3CPO Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Segundo a última versão, ficou pensado da seguinte forma: Almoço no Porto a 28 de Outubro, e posterior visita a local de interesse arquitectónico ou visita à Concreta... Aceitam-se sugestões finais concretas e acertadas...estamos a um mês... Adicionei também uma votação... Se nos próximos dias as coisas se mostrarem positivas a este encontro, deixo também algumas informações das deslocações para o Porto, bem como alguns mapas / ponto de encontro... Abraços Quote
lllARKlll Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Porra meus, só o dinheiro que vou gastar em portagens... Quote
JoaoAlexandre Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 entao nao vale a pena? eu sou gajo de alinhar, até sou de perto e tudo.. Siga pa frente com a iniciativa. Quote
pinTas Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 por mim, andamento com esta ideia! há que depois acertar pormenores, e tal, por isso quanto mais cedo se começarem a combinar as cenas melhor! Quote
3CPO Posted September 27, 2006 Author Report Posted September 27, 2006 ARK: Desloca-te de comboio...para pagares portagens e combustivel para ires sozinho de carro, mais vale ires de transportes... Abraços Quote
Pedro_Ribeiro Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 até vai doer, mas eu vou. dia 26 vou ver muse aos touros e dia 28 tamos lá em cima. Quote
3CPO Posted September 27, 2006 Author Report Posted September 27, 2006 É um esforço global... Espero que o pessoal compareça e torne o momento interessante... Quote
asimplemind Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 eu já tou a marcar presença neste evento nacional! Com visita guiada ao porto e a grandes obras da arquitectura portuguesa até é um crime não virem cá! :( Quote
Rui Resende Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 eu apareço, mas evidentemente para quem é da zona é mais fácil dizer que sim. Por isso, aqueles que são de mais longe é que poderão ter maiores contrariedades, como é compreensível. O que se fará a seguir ao almoço, acho que é de maior interesse que seja uma visita arquitectónica do que a Concreta. A Concreta este ano está com um programa fantástico, mas acho sempre mais interessante numa visita que se que se veja a cidade e não que se passe o tempo fechado numa sala num centro de congressos periférico, mesmo que o que se ouve lá dentro seja realmente interessante. Em relação ao que se pode visitar, acho que vai depender do que o pessoal esteja mais interessado em ver. De qualquer maneira, sugiro em termos de arquitectura contemporânea obras como; -o Museu Serralves, a FAUP, a recém acabada Bouça (que eu ainda não visitei convenientemente ), mais afastado em Leça a casa de chá da Boa Nova e as piscinas de maré, em conjunto com o arranjo urbanístico recente; isto em relação ao inevitável Siza. Já agora incontornavelmente os supra-discutidos Aliados. -A casa dos 24, e a quinta da Conceição junto ao porto de Leixões, do Távora -a casa das artes, edifício do Burgo, estações de Metro, edifícios de habitação para os lados da Foz do Souto Moura -a casa da música -várias outras que, primeiro não me recordei aqui (também só coloquei como se reparou os pesos pesados) ou que merecem ser vistas quase naturalmente quando por lá se passar, sem que precisem ser o "prato principal" da refeição . Aqui refiro obras mais desconhecidas, ou menos conhecidas, como a garagem da rua de Ceuta, o coliseu do porto, teatro rivoli, cinema batalha, o Silo Auto (discutível se se visita ou não mas para mim um dos melhores parques de estacionamento urbanos que conheço), o pólo universitário da Asprela (ao redor do hospital gémeo do Santa Maria, o São João) que está pejado de edifícios de autores mais ou menos conhecidos mas em geral interessantes, incluindo a FEP do V.Lima ou a novíssima Fac de Psicologia (do Távora em colaboração com o filho, já concluída após a morte do primeiro). Toda a marginal da Foz também merece ser vista, o edifício transparente (não que eu ache que faça muita falta visitar mas n deixa de ser referencial). Lembrei-me entretanto, o estádio do Dragão, uma obra absolutamente notável, do ponto de vista arquitectónico como do ponto de vista do arranjo urbanístico, etc. etc. etc. Fora do "menú" arq (+-) contemporânea, é evidente que é indispensável conhecer todo o Porto histórico, a baixa, ribeira, com a praça do Cubo e todas aquelas ruas anónimas e fabulosas onde vão aparecendo obras notáveis como o palácio da bolsa ou o mercado ferreira borges, o convento S.Francisco, a Sé, o paço do bispo, a estação S.Bento, a câmara do Porto (aliados), Clérigos (fundamental), edifício da Universidade, por aí fora. Agora é uma questão de quem vem de fora saber perante este roteiro vasto aquilo que pretende mais ver... Certo é que tudo o que referi é impossível ver numa tarde, quanto mais conhecer bem, mas também é verdade que muitas destas obras estão próximas das outras. Isto foi uma enxurrada, mas agora contava com a ajuda e sugestões de outros para começar a excluir temas e arranjar um programa mais real... Quote
Bruno_Rosa Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Quem vai da margem sul (do tejo) ? Quote
pinTas Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 não me está a parecer um programa nada mau. algumas das obras que falas já vi, mas tornava a vê-las, e as que não vi, com muito gosto iria ver! parece-me é que é um programa algo extenso para uma tarde, não? Quote
TiCo Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Eu ainda não tenho a certeza! dia 28 tenho comprimosso familiares, mas talvez sejam so para a hora do jantar e tenha o almoço livre! caso contrario nao poderei ir :) Quote
asimplemind Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 eu apareço, mas evidentemente para quem é da zona é mais fácil dizer que sim. Por isso, aqueles que são de mais longe é que poderão ter maiores contrariedades, como é compreensível. O que se fará a seguir ao almoço, acho que é de maior interesse que seja uma visita arquitectónica do que a Concreta. A Concreta este ano está com um programa fantástico, mas acho sempre mais interessante numa visita que se que se veja a cidade e não que se passe o tempo fechado numa sala num centro de congressos periférico, mesmo que o que se ouve lá dentro seja realmente interessante. Em relação ao que se pode visitar, acho que vai depender do que o pessoal esteja mais interessado em ver. De qualquer maneira, sugiro em termos de arquitectura contemporânea obras como; -o Museu Serralves, a FAUP, a recém acabada Bouça (que eu ainda não visitei convenientemente ), mais afastado em Leça a casa de chá da Boa Nova e as piscinas de maré, em conjunto com o arranjo urbanístico recente; isto em relação ao inevitável Siza. Já agora incontornavelmente os supra-discutidos Aliados. -A casa dos 24, e a quinta da Conceição junto ao porto de Leixões, do Távora -a casa das artes, edifício do Burgo, estações de Metro, edifícios de habitação para os lados da Foz do Souto Moura -a casa da música -várias outras que, primeiro não me recordei aqui (também só coloquei como se reparou os pesos pesados) ou que merecem ser vistas quase naturalmente quando por lá se passar, sem que precisem ser o "prato principal" da refeição . Aqui refiro obras mais desconhecidas, ou menos conhecidas, como a garagem da rua de Ceuta, o coliseu do porto, teatro rivoli, cinema batalha, o Silo Auto (discutível se se visita ou não mas para mim um dos melhores parques de estacionamento urbanos que conheço), o pólo universitário da Asprela (ao redor do hospital gémeo do Santa Maria, o São João) que está pejado de edifícios de autores mais ou menos conhecidos mas em geral interessantes, incluindo a FEP do V.Lima ou a novíssima Fac de Psicologia (do Távora em colaboração com o filho, já concluída após a morte do primeiro). Toda a marginal da Foz também merece ser vista, o edifício transparente (não que eu ache que faça muita falta visitar mas n deixa de ser referencial). Lembrei-me entretanto, o estádio do Dragão, uma obra absolutamente notável, do ponto de vista arquitectónico como do ponto de vista do arranjo urbanístico, etc. etc. etc. Fora do "menú" arq (+-) contemporânea, é evidente que é indispensável conhecer todo o Porto histórico, a baixa, ribeira, com a praça do Cubo e todas aquelas ruas anónimas e fabulosas onde vão aparecendo obras notáveis como o palácio da bolsa ou o mercado ferreira borges, o convento S.Francisco, a Sé, o paço do bispo, a estação S.Bento, a câmara do Porto (aliados), Clérigos (fundamental), edifício da Universidade, por aí fora. Agora é uma questão de quem vem de fora saber perante este roteiro vasto aquilo que pretende mais ver... Certo é que tudo o que referi é impossível ver numa tarde, quanto mais conhecer bem, mas também é verdade que muitas destas obras estão próximas das outras. Isto foi uma enxurrada, mas agora contava com a ajuda e sugestões de outros para começar a excluir temas e arranjar um programa mais real... Ora nem mais! isso dá pra um fim de semana inteiro e não se vê tudo! não sei se vale a pena ir a leça... depende se ha carros e tal... Acho que é preferivel andar pelo porto e aproveitar o metro já que tb se quer as estaçoes e visita-se a bouça, casa da musica, MERCADO DO BOM SUCESSO, .... Quote
pinTas Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 vá,mudança de planos...em vez de um almoço e uma tarde a ver arquitectura, vamos fazer um fim de semana inteiro!! eu adorova ver esses sítios todos, mas vamos ter que pensar bem nos sítios a ver, se não corremos o risco de deixar a visita a meio :) Quote
Guest Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Fico à espera do encontro em Lisboa. Quote
Rui Resende Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 Pois, ver tudo o que referi até vale mais que um fim de semana só, por isso é que falei daquela avalanche estilo buffet . Sirvam.se do que quiserem mais . Mas realmente o que disse o asimplemind é verdade, é capaz de ser melhor eliminar as propostas que ficam mais afastadas, Leça, Matosinhos, Leixões, e ficar por sítios que não exijam carros ou grandes viagens, eventualmente com algum trânsito. E o mercado do bom sucesso realmente também vale a pena, esqueci-me desse. De qualquer maneira, se calhar era porreiro demarcar tipo duas zonas, ao redor da Boavista, uma e o centro histórico, outra... Com um bocado de esforço e de pernas até se vê tranquilamente uma grande quantidade de coisas. Digo isto porque me parece que é nestas zonas que se encontra a maior concentração de obras "a ver". Fica de fora o Serralves que para mim é imperdível, porque se não é o melhor projecto do Siza, anda lá perto, e para além disso existe lá também a casa antiga de Serralves, um dos projectos mais arrojados do Marques da Silva. Mas não se pode ver tudo, e também só dá pretexto para quem vem voltar mais vezes... Quote
Bruno_Rosa Posted September 27, 2006 Report Posted September 27, 2006 sim acho que também espero por um em Lisboa Quote
asimplemind Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 é assim... ir ao porto ver arquitectura e nao ver serralves é mto mau! Penso que a serralves pode ser o sítio mais periférico que podemos ir... Eu tenho carro se mais alguem tiver já nao é mau, mas também temos autocarros para lá o unico problema é o transito até la chegar, mas pode ser que num sabado nao seja tanto. Mas eu apostava em andar a pé e de metro pelo porto por dá para ver muita coisa!! Já agora... as casas do SAAL em São Vitor... Por exemplo... Indo à faup e à casa das artes que sao perto, passasse antes pelo palacio de cristal com a biblioteca, dá para ir ainda à casa da musica e de lá seguir para serralves. é claro que em serralves eu ficava um dia inteiro só a passear nos jardins a ver a casa de serralves (lindissima) e o museu, mas faz-se o que for possivel. pra mim faz mais sentido andar pela baixa do porto, até se podia andar no funicular dos guindais, tem-.se uma vista linda para a ponte d.luis e a muralha, ver monumentos historicos, aliados, edificio dos correiros, rivoli, palacio atlantico, siloauto, hotel d.henrique, clerigos, cadeia da relaçao, entrar no metro ir até à boa vista ver a casa da musica, mercado bom sucesso seguir a pé para a faup, casa das artes (talvez) apanhar autocarro e ir a serralves e por mim ficava-se lá a apreciar o fim do dia no café lá em cima a beber um cházinho! Quote
3CPO Posted September 28, 2006 Author Report Posted September 28, 2006 O pessoal de Lisboa está-se a cortar porque? :) Quote
Bruno_Rosa Posted September 28, 2006 Report Posted September 28, 2006 Porque somos estudantes e nao nadamos em dinheiro :) Quote
Recommended Posts