Arq.to Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 Metro de EstocolmoNa Suécia mais propriamente em Estocolmo o metro atinge as 100 estações, 47 no subsolo, 53 no sobsolo. Não consegui encontrar mais elementos sobre o arquitecto responsável por ele, gostava que me ajudassem: Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Gonçalo Cardoso Dias Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 Nunca tinha visto o metro de Estocolmo. Lembro-me que havia um site que tinha imagens de várias estações de metro do mundo. Vou ver se o encontro. P.S.:Aqui está ele. Quote
Arq.to Posted June 28, 2006 Author Report Posted June 28, 2006 O metro de Estocolmo foi vandalizado várias vezes, teve imensos problemas com as empresas de segurança privada, sofreu buracos financeiros, .... Afinal isso não é só em Portugal. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Gonçalo Cardoso Dias Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 A unica diferença é que eles tem dinheiro para poder ter esses buracos financeiros. Nós não... Quote
Arq.to Posted June 28, 2006 Author Report Posted June 28, 2006 Será? Então porque buracos financeiros? Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Gonçalo Cardoso Dias Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 Desculpa mas não percebi bem a tua questão. Tipo Se uma obra é para custar 20 e acaba por custar 30 ha ai um buraco financeiro de 10. Eles conseguem pagar esses 10, não vou dizer que é sem esforço, mas conseguem sem grandes mossas para a economia. Nós começamos com planos de pagamento, juros e afins e no final em vez dos 10 ja estamos a pagar 20... Quote
asimplemind Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 eu estive em stockholm e passei em varias estações de metro e todas elas são excelentes!!! Todas foram trabalhadas por artistas e são bem interessantes e dá no mínimo prazer de lá estar! A organização das estaçoes subterraneas são todas praticamente iguais. Estão sempre as duas linhas lado a lado e as pessoas têm acesso aos metros dos dois sentidos no mesmo piso. Mesmo as estações exteriores já mais na periferia todas estão decoradas de forma bastante original seja em instalações, esculturas ou pinturas Quote
Gonçalo Cardoso Dias Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 e fotos? tens algumas por ai? Quote
asimplemind Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 tenho algumas mas é sempre com o pessoal lol esta é a estação do cemitério do Asplund. Tinha uns bancos e mesas enormes como se tivessemos numa casa. tava engraçadohttp://img457.imageshack.us/img457/8421/dsc087795ir.jpg este é um no centro já nao sei onde, mas não tem nada de especial.http://img163.imageshack.us/img163/7717/dsc088545pb.jpg este é a estação mais interessante que vimos que era a da faculdade, passavamos aqui todos os dias. Já agora, tinha as escadas rolantes mais longas que alguma vez vi! quase que ia a pique.http://img78.imageshack.us/img78/470/p40401546xt.jpg Quote
3CPO Posted June 28, 2006 Report Posted June 28, 2006 Excelente interpretação e ligação entre o metropolitano e o mundo subterraneo. Algumas das estações remetem mesmo a ambientes grutescos. Fantástico. Quote
asimplemind Posted June 29, 2006 Report Posted June 29, 2006 sim é bem interessante, parece que estamos numa caverna! e depois todas elas têm uma tematica diferente, umas sobre os navegadores escandinavos outras sobre comida tradicional... Quote
Arq.to Posted August 20, 2006 Author Report Posted August 20, 2006 Mais informações sobre vários metros internacionais e alguns nacionais: http://www.mic-ro.com/metro/metroart.html Peço desculpa ao GinSoakedBoy que já tinha mostrado o link. Só reparei algum tempo mais tarde. Quote Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura e Fórum da Casa E LEGO, Comunidade LEGO, notícias e novidade LEGO
Pedrucci Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 À uns tempos enviaram-me para o mail, umas fotos sobre o metro em Moscovo, Russia... É bem possivel que alguns de vós também o tenham recebido, pois foi um mail muito badalado pelas caixas de correio, no entanto, vou ver se o encontro para aqui o colocar... Achei as estações de metro russas extremamente belas, bem desenhadas e representadas com diversos motivos gráficos e picturais, e MUITO bem iluminadas, o que elimina o aspecto grotesco que o |Kandinsky| fala... Abraços Arquitectonicos Quote
Guest Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Muito bom. A textura é qualquer coisa! Quote
3CPO Posted September 1, 2006 Report Posted September 1, 2006 Na minha opiniao, a iluminacao ainda dá mais sensacao de caverna... Adoro essas estacoes... :) Quote
asimplemind Posted September 3, 2006 Report Posted September 3, 2006 esse mail das estaçoes de moscovo é brutal! Eu já adorava ir à Russia mas adoraria mesmo passear pelas estaçoes de metro de moscovo, parecem ser fenomenais! Reflectem mesmo a era imperialista. Quote
Ringo Posted October 9, 2006 Report Posted October 9, 2006 De facto foi bem conseguido a harmonia entre o natural e o artificial. Abraços Quote
Sérgio Barbosa Posted November 2, 2006 Report Posted November 2, 2006 Sei que não tem nada a haver mas agora fiquei com curiosidade em ver as imagens do cemitério do Asplund... quanto às estações de metro, gosto bastante das do Porto, creio que estão muito bem desenhadas ao contrário da maior parte das do metro de Lisboa... acho também interessante a do Norman Foster em Bilbao, pena não ter fotos para se perceber mais facilmente... Quote
Recommended Posts