou-se uma semana nos acabamentos dessas instalações, mas os alunos nem necessitam dessas salas. É razão para protestar? Pelo amor de Deus”, desabafou. “Mas estou disponível para ouvir os alunos. Nunca me apresentaram queixas antes”, sublinha. -------------------------- Arquitectos com engenheiros O reitor refere que, à semelhança de outras escolas europeias, a UBI integrou desde o início Arquitectura e Engenharia Civil no mesmo departamento. “Nada nos vai demover desse projecto”, sublinha. “Os materiais de arquitectura e engenharia civil não são diferentes, nem os laboratórios são assim tão distintos”, conclui.Fonte: O Primeiro de Janeiro Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
3CPO Posted March 1, 2007 Report Posted March 1, 2007 O que é que os alunos da UBI presentes no Arquitectura.pt têm a dizer sobre o assunto? :) Quote
asimplemind Posted March 1, 2007 Report Posted March 1, 2007 eu acho que estes alunos nunca visitaram a Escola Superior Artística do Porto. Seguramente mudariam de opinião (já para não falar que é uma privada) Quote
Pedro_Ribeiro Posted March 1, 2007 Report Posted March 1, 2007 pois.... se fossem à moderna então...ponham aquilo a arder... Quote
Dreamer Posted March 1, 2007 Report Posted March 1, 2007 Na Lusíada do Porto também tinham reacções dessas... só se aproveita as salas de informática e a biblioteca... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
faboy Posted July 11, 2009 Report Posted July 11, 2009 boa noite, em principio vou para UBI, e gostava de saber como é esta universidade a nivel do curso de arquitectura! será que me poderão dizer alguma coisa? por favor obrigado Quote
Recommended Posts