Arquitecto35 Posted October 7, 2010 Report Share Posted October 7, 2010 Gostava de levantar este tema aqui neste presado forum, para talvez despertar qual a diferença profissional entre um Arquitecto Portugues em Portugal e um Arquitecto Espanhol em Espanha, lembrei-me só porque é o nosso unico vizinho lado a lado... alguem tem alguma informação sobre como funciona e já agora poderá fornecer a fonte da sua informação. Sei que em Portugal existe dois tipos de Arquitectos, o que aprecia o projecto, ou seja, o funcionario da Camara que é dotado da razão pois não erra, logo não é avaliado, senão não estaria a apreciar projectos. E existe o outro que é aquele que elabora projectos que submete os mesmos junto das entidades licenciadoras, que não é devidamente competente ou é maroto tenta enganar as ferramentas do Ordenamento do Territorio, embora lhe seja exigido o seu termo de responsabilidade, que ainda não consegui perceber bem qual a responsabilidade?! isto porque se não é aprovado... não prejudicou a sociadade, se foi aprovado a responsabilidade é transferida para a edilidade... Gostava levantar as vossas opiniões caros colegas... Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo.figueira Posted October 8, 2010 Report Share Posted October 8, 2010 Por aquilo que sei é a própria associação profissional (colégio) que é responsável por avaliar os projectos dos seus associados. Por outro lado existem também as avaliações realizadas por OCT's (organismos de verificação técnica) a pedido das seguradoras que realizam o chamado "seguro decenal". Link to comment Share on other sites More sharing options...
XXXXX Posted October 8, 2010 Report Share Posted October 8, 2010 dotado da razão Nunca vi a arrogância ser tão mesclada com estupidez... O funcionário da Câmara... Arquitecto... dotado da razão, só falta dizer, que provavelmente o Mundo gira em torno dele... o sol dos nossos dias, portanto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted October 10, 2010 Report Share Posted October 10, 2010 oh XXXXX acho que da para perceber a ironia, não e? Link to comment Share on other sites More sharing options...
XXXXX Posted October 10, 2010 Report Share Posted October 10, 2010 A Câmara de Torres Vedras, é o sol dos meus dias, várias vezes ao dia, passo por lá e digo para mim próprio: Este sítio, está dotada de razão...Depois de orbitar em torno da CM de Torres Vedras, estaciono, saio do carro... passo pelas pessoas no meio da Rua, aponto para a CM de Torres Vedras e digo, "este sítio, está dotado de razão..." as pessoas, abanam a cabeça, condescendem, respiram fundo e dizem em surdina:Coitado do rapaz... perdeu o Juízo! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted October 12, 2010 Report Share Posted October 12, 2010 :p :palmas: :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
fadadolar Posted October 13, 2010 Report Share Posted October 13, 2010 Sei que em Portugal existe dois tipos de Arquitectos, o que aprecia o projecto, ou seja, o funcionario da Camara que é dotado da razão pois não erra, logo não é avaliado, senão não estaria a apreciar projectos. E existe o outro que é aquele que elabora projectos que submete os mesmos junto das entidades licenciadoras, que não é devidamente competente ou é maroto tenta enganar as ferramentas do Ordenamento do Territorio Passando a ironia, o que diz só demonstra uma enorme ignorância sobre a relação entre arquitectos camarários e arquitectos projectistas. Já conheci técnicos camarários extremamente competentes que tudo tentam para resolver os problemas levantados pelos processos que analisam e outros que nem deviam ser autorizados a chegar-se ao pé de um processo. Também já conheci arquitectos projectistas que nem deviam estar inscritos na Ordem, tal é o grau de irresponsabilidade e incúria e que, sim, tentam enganar as Câmaras informando mal processos ou arranjando expedientes manhosos para não se detectarem os incumprimentos à lei, e outros que em cada projecto tentam respeitar as regras com bons projectos e um cuidado extremo em tudo o que apresentam. E digo isto sendo eu projectista. Cuidado com as generalizações.... Quanto ao termo de responsabilidade, deixe-me só dar-lhe um exemplo: um arquitecto entrega com uma comunicação prévia para umas obras simples num apartamento os termos de responsabilidade de autor e coordenador . Em fase de obra decide o arquitecto fazer alterações que deviam estar sujeitas a licenciamento, como alterações na estrutura, só que estas não estão bem acondicionadas e levam a que haja problemas nos pisos adjacentes. O que acontece? Obra embargada e processo de contra-ordenação (ou queixa-crime, dependendo da gravidade do problema), com possibilidade de processo na Ordem. É precisamente para estas situações que existem termos de responsabilidade, para responsabilizar o arquitecto perante a entidade licenciadora que se compromete a fazer o projecto entregue. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardo.figueira Posted October 13, 2010 Report Share Posted October 13, 2010 Ver anexo: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now