Pedro_Ribeiro Posted September 25, 2006 Report Posted September 25, 2006 dezenas de vezes ouvimos, em entregas finais, os nossos professores a dizer para elaborarmos um, dois, três paineis. temáticos, livres, cada professor estabelece as regras e as soluções nem sempre são as melhores. harmonia, tamanho de texto, tipo de texto, 3d, maquetas? é claro que não existe um padrão pré-definido de um painel, ou mesmo da solucção perfeita... mas para vocês como deverá ser estruturado um painel? já falamos de portfólios, mas o painel também é um cartão de visita dos nossos projectos. coloquem os vossos exemplos, formas de pensar o painel, etc. Quote
Dreamer Posted September 25, 2006 Report Posted September 25, 2006 O painel depende muito do projecto em causa, porque não sendo tão variado em termos de temas, focando apenas um projecto, pode e deve ser adaptado a esse mesmo projecto... Depois é como dizes... cada um tem a sua forma de ver o "melhor" painel... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Bruno_Rosa Posted September 25, 2006 Report Posted September 25, 2006 É free for all, tem de conseguir "vender" o projecto. Quote
asimplemind Posted September 25, 2006 Report Posted September 25, 2006 acima de tudo a ideia é comunicar. detesto aqueles paineis cheios de coisinhas bonitas, barras vermelhas, letras na vertical, linhas que vão cruzar umas com as outras.... Tudo isso são obstaculos para a compreensao do painel e do que se está a apresentar. um painel interessa ser claro e conciso! mais do que isso já é exagero... ah... e convém não se andar a copiar o painel do vizinho do lado se não se compreende a ideia geral do painel. O resultado é sempre mau Quote
Bruno_Rosa Posted September 25, 2006 Report Posted September 25, 2006 Eu colo plantas cortes e alçados em ponto GRANDE pa se ver e um texto explicativo curto e depois meto-me a falar. Um ou outro render pa se ver a ideia Quote
Nemezis Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 Os meus paineis só tinham uma intenção: mostrar o trabalho e descreve-lo com imagens e texto Claro que nunca era tão literal assim, e cada painel era um pequeno desafio que aparecia de braço dado com o respectivo projecto (esta foi profunda ) Deixo aqui os meus 2 paineis gémeos que elaborei no final do estágio :nervos: (as barras pretas com as legendas a texto branco eram norma da faculdade; o resto fica ao critério do aluno) E quando mostramos os nosso projectos, temos de ser fortes para os defender, mesmo que existam falhas, não importam, pois aprendemos sempre com os erros :rambo: Nota: sei que esta é uma secção de Arquitectura como todo o fórum, mas em termos de metodologia de trabalho, o Design é muito semelhante. Quote
Bruno_Rosa Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 Para final de estagio está bom. Mas para as apresentações periodicas dos projectos (apresentações finais de exercicios) na minha universidade sao dois paineis A1 plastificados (pode nao ser) em que se cola folhas impressas para apresentar o trabalho, não se vai gastar dinheiro em impressões de grande formato... Para apresentações finais claro que deve ser algo esteticamente bom. Quote
Nemezis Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 Eu não gastei guito nenhum Os painéis foram entregues em CD-ROM, 2 grandes TIFs de alta resolução... Não sei o que lhes fizeram depois, mas nunca houve exposição com os cartazes (que eu saiba) Quote
Bruno_Rosa Posted October 3, 2006 Report Posted October 3, 2006 loll normalmente querem é ver os paineis ao vivo Quote
Pedrucci Posted October 7, 2006 Report Posted October 7, 2006 Eu sempre insisti com os meus professores, que cada univ no curso de arquitectura, deveria existir uma cadeira de computação gráfica (excluindo o CAD) para nos ensinar a mexer em diversos programas, e onde tivessemos aulas de design gráfico e comunicação... Um dia visitei a FAL e vi uns trabalhos de 5º ano afixados perto do Bar da univ... que desilusão que eu apanhei, pois nem eu no me 1º ano fazia montagens como aquelas que eu vi... É de extrema importância a inclusão de uma cadeira com aqueles moldes que eu descrevi acima... o desenvolvimento da nossa apresentação gráfica está a cabo de cada um de nós. E importante vender o projecto, mas se o painel não comunicar por si só, o projecto não se vende... Já vi muitos bons projectos serem rejeitados na univ devido a má montagem gráfica... Fica aqui a opinião Quote
Bruno_Rosa Posted October 7, 2006 Report Posted October 7, 2006 Sim, pelo menos na ULHT aprende-se Autocad e Viz e uma aula ou duas de Photoshop e nada mais. Quote
Recommended Posts