Jump to content
Arquitectura.pt


Maya vs Viz vs Cinema 4d - A discussão


Ivo Sales Costa

Recommended Posts

Boas! Já muito se falou sobre isto noutras paragens, como o tópico não "migrou", inicia-se assim nova discussão! Estive hoje a exprimentar o cinema 4d e devo dizer que é surpreendente! O rendering é bom, os materiais saem normalmente á primeira e as edições são simples. De Maya sei muito pouco ou quase nada, mas segundo sei é coisa pouco intuitiva. Viz é a escolha natural pelo mediatismo da herança Max, são precisas mais horas e mais recursos de computador mas os resultados são brilhantes. Fica a pergunta já conhecida, a fazer uma formação, em qual destes softwares recaía escolha??

Link to comment
Share on other sites

Recai para o lado do software gostes mais! Para aquele em que te sentes mais á vontade e te seja mais intuitivo! Qualquer um deles é um optimo software de 3D. Os que têm mais potencialidades é o Maya e o Max (não o Viz) o C4d é um programa mais novito mas está a ter muita reputação! Vantagens de usar o Max é a facilidade de intrusão com o Revit e o AutoCAD e penso que o Maya mais cedo ou mais tarde também vai fazer parte deste jogo (ou entao, mera especulação minha, o MAX subsitui o VIZ [software para visualização arquitectonica] e o Maya substitui o Max [Visto agora ser tudo da Autodesk] mas duvido que o futuro seja este... )

Link to comment
Share on other sites

eu uso o max porque tive uma pequena formação em max. Mas ja tive o maya e fiz tutoriais de maya e para o nosso campo penso que não será a melhor opção. Trabalha-se muito melhor com superficies organicas do que com o max, mas para criar aspectos arquitectónicos, pessoalmente acho mais simples no max. Os renders e o tratamento de luz são complicados nos dois. Agora o maya é mais virado para animação, modelação de coisas organicas pois é mais facil de controlar e os resultados sao melhores que no max

Link to comment
Share on other sites

ARK nao podes ver assim assim as coisas porque poucos sao os que fazem renders em max c o seu render base, e sempre brazil, turtle, vray bla bla bla e muitos deles ha para todos os outros softwares.E os renders mais realistas (nao os melhores que para mim um render nao tem que ser realista pa ser o melhor)que vi ate hoje eram d maxwell... Mas em relacao aos programas em si nao ha propriamente melhores. o 3ds e o que tem um maior background em apoio da comunidade de users e plug ins, o maya e o melhor para utilizadores mais avancados e que facam trabalho em animacao e afins (apesar de eu ainda achar aquilo pouco intuitivo...mas o pessoal que conheco que trabalha nisso dix que e impossivel fugir a isso), e o cinema 4d e o "menino novo" que ta ja a criar estragos devido a ser um novo software mais facil, intuitivo e rapido de trabalhar e o seu motor de render interno e tambem bastante bom e rapido (apesar de como nos outros tambem se poder adicionar um render externo).O rhino e que era mais modelacao com base em nurbs... Nem sequer conto c o VIZ que esse programa torna-se uma anedota com a existencia do 3ds...(uma forma de ganharem dinheiro extra...). Mas existem mais e muito bons (se nao melhores mesmo) como o XSI (acho que e este que tem uma ganda base de users na asia), o Modo (que este ano tinha ganho o premio de melhor software s nao tou em erro), bla bla bla Mas a resposta final e sempre a mesma. Experimentem, leiam opinioes, e formem a vossa propria sobre qual se adequa melhor a voces ;) abracos

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Ok, cm base na discussão, eu opto pelo maya! Tendo de aprender o software para a cadeira de seminário, fiz um dos tutoriais base de modulação e o resto foi senso comum, bastante intuitivo a meu ver, é só procurar e ler os icons como atenção! Além que o help do maya é bastante completo! algumas opções base dele vem de origem enquanto que no 3 studio max tinhas que adquirir o plugin (além de que faz tudo que o 3ds faz,pelo que comparei, por isso em modulação e renderização andam quase a par)! Eu gostei mais por causa de animação, também bastante intuitiva, pelo menos a necessária à nossa área, visto ter de prender rapidamente por mim mesmo para um trabalho de 3D que fiz! e para primeira tentativa, o resultado foi melhor do que estava à espera, e com o computador que tinha! Por isso digo que é intuitivo. Para quem quer um programa óptimo para animação, com boa capacidade de renderizar e de modulação, o maya é uma óptima escolha! Mas para quem quer simplesmente um renderizar melhor que o cad, o viz serve! O Cinema 4D não conheço bem nem nunca mexi por isso não posso compara, mas pelo que tenho lido ainda é inferior ao maya! Depende do que se pretende atingir! é uma escolha com base na necessidade! Mas nem tudo são rosas, o maya peca pelo facto na importação de de sólidos de autocad, as texturas serem difíceis de aplicar a esses elementos importados, mau plug-ins, mas que devem ser agora resolvidos visto pertencer ambos à autodesk (que surpresa), e desde que ela não o estraguem...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.