Jump to content

Recommended Posts

• 3 months later...
Posted

será que posso discordar....e dizer que no me que diz respeito, em relação à zona do alentejo, é completamente disparatado o que propoes? :\

" Regiao do Alentejo - Turismo de Alta Qualidade com grandes resorts dedicados inteiramente ao Luxo. Em redor da Barragem do Alqueva, tirar partido da agua para transformar o Alentejo num grande campo de golfe, em safaris em plena Europa,... aproveitar o Aeroporto de Beja para o Turismo e especializar esta infraestrutura so para o Turismo de Luxo"

...até arrepia.....

margarida duarte

Posted

JVS: ainda nao tinha comentado esta tua ideia, aqui vai: Antes de mais este PDN como tu lhe chamas tem muito pouco de N, ou seja de "Nacional". Basta olhar para o mapa proposto e ver que tudo se centra em Lisboa. Ora, o que me leva a concluir que há uma estratégia um pouco redutora da gestão territorial e da gestão urbana das cidades portuguesas. Voltando-me para a zona do "antigo Douro Litoral", aquilo que propões é uma região (numero 3) que no mínimo é absurda. Não tem em conta nenhum dos factores de expansão urbana do da cidade do Porto e cidades vizinhas e tentas criar uma linha ao longo do Douro, como se o Porto tivesse alguma coisa a ver por exemplo com Miranda do Douro... São realidade totalmente distintas, e as cidades e vilas que se encontram na parte direita dessa 3ª Região estão mais intensamente ligadas a Vila Real ou a Bragança, por exemplo que propriamente ao Porto. Continuando a análise, aquilo que seria um factor a valorizar numa estratégia de organização territorial, mais uma vez focando a parte norte do país, é cortado desde o inicio com a divisão que se cria entre o Douro Litoral e o Minho e entre o Douro Litoral e as cidades a sul de Vila Nova de Gaia. Ora, sugiro a consulta do livro "Políticas Urbanas" de Nuno Portas e Álvaro Domingues para se analisar como a área metropolitana do porto não se estende de Oeste a Este como é sugerido na região 3, mas sim num arco que se extende deste Viana do Castelo, a Braga, a Valongo, Gondomar, Espinho, Ovar e chega praticamente até Aveiro. Por isso volto a dizer que este PDN me parece demasiado partidista (não estou a falar politicamente como é óbvio), na medida em que há uma centralização clara na área metropolitana de Lisboa, esquecendo outras centralidades que interessa sobretudo valorizar enquanto estratégia de plano director nacional.

Posted

Regiao do Alentejo - Turismo de Alta Qualidade com grandes resorts dedicados inteiramente ao Luxo. Em redor da Barragem do Alqueva, tirar partido da agua para transformar o Alentejo num grande campo de golfe, em safaris em plena Europa,... aproveitar o Aeroporto de Beja para o Turismo e especializar esta infraestrutura so para o Turismo de Luxo.

Quantos campos de golfe existem na região do alentejo?
Porque será?

Golfe no alentejo? Ridiculamente insustentável...

:)
Posted

Só de pensar na descaracterização de certas regiões do país quebra-me o coração.
Inclusivelmente, em alguns locais do Alentejo já se faz sentir...

Regiao do Alentejo - Turismo de Alta Qualidade com grandes resorts dedicados inteiramente ao Luxo ( !! ) Em redor da Barragem do Alqueva, tirar partido da agua para transformar o Alentejo num grande campo de golfe, em safaris ( espécies raríssimas, girafas, camelos, gnus...) em plena Europa ( exacto em plena Europa, porque só para Portugal é que é possível PENSAR um projecto desta envergadura! )

Posted

Bruno Rosa... quais Beiras... isto é um plano há portuguesa...

pois...plano à portuguesa...por isso é que funcionaria TAO mal...para nao dizer pessimamente! faz me lembrar a altura da monarquia....onde o pais trabalhava todo para o rei que estaria situado em lisboa...

é ridiculo

margarida duarte

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.