Jump to content

Recommended Posts

Posted
Pavilhão do Conhecimento dos Mares - Lisboa - 1998
João Luis Carrilho da Graça

Situado perto da Doca, o edifício tem 2 pisos e é constituído por um volume vertical, que recorda a ponte de um navio.
No interior do pavilhão irão ser recriados vários cenários que, de forma lúdica e espectacular evidenciam o processo que conduziu o Homem à descoberta dos Oceanos.
Música e sons de várias texturas vão-se interligando com os elementos dos vários sectores do Pavilhão.
Este Pavilhão mostrará qual foi, ao longo da história, o processo de conhecimento, descoberta e progressiva apropriação do oceano por parte do Homem.

Imagem colocada

Será analisada, sob vários ângulos, a evolução da relação do homem com o oceano: como aprendeu a navegá-lo e foi definindo os seus contornos, como o explorou ao longo dos séculos, até conseguir o total conhecimento geográfico da sua superfície; como, depois, começou a aventurar-se nas suas profundezas, num complexo processo que exigiu o desenvolvimento de tecnologias altamente sofisticadas; e, finalmente, como foi conhecendo e explorando a grande variedade e riqueza de recursos que ele contém.
A experiência do visitante será uma sequência única e contínua, através de quatro sectores expositivos - Sulcar, Investigar, Mergulhar e Explorar - onde os diversos assuntos se encontram interligados e relacionáveis entre si.
As Filas, Corredor de Entrada, dois inter-sectores (Magalhães e Challenger), Nave e Saída (Avançar), completam um percurso expositivo marcado pela diversidade de recursos (desde maquetas ao Teatro Virtual) que se articulam na transmissão das mensagens. Na grande Nave, o visitante vai poder fruir uma mensagem em que as peças, dada a sua dimensão e significado, foram construídas em Estaleiros Navais e serão lidas num espaço arquitectónico de grande monumentalidade.

Cliente: Expo 98
Arquitectura: João Luis Carrilho da Graça
Colaboradores: Nuno Mateus, José Mateus

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Fotos de: Cristian Richter & Maria Timóteo

Desenho Técnico:
Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Mais informação em:
http://www.jlcg.pt/
Posted

por acaso lembro-me de em 98 estar nesse edifício e nessa altura ter achado que era "interessante" em comparação com os outros edifícios. se bem que nessa altura tinha 14 anos :) só nao sabia era quem era o arquitecto!

Posted

Foi a primeira vez que se usou betão branco em portugal, e só por isso é um marco pioneiro na experimentação, até porque não se sabia como é que o betão ia ficar depois da descofragem, é sempre um risco. O Carrilho tem-nos mostrado vários exemplos da utilização de materiais "estranhos" em obras suas, o "edifício da brisa" em carcavelos, revestido de paineis solares em 3 dos seus alçados.

Posted

Realmente a mim também foi a entrada que mais me marcou no já longínquo ano de 1998, mas a forma como o edifício se agarra ao terreno, ao mesmo tempo que se ergue no ar é para mim hoje um dos melhores aspectos deste projecto...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

é engraçado porque foi sobre este edificio que fiz o meu primeiro trabalho na faculdade...nunca lhe tinha prestado grande atenção, e quando ele me calhou em sorte até me desanimei um bocado, mas depois de começar a "descobri-lo" apaixonei-me por ele... o que eu gosto mais nele é o confronto entre a horizontalidade e a verticalidade existentes no edificio e a zona da entrada principal, de onde sobressai a rampa...e tb o facto de,exteriormente, ser extremamente simples... gosto do edificio...