Jump to content

Recommended Posts

Posted

Este é um assunto sobre o qual eu gostaria de me debruçar e ter mais informação, nomeadamente a nível nacional, projectos e propostas de arquitectos portugueses ou também a nível internacional sobre este tema. Se pudessem dispensar alguma informação sobre isto.. eu agradecia.

Posted
Encyclopedia of vernacular architecture of the world / Paul Oliver, ed. Cambridge : University Press, 1998

Já passei os meus olhos por essa enciclopédia...acho que é exactamente aquilo que procuras ! Tem arquitectura vernacular de todo o mundo! Desenhos demonstrativos e explicações que nos ajudam a respondem a questoes como:

>>porque é que os telhados em paises nordicos sao mais inclinados ?

>> ou porque é que em países tropicais, as habitaçoes vernaculares têm uma elevação relativamente ao solo?

Vais achar interessante se te mostras interessada em Arq. directamente relacionada com o local em que se insere! :s

Boas pesquisas!
Posted

eu por acaso tenho um livro de capa preta que se chama "arquitectura popular em portugal" e tem tudo detalhado desde os sitemas construtivos nos diferentes tipos de casa ao longo do país às diferentes técnicas de aparelhamento da pedra, ... é muito completo e está ilustrado com desenhos magníficos

Posted

Sem duvida que cada vez mais a materialidade enquanto elemento gerador de sensações, desde temperaturas, relevos, etc... bem como forma de gerar espacialidade e trabalha-la é algo que é fundamental no mundo da arquitectura, no entanto cabe ao arquitecto saber a forma como arbitra e aplica materiais, quer em projecto, como em obra, como no fim das suas vidas ( materiais ), pois tem a responsabilidade social de saber criar e saber dar um "bom fim" a esse materiais, quando estes ultrapassam o seu tempo de vida... Estas imagens que aki colocaste sonia, fora a espacialidade gerada plo arquitecto, ha 1 preocupação inerente plo mesmo na escolha dos materiais que são as suas propriedades enquanto defensores do meio exterior, e algo muito importante a sustentabilidade do mesmo, pois essas "casas" ao serem destruidas mais tarde, os materiais que as compõem podem e devem ser reaproveitados / reciclados... é esse caminho que a arquitectura contemporanea deve promover, não digo com a "linguagem arquitectonica" desses edificios, mas no principio inerente da aplicação da materialidade que o arquitecto teve em conta nessa abordagem, desde o material da zona, onde esse projecto foi inserido, como na reaproveitabilidade do mesmo... P.S desculpem o testamento...lol

Posted

Estas imagens são por exemplo em tudo identicas à anteriores,.. mas existem numa tribo desde os tempos dos primórdios.. a minha pergunta é .. até que ponto é que posso distinguir estas " tocas" das outras propostas.. :s

Posted

Essa tribo que falas são os Anasazi, da Green Table, no Arizona! Podes distinguir estas "tocas" como habitações estrategicamente embutidas nas falésias do Colorado, para fins bélicos, pois tinham total controlo visual, sobre tudo o que se passava num plano inferior. Contudo também foram feitas interpretações que focam as preocupações ambientais, de ganhos energéticos. Pelo que, no Inverno, quando o Sol tem um angulo de menor amplitude (H.N.), prefura o Canyon e durante o verão, as habitaçoes dos Anasazi, econtram-se protegidas dos ganhos solares....:s É interessante reflectir sobre isso! Já agora, Sonia, boa sorte com a tese! :p

• 1 month later...
Posted

bem...vendo as imagens em cima parece-me (somente meu ponto de vista!) que falamos só de arquitecura vernacular e ecológia e não tanto de bioclimática.

Sobre arquitectura vernacular/bioclimática (portuguesa) acho que ler raul lino "faz bem" - casas portuguesas

nesse livro ele fala daquilo que é o desenho tradicional português e depois menciona questões de disposição dos ambientes da casa em relação ao sol...por exemplo
(o homem já sabia o que era arquitectura bioclimática!!)

Posted

eu estava a falar do contexto português, algo que a Sónia mencionou...
e de alguém que intencionalmente projectou, teorizou e, apresentou um método trabalho...

sem menosprezar o canibais, em que parte dos seus hábitos para sorte da maioria se perdeu... de facto construíram a casa deles por baixo da pedra, de facto conseguiram uma boa teoria para isso mas, em boa verdade parece-me matéria demasiado académica (o conforto acustico que, também é uma questão bioclimática lá deve ser optimo) , já agora, pergunta lá ao teu professor de ambiente (rosmaninho??), acerca de uns espanhóis...que ainda hoje vivem em subterrâneos (é já aqui ao lado)

ps- a "seca" estava optima podias ter deixado ficar.

Posted

... parece-me matéria demasiado académica (o conforto acustico que, também é uma questão bioclimática lá deve ser optimo) , já agora, pergunta lá ao teu professor de ambiente (rosmaninho??), acerca de uns espanhóis...que ainda hoje vivem em subterrâneos (é já aqui ao lado)

ps- a "seca" estava optima podias ter deixado ficar.

:) para que perguntar a outra pessoa, se TU MESMO podes explicar o porque: passo a citar : "raul lino "faz bem" - casas portuguesas".

P.s. È feio andar a ver os perfis das pessoas. Ambiente ?! Rosmaninho ?!!!....qui feio rapaix! Mas vou-me informar e tentar perguntar ...achas que ele consegue explicar melhor que tu é ?
A "seca" foi retirada por respeito, mas se fizeres questao que fique!;)