AnaFS Posted November 27, 2009 Report Posted November 27, 2009 Olá! Tenho de desenvolver uma proposta para Turismo Rural, que consiste em projectar 15 moinhos num determinado terreno, até vou tendo ideias para desenhar o modulo, mas a pesquisa que fiz sobre o assunto não foi muito produtiva, não gostei do que vi. Alguém conhece algum moinho com pinta? E já agora fabricantes de madeira Lamelada?? tenho de arranjar e não encontro também. Obrigada!! Quote
the_architect Posted November 27, 2009 Report Posted November 27, 2009 Construir moínhos do nada para servirem de habitação de turismo rural? Isso parece-me algo gratuito e artificial... Percebo o conceito de requalificações de pré-existências, mas não de construções de raiz. Talvez por isso seja grande a dificuldade no desenvolvimento da proposta. Se possível, aconselho a alterar a directriz da investigação. Quote
Pedro Barradas Posted November 27, 2009 Report Posted November 27, 2009 ... realmente anaFS, devia tentar demover o seu cliente dessa ideia estranha... no fundo está a elaborar um loteamento de moinhos... LOLOLOL... Esses moinhos, vão ser moinhos de vento... claro... e cada um vai estar na crista de um penedo ou colina, certo?!? Agora fora de brincadeiras... e qual vai ser o enquadramento do empreendimento face à legislação dos empreendimentos turisticos? Madeira lamelada, tem a JULAR, por exemplo Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
Bruno_Rosa Posted November 28, 2009 Report Posted November 28, 2009 Não faz sentido. Veremos, os moinhos não existem para fazer turismo, existem para transformar sementes. Mas como não transformamos mais material em moinhos convertemos-os par outras coisas. Espero que isso seja um projecto para requalificar moinhos pre-existentes. Moinhos com pinta tens um aqui em Alcochete que até já foi uma radio pirata :) Quote
AnaFS Posted November 28, 2009 Author Report Posted November 28, 2009 Olá! Obrigada a todos. Mas não me devo ter feito entender, o que o cliente quer não são replicas de moinhos, mas sim modulos redondos que dentro de si sejam t2, voltados para uma paisagem alentejana, e depois funcionem para turismo. Quote
Bruno_Rosa Posted November 28, 2009 Report Posted November 28, 2009 Ai estamos a falar de outra coisa :) Quote
the_architect Posted November 29, 2009 Report Posted November 29, 2009 Ainda assim, no caso de inexistência de um moinho autêntico (ou vários), essa forma redonda, que pressuponho ser cilíndrica, é mais uma escolha simplesmente formal, e desde logo gratuita, do que resultado de uma investigação. Mesmo em termos económicos surge o problema de que com paramentos curvos é muito possível que todo o mobiliário tenha que ser feito por medida o que sem dúvida vai encarecer muito o preço da obra. A questão principal, na minha opinião, passa por até que ponto ser imprescindível, justificável ou até mesmo desejável a inclusão da forma curva neste projecto, tendo sempre em conta que é vocacionado para programa habitacional. Em termos de obras cilíndricas sempre gostei muito da Casa do Bosque da Kazuyo Sejima. Aconselho no entanto a, se o objectivo do projecto é de facto "voltar" o interior "para a paisagem alentejana", que investigues observatórios (ornitológicos, de natureza, etc) ou algumas casas de pradaria americanas em torre, que têm algo de comum com esses postos de observação. Apesar de todos eles serem de secção ortogonal. By the way, se precisares eu sou sub-contratável. ^^ Quote
JJ' Posted November 30, 2009 Report Posted November 30, 2009 Talvez a ideia do moinho como casa de habitação seja dispensável... Se for em frente a forma cilíndrica do projecto, pode sempre optar por uma zona interior única com excepção de quartos e instalações sanitárias. As varandas interiores estão com alguma utilização nos tempos que correm no caso de possuir mais que um piso :) Quote
AnaFS Posted December 2, 2009 Author Report Posted December 2, 2009 Esqueça-mos a ideia de moinho! Sim estou a estudar cilindros para esta tipologia t2, com 2 pisos, mezanine, prolongamento para o exterior tudo que se quer quando se passam uns dias férias! Obrigada a todos. Quote
AnaFS Posted December 2, 2009 Author Report Posted December 2, 2009 Já agora procurei Sejima Casas do Bosque e nada! Sabe o nome em Inglês? Quote
leandro Posted December 2, 2009 Report Posted December 2, 2009 Também tens uma reconversão de um moinho em habitação do José Gigante em Caminha, mas não é bem um T2. Edit: Vi agora que só a forma cilíndrica te interessa... Quote
Pedro Barradas Posted December 2, 2009 Report Posted December 2, 2009 .. pois também só conheço o moinho, com intervenção do josé Gigante... mas não cumpre com as normas agora em vigor de acessibilidades e SCIE!!! Quote Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico...
kaz Posted December 2, 2009 Report Posted December 2, 2009 Em Rio Maior, existem moinhos que servem para turismo, exactamente com a ideia que o teu cliente quer. Procura saber mais sobre eles e fala com quem os reabilitou, podem ajudar-te a nivel de materiais, onde os encontrarás, fornecedores, etc etc etc Quote
the_architect Posted December 2, 2009 Report Posted December 2, 2009 Kazuyo Sejima - Villa in the Forest - 1992 to 1994 - Nagano, Japanhttp://tinyurl.com/ylh9x84http://tinyurl.com/yjg56lo Sugiro no entanto que procures antes em livro. Quote
Recommended Posts