Bruno_Rosa Posted January 28, 2007 Report Posted January 28, 2007 Andaste nas Beiras e tudo ? Espetaculo
JVS Posted January 29, 2007 Author Report Posted January 29, 2007 Bruno Rosa... quais Beiras... isto é um plano há portuguesa...
Dreamer Posted May 21, 2007 Report Posted May 21, 2007 Estranho... :) Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
m a r g a r i d a Posted May 23, 2007 Report Posted May 23, 2007 será que posso discordar....e dizer que no me que diz respeito, em relação à zona do alentejo, é completamente disparatado o que propoes? :\ " Regiao do Alentejo - Turismo de Alta Qualidade com grandes resorts dedicados inteiramente ao Luxo. Em redor da Barragem do Alqueva, tirar partido da agua para transformar o Alentejo num grande campo de golfe, em safaris em plena Europa,... aproveitar o Aeroporto de Beja para o Turismo e especializar esta infraestrutura so para o Turismo de Luxo" ...até arrepia..... margarida duarte
asimplemind Posted May 25, 2007 Report Posted May 25, 2007 JVS: ainda nao tinha comentado esta tua ideia, aqui vai: Antes de mais este PDN como tu lhe chamas tem muito pouco de N, ou seja de "Nacional". Basta olhar para o mapa proposto e ver que tudo se centra em Lisboa. Ora, o que me leva a concluir que há uma estratégia um pouco redutora da gestão territorial e da gestão urbana das cidades portuguesas. Voltando-me para a zona do "antigo Douro Litoral", aquilo que propões é uma região (numero 3) que no mínimo é absurda. Não tem em conta nenhum dos factores de expansão urbana do da cidade do Porto e cidades vizinhas e tentas criar uma linha ao longo do Douro, como se o Porto tivesse alguma coisa a ver por exemplo com Miranda do Douro... São realidade totalmente distintas, e as cidades e vilas que se encontram na parte direita dessa 3ª Região estão mais intensamente ligadas a Vila Real ou a Bragança, por exemplo que propriamente ao Porto. Continuando a análise, aquilo que seria um factor a valorizar numa estratégia de organização territorial, mais uma vez focando a parte norte do país, é cortado desde o inicio com a divisão que se cria entre o Douro Litoral e o Minho e entre o Douro Litoral e as cidades a sul de Vila Nova de Gaia. Ora, sugiro a consulta do livro "Políticas Urbanas" de Nuno Portas e Álvaro Domingues para se analisar como a área metropolitana do porto não se estende de Oeste a Este como é sugerido na região 3, mas sim num arco que se extende deste Viana do Castelo, a Braga, a Valongo, Gondomar, Espinho, Ovar e chega praticamente até Aveiro. Por isso volto a dizer que este PDN me parece demasiado partidista (não estou a falar politicamente como é óbvio), na medida em que há uma centralização clara na área metropolitana de Lisboa, esquecendo outras centralidades que interessa sobretudo valorizar enquanto estratégia de plano director nacional.
3CPO Posted May 25, 2007 Report Posted May 25, 2007 Regiao do Alentejo - Turismo de Alta Qualidade com grandes resorts dedicados inteiramente ao Luxo. Em redor da Barragem do Alqueva, tirar partido da agua para transformar o Alentejo num grande campo de golfe, em safaris em plena Europa,... aproveitar o Aeroporto de Beja para o Turismo e especializar esta infraestrutura so para o Turismo de Luxo. Quantos campos de golfe existem na região do alentejo? Porque será? Golfe no alentejo? Ridiculamente insustentável... :)
Cinaminaminamina Posted May 25, 2007 Report Posted May 25, 2007 Só de pensar na descaracterização de certas regiões do país quebra-me o coração. Inclusivelmente, em alguns locais do Alentejo já se faz sentir... Regiao do Alentejo - Turismo de Alta Qualidade com grandes resorts dedicados inteiramente ao Luxo ( !! ) Em redor da Barragem do Alqueva, tirar partido da agua para transformar o Alentejo num grande campo de golfe, em safaris ( espécies raríssimas, girafas, camelos, gnus...) em plena Europa ( exacto em plena Europa, porque só para Portugal é que é possível PENSAR um projecto desta envergadura! )
m a r g a r i d a Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 Bruno Rosa... quais Beiras... isto é um plano há portuguesa... pois...plano à portuguesa...por isso é que funcionaria TAO mal...para nao dizer pessimamente! faz me lembrar a altura da monarquia....onde o pais trabalhava todo para o rei que estaria situado em lisboa... é ridiculo margarida duarte
Bruno_Rosa Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 Sinceramente olhando agora pra o topic nem sei porque disse isso das beiras ...
Bruno_Rosa Posted May 26, 2007 Report Posted May 26, 2007 Uma das coisas que concordo é que Lisboa e os concelho adjacentes ao Rio Tejo (vulgo margem sul) deveriam ser considerados em bloco.
Dreamer Posted May 28, 2007 Report Posted May 28, 2007 O quê???? o deserto?... :) Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
m a r g a r i d a Posted May 28, 2007 Report Posted May 28, 2007 entao o plano onde está?? :) margarida duarte
Recommended Posts