Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem... Por estar sempre a ver o novo anuncio contra a ilegalidade aqui no forum... Gostaria de saber o que para voces é realmente pirataria, ou se sabem o que é realmente pirataria. Tirar programas da net é ilegal? Tirar musicas da net é ilegal? Tirar DVD's da net é ilegal? O "crack" é ilegal? O que é realmente ilegal? Pode a ASAE fazer o que tanto promete a particulares? Fica aqui o assunto no ar...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

Tudo o que referiste é ilegal ...

Sente que tem um dever para com a sociedade ...
Não está no seu espírito deixar que a lei seja desrespeitada ...
Então propomos-lhe que denuncie as situações prevaricadores que chegam ao seu conhecimento:

# Cópia ilegal em geral
# Cópia ilegal na internet
# Venda de produtos de software suspeitos na Internet
# Endereços com cracks

O formulário seguinte serve para reportar casos de parceria:
http://www.assoft.pt/luta_anti_pirataria/denuncia/denuncia.asp

Posted

Pois... normalmente essa é a resposta... Mas, não é bem assim. 1º A ilegalidade principal é a venda de produtos sem os devidos direitos de autor. Tirar programas da net é ilegal? Não! Desde que não os venda. É verdade que não se esta a ter uma atitude ética, mas não é o fazer o download de um software que é ilegal. Pode-se tirar qualquer software quer no E-mule, Kazaa, etc... Deve-se seguidamente adquirir as devidas licenças. A venda desde tipo de produtos é totalmente ilegal. Tirar musicas da net é ilegal? Depende... Tudo depende de onde é retirada e de como estão os direitos das musicas. Atenção, qualquer musica em MP3, não pode ser considerada directamente ilegal, pois não existe qualquer tipo de venda "física" de cd's de musica em MP3. Mas como já referi, tudo depende de onde foi retirada e dos direitos. Tirar DVD's da net é ilegal? É ilegal, mas dependendo de onde foi retirado, o utilizador poderá ter o produto durante 24 horas no seu PC. Qualquer tipo de reprodução publica ou gravação é totalmente ilegal. Produtos em DivX (formato .avi) poderão não ser considerados ilegais, conforme foi possível esse produto. O "crack" é ilegal? De todo não é ilegal. Pela lei qualquer utilizador, tem direito em fazer uma copia de todo o seu software. Poderá utilizar um crack, desde que tenha as devidas licenças, para poder utilizar o seu produto. O que é realmente ilegal? Ilegal é a venda directa ou indirecta, a reprodução sem qualquer autorização. Desde que o produto não esteja no formato em que se encontra a venda, não pode ser considerado ilegal. Qualquer forma de ganhar dinheiro com esse produto, ate mesmo simplesmente cobrar o preço do CD virgem, torna o produto totalmente ilegal. Pode a ASAE fazer o que tanto promete a particulares? Primeiro é tecnicamente difícil chegar a todos. Depois terá que se provar que o produto apreendido é realmente ilegal, em muitos casos isso é praticamente impossível de se adquirir. Depois, não poderão levar nada de casa, sem um mandato do tribunal, e isso normalmente só é adquirido quando esta provada a venda dos produtos. PS.: Eu não estou a apoiar a pirataria, alias como costumo dizer "não há nada como o original". Mas muitas vezes as pessoas, não estou a dizer que é o caso, não sabem em concreto o que é ou não crime.

Posted

Pois... normalmente essa é a resposta...
Mas, não é bem assim.

1º A ilegalidade principal é a venda de produtos sem os devidos direitos de autor.

Vender, usar, emprestar, reproduzir, copiar, etc etc é tudo ilegal. A licença garantida dos direitos de autor é assumida a uma única pessoa, à titular do produto.

Tirar programas da net é ilegal?
Não! Desde que não os venda. É verdade que não se esta a ter uma atitude ética, mas não é o fazer o download de um software que é ilegal. Pode-se tirar qualquer software quer no E-mule, Kazaa, etc... Deve-se seguidamente adquirir as devidas licenças. A venda desde tipo de produtos é totalmente ilegal.

Ilegal novamente. Ambas as situações, venda e download.

Tirar musicas da net é ilegal?
Depende... Tudo depende de onde é retirada e de como estão os direitos das musicas. Atenção, qualquer musica em MP3, não pode ser considerada directamente ilegal, pois não existe qualquer tipo de venda "física" de cd's de musica em MP3. Mas como já referi, tudo depende de onde foi retirada e dos direitos.

Ilegal novamente, qualquer mp3 vem munido de licença incorporada no próprio ficheiro, os mp3 ilegais não possuem. Apenas é legal os mp3 ou música comprada em sites devidamente autorizados como o iTunes. As licenças da música são chamadas de DRM.

Tirar DVD's da net é ilegal?
É ilegal, mas dependendo de onde foi retirado, o utilizador poderá ter o produto durante 24 horas no seu PC. Qualquer tipo de reprodução publica ou gravação é totalmente ilegal. Produtos em DivX (formato .avi) poderão não ser considerados ilegais, conforme foi possível esse produto.

E finalmente ilegal :). Não podes ter um produto não licenseado por qualquer tempo no computador, mesmo sendo para reprodução no teu próprio computador e só para ti.
DivX é um formato e não uma licença, da mesma maneira que posso reproduzir uma obra de Saramago num formato Word, estou em ambas as situações a violar direitos de autor, mas o formato que o estou a reproduzir em nada têm a ver com a ilegalidade.

É sempre violação de direitos de autor se se reproduz/copia/vende/etc, etc algo que é feito por outrem ou que não dispõem de uma licença adequada.

O "crack" é ilegal?
De todo não é ilegal. Pela lei qualquer utilizador, tem direito em fazer uma copia de todo o seu software. Poderá utilizar um crack, desde que tenha as devidas licenças, para poder utilizar o seu produto.

Errado, não é a lei que define isso, mas o fabricante do software. Podes fazer um backup do teu software se tiveres o software licenciado, de outra maneira é ilegal.
O crack como dizes é novamente ilegal, o seu uso é totalmente proibido por lei, e o seu uso faz perder os direitos à licença do software.

O que é realmente ilegal?
Ilegal é a venda directa ou indirecta, a reprodução sem qualquer autorização. Desde que o produto não esteja no formato em que se encontra a venda, não pode ser considerado ilegal. Qualquer forma de ganhar dinheiro com esse produto, ate mesmo simplesmente cobrar o preço do CD virgem, torna o produto totalmente ilegal.

Todo o que citas-te acima. O produto mesmo fora do formato original ou em que se encontra à venda as licenças mantêm-se.

Pode a ASAE fazer o que tanto promete a particulares?
Primeiro é tecnicamente difícil chegar a todos. Depois terá que se provar que o produto apreendido é realmente ilegal, em muitos casos isso é praticamente impossível de se adquirir.

É facilimo provar que o produto é ilegal, basta não ter o CD original, e se for adquirido via web então é sempre necessária a respectiva factura ou prova de compra. Se não tiver é automaticamente ilegal.

A ASAE é uma entidade reguladora, que normalmente trabalha no mercado empresarial, logicamente não irá inspeccional sem razão válida os computadores dos particulares.

Depois, não poderão levar nada de casa, sem um mandato do tribunal, e isso normalmente só é adquirido quando esta provada a venda dos produtos.

A ASAE já vai munida de tudo, e por lei pode levar qualquer produto que seja considerado suspeito sem ter que justificar ao proprietário.

Não adianta justificar a pirataria com formatos, venda, não venda. A pirataria é as quebras de licenças, e depois a venda ou a reprodução ilegal dos produtos. Porque em todos os produtos que adquires "assinas" um contrato.

Se te queres informar sobre a lei vigente por favor visita o site da ASSOFT. Mas não se iludam com o facto de apenas ser pirata aquele que vende o software, música ou DVD que fez o download na internet.
Posted

Como disse, podes usar o Crack, se tiveres o software original. Em relação ao download de produtos, existem casos legais, onde podes fazer o download do produto e ter o mesmo no PC durante x de tempo. Nos filmes, com disse tudo depende de onde foi retirado. Nas musicas, existem sites, que podes fazer o download legal de musicas, sem custos. também, podes ter produtos sem ter o CD original. Em relação a compra on-line, existe sempre algum documento que prove que é legal, mas isso também pode ser muito discutível. Agora, uma coisa é certa, acho que a lei portuguesa, não esta bem preparada para diversas situações a nível web que são legais, mas actualmente aos olhos da lei portuguesa não o são. PS.: Como disse não estou a defender a pirataria, nem quem faz uso dela. Simplesmente estou a apresentar factos, que são bem reais...

Posted

Como disse, podes usar o Crack, se tiveres o software original.

Em relação ao download de produtos, existem casos legais, onde podes fazer o download do produto e ter o mesmo no PC durante x de tempo.
Nos filmes, com disse tudo depende de onde foi retirado.

Nas musicas, existem sites, que podes fazer o download legal de musicas, sem custos.

também, podes ter produtos sem ter o CD original.
Em relação a compra on-line, existe sempre algum documento que prove que é legal, mas isso também pode ser muito discutível.

Agora, uma coisa é certa, acho que a lei portuguesa, não esta bem preparada para diversas situações a nível web que são legais, mas actualmente aos olhos da lei portuguesa não o são.

JAG por favor lê a lei vigente, estás enganado, a lei portuguesa já cobre muita coisa e não te esqueças que vives na Europa, e por isso a legislação europeia também te cobre.
Podes fazer o que quiseres com o produto desde que a licença o permita. Em todas a EULA o uso de crack é expressamente proibido, um crack insere código no software para o activar, e nas EULA é proibida a alteração do código do programa, na lei vigente portuguesa e europeia o crack é proibido.

Logicamente se o software for um trial de 30 dias, um freeware, um shareware, um opensource, no caso de uma música se for feita o download de um site de bandas onde permitam o seu download para promoção ou comprada numa loja iTunes, e finalmente num DVD ver um trailer, um excerto.
Mas será tudo ilegal se for um Autocad (totalmente funcional), o CD da Britney, ou o filme "Corrupção" tirado de um e-mule ou outro software semelhante.

TODOS os produtos contém direitos de autor exceptuando-se os casos onde seja explicita a licença a negar esses direitos.

Em relação a compra on-line, existe sempre algum documento que prove que é legal, mas isso também pode ser muito discutível.

Uma factura nunca é discutível, nem pode ser. Se for discutível não pode ser legal ou mesmo uma factura. Todas as facturas são numeradas e ambos os numeros têm de coincidir.

Existem dois problemas, a lei e os contractos, ao entrares num site "assinas" digitalmente um contracto, aos instalares um software também o "assinas" estes contratos a violação desses contratos são tão válidas como qualquer outro.
Posted
Connecty... eu não estou a por isso em causa. E tens toda a razão...

Mas dou um exemplo simples e funcional:
Fazes download das musicas no Last.fm, e por sua vez fazes uma compilação para um CD... vais no teu carro, uma operação STOP... levam-te o CD, por disserem que é ilegal.
Então é ilegal este CD!?

Posted

Esse CD vai ser ilegal se por exemplo nele conter música licenciada, se incluir grupos famosos por exemplo. Mas para saberes tens de ler as codições do Last.fm e das músicas que fazes o download. A lei já está devidamente preparada para muitos dos casos, tens o exemplo do BTuga (ou algo semelhante), de uma espécie de e-mule em que a ASAE fechou as "portas" do site e apreendeu servidores, computadores e restante material informático.

Posted

Isso é um exemplo daquilo que a meu ver não esta correcto. Em relação ao E-mule, Kazaa e outros semelhantes, não são ilegais. Isso é mais que garantido, pois os criadores do programa, não tem qualquer responsabilidade sobre os contidos distribuídos. Neste aspecto, todos devem concordar... No que se refere ao BTuga... por completo desconheço totalmente o funcionamento do site. Porque nem sempre os sites são ilegais, tudo depende do seu funcionamento... Neste caso, não sei mesmo... nunca entre la, acho eu...

Posted

Exactamente, esses softwares são legais, mas algumas das maneiras como são usado é que são ilegais.
Da mesma forma podiam pelo Arquitectura.pt distribuir software ilegal através de mensagens privadas, não tinhamos conhecimento do mesmo, nem nós estavamos a fazer nada de ilegal, mas da mesma forma está especificado nas regras do fórum.

Posted

Correcto. E acho muito bem que essa informação estar nas regras do fórum. A sempre alguém que não consegue destingir as coisas... Mas a questão passa um pouco por ai... praticamente nenhum site, apesar de ser para a divulgação de produtos ilegais, em si não é ilegal. Mas também todos sabem que é possível eliminar esses conteúdos. Isto faz surgir duas questões... Porque é que as empresas não tomam uma medida referente a isso? Será que as empresas estão interessadas em que este tipo de sites acabem?

Posted

Sim em Portugal isso esta bem activo. Mas a maioria dos programas não são portugueses. E se fizermos uma pequena pesquisa, apesar de haver varias campanhas contra a pirataria, cada vez se vê mais sites com conteúdos ilegais. Algo não bate certo... os EUA, bem sabemos como eles lidam com situações na web, e actualmente não se vê nada contra este tipo de conteúdos.

Posted

isso da pirataria é um esquema que interessa aos próprios fabricantes, é uma maneira de fazer publicidade sem gastar dinheiro... é o exemplo do autocad, os alunos na universidade aprendem a trabahar com o autocad pq é facil tê-lo e dps na vida profisional optam por ele pq já estão habituados... a autodesk está sempre a dubir as receitas todos os anos e tem dos softwares mais piratiados do mundo.... e tb é boa para o desenvolvimento dos próprios softwares, pois graças aos piratas, o desenvolvimento dos softwares é mais rápido...

Posted

Há muita gente que se queixa que os cd's são caros, os jogos são caros e até mesmo os livros... acabam por fazer downloads ilegais contribuindo para que se tornem ainda mais caros. Na minha opinião os serviços de banda-larga residencial não precisam de atingir as velocidades que atingem. Depois existem as happy-hours, consumos adicionais e tudo o mais... Quando estive na Holanda, a velocidade do serviço da Chello variava conforme os downloads efectuados. Quanto mais downloads as pessoas fizessem, menor seria a sua velocidade. Informaram-me que é mais vantajoso comprar o original do que ficar vários dias para conseguir descarregar o que quer que seja. Na altura que lá estive, tinha acabado de sair um álbum de uma banda americana bastante conhecida e decidi fazer a experiência: comprei o original por 8€ e três dias depois acabei por cancelar o download que ainda não estava a 3/5 do total. :)

Posted

Há muita gente que se queixa que os cd's são caros, os jogos são caros e até mesmo os livros... acabam por fazer downloads ilegais contribuindo para que se tornem ainda mais caros.

eu por acaso até acho q desde que as piratarias via internet se vulgarizaram o preço da música (e mais recentemente dos filmes) é cada vez mais baixo. Isto porque quem detém direitos de autor aprendeu a perceber que havendo canais de pirataria tão abertos, fáceis de aceder e utilizar e sobretudo que deixam os utilizadores impunes, têm de começar a arranjar estratégias para cativar o cliente (e preços baixos sempre foram uma boa estratégia). Da minha parte compro muito mais música agora do que comprava antes de ser tão fácil sacá-la ilegalmente da net. e isso tem a ver com o dinheiro que ela custa...

É facilimo provar que o produto é ilegal, basta não ter o CD original, e se for adquirido via web então é sempre necessária a respectiva factura ou prova de compra.

Eu por acaso tenho neste momento no meu carro uma cópia de um cd que tenho original em casa. Faço isto porque os cds nos leitores dos carros com o movimento, lombas etc degradam-se facilmente. e naturalmente n ando co recibo do original atrás de mim, nem sequer sei onde pára o dito cujo. Até digo mais. Pode acontecer amanhã eu perder o cd original não sei onde e portanto não o ter. Isto significa que a partir do momento que eu não tenho recibo nem cd original passa a ser ilegal eu ter a minha cópia que fiz legalmente do meu próprio cd para consumo exclusivo meu?... Que devo fazer? destruir a minha cópia para não ser preso por ter perdido um cd que paguei?... não me parece.

Não! Desde que não os venda. É verdade que não se esta a ter uma atitude ética, mas não é o fazer o download de um software que é ilegal. Pode-se tirar qualquer software quer no E-mule, Kazaa, etc...

exactamente. Aliás já "ouvi falar" de pessoas que pirateiam software (uma coisa muito má que eu não faço e suponho que ninguém aqui no fórum...) e esses "rumores" dizem que quando se arranja por exemplo uma versão pirateada do Autocad há um momento em que ele pede determinados números de série e determinadas palavras pass. E aí há logo a opção de efectuar o registo via telefone ou via internet, e qualquer um deles accionará o processo legal de registo do programa. Se comprarmos o software em qualquer loja, todo embalado e pronto a usar, essas passwords de registo vêm incluídas e dispensa o processo de telefonemas ou acesso a sites. Mas se o programa pedir licensas, etc. é porque é possível chegar a elas legalmente mesmo depois de se efectuar o download...
Posted

Eu por acaso tenho neste momento no meu carro uma cópia de um cd que tenho original em casa. Faço isto porque os cds nos leitores dos carros com o movimento, lombas etc degradam-se facilmente. e naturalmente n ando co recibo do original atrás de mim, nem sequer sei onde pára o dito cujo. Até digo mais. Pode acontecer amanhã eu perder o cd original não sei onde e portanto não o ter. Isto significa que a partir do momento que eu não tenho recibo nem cd original passa a ser ilegal eu ter a minha cópia que fiz legalmente do meu próprio cd para consumo exclusivo meu?... Que devo fazer? destruir a minha cópia para não ser preso por ter perdido um cd que paguei?... não me parece.

Rui não deixa de ser ilegal, é claro que os particulares não terão tantos problemas como as empresas, essas sim devem ter os recebidos e facturas de todo o software.
Mas como é obvio no dia-a-dia situações como a dos CD's nos passam ao lado, porque são objectos pequenos, já os restantes (electrodomésticos, ...) já convém guardar os recibos para prova de garantia.

exactamente. Aliás já "ouvi falar" de pessoas que pirateiam software (uma coisa muito má que eu não faço e suponho que ninguém aqui no fórum...) e esses "rumores" dizem que quando se arranja por exemplo uma versão pirateada do Autocad há um momento em que ele pede determinados números de série e determinadas palavras pass. E aí há logo a opção de efectuar o registo via telefone ou via internet, e qualquer um deles accionará o processo legal de registo do programa. Se comprarmos o software em qualquer loja, todo embalado e pronto a usar, essas passwords de registo vêm incluídas e dispensa o processo de telefonemas ou acesso a sites. Mas se o programa pedir licensas, etc. é porque é possível chegar a elas legalmente mesmo depois de se efectuar o download...

Essas pessoas (que são más para o capital das empresas que produzem tão gentilmente o software) arranjam os tais keygens que usam os mesmos algoritmos das empresas que produzem o software que geram dados semelhantes aos verdadeiros. Os cracks (ou patchs) inserem código ou informação na programação do software retirando as limitações que existiam.
Essas passwords e números de série seguem um algoritmo, ou seja são geradas baseadas numa fórmula. Por exemplo XPTO+ (Data do dia de hoje) + (3 números aleatórios) + (4 letras aleatórias) = XPTO09112007654WEDG, as empresas disponibilizam 100.000 chaves destas e atribuem a cada licença, se conseguir uma válida posso instalar o software como legal.
Posted

uma coisa é certa. toda a gente tem algo ilegal no seu computador..

lol... uma pequena grande verdade... lol

Será que realmente a pirataria esta a ser combatida ou será que se esta a tentar prejudicar o consumidor?

1º Em muitos casos, como Vobis... Worten... etc... não dão a copia do Windows, simplesmente deixam la o selo. Ilegal! Sim... porque quando se compra o computador, tens de ter uma copia do sistema operativo. Simplesmente ter o selo, não é garantia valida para disser que o produto é original. Pois eu ao formatar o PC, e instalar o Windows, por um CD pirata e meter o código que esta no selo, não estou a ter um produto original, ou estou? Não fiz a mesma copia do CD do Windows!?

2º Se por algum motivo deitar-se a caixa fora do Software, que contem o selo que prova a autenticidade do produto (selo este que conta para a legalidade, e poucos tem conhecimento disso), e simplesmente tiverem o CD original, por si só não ira se tornar legal! Porque não tem o selo e pode-se argumentar empréstimo. Não se torna injusto?

3º Pode-se ter um produto que já tem mais de 5 anos. Por lei so se tem de guardar as facturas por 5 anos... Então, se passado esse tempo, e tiver deitado as facturas fora e houver uma inspecção... e visto também já não ter a caixa (que contem o tal selo), passa a ter um produto ilegal. É lógico?

---

Para haver pirataria, alguém teve de comprar o produto, e ate ficar disponível na Internet, passam algumas horas e nesse período de tempo, o produto já foi pago e todo o que vier e puro lucro.

Uma pessoa que faça por exemplo pirataria de um jogo, quando chegar a 3 ou quarta versão do mesmo, já vai comprar... porque é o seu jogo preferido. A empresa acabou de ganhar mais um cliente, mais lucro...

---

Vai ser sempre muito difícil provar que algo é ilegal... estamos a falar de algo virtual e no mundo virtual, muita coisa é possível.

Actualmente a melhores empresas a conseguir combater a pirataria, são as empresas dos antivírus, porque precisam de actualização e acabam por conseguir bloquear os software's piratas.

Posted

1º Em muitos casos, como Vobis... Worten... etc... não dão a copia do Windows, simplesmente deixam la o selo. Ilegal! Sim... porque quando se compra o computador, tens de ter uma copia do sistema operativo. Simplesmente ter o selo, não é garantia valida para disser que o produto é original. Pois eu ao formatar o PC, e instalar o Windows, por um CD pirata e meter o código que esta no selo, não estou a ter um produto original, ou estou? Não fiz a mesma copia do CD do Windows!?

JAG essas cópias como chamas são sistemas OEM, não necessitam de cópia em CD, são pré-instalados nos computadores e são licenças mais baratas. O selo é uma das garantias que é legal, esse sim deve ser obrigatoriamente colados em todos os pc's, na eventualidade de sair pode-se provar facilmente dentro do sistema.

2º Se por algum motivo deitar-se a caixa fora do Software, que contem o selo que prova a autenticidade do produto (selo este que conta para a legalidade, e poucos tem conhecimento disso), e simplesmente tiverem o CD original, por si só não ira se tornar legal! Porque não tem o selo e pode-se argumentar empréstimo. Não se torna injusto?

Mais uma vez as pessoas confundem licenças com os CD's...No software o que interessam são as licenças (as chaves únicas atribuidas ao computador para aquele software). Se a chave corresponder à aquirida ou registada por ti, isso basta.

3º Pode-se ter um produto que já tem mais de 5 anos. Por lei so se tem de guardar as facturas por 5 anos... Então, se passado esse tempo, e tiver deitado as facturas fora e houver uma inspecção... e visto também já não ter a caixa (que contem o tal selo), passa a ter um produto ilegal. É lógico?

Novamente o que interessa são as licenças e não a caixa ou o conteúdo. A factura apenas serve como comprovativo da compra do produto a caixa é simplesmente uma embalagem, não representa nada para a inspecção.
Além disso não convém ter um software que não se actualiza à mais de 5 anos :), convém renovar.

---

Para haver pirataria, alguém teve de comprar o produto, e ate ficar disponível na Internet, passam algumas horas e nesse período de tempo, o produto já foi pago e todo o que vier e puro lucro.

Maior parte dapirataria vem de programas trial, OEM, ou Retail, que são licenças para fornecedores, fabricantes, beta-testers, etc...Não é necessário comprar nenhuma licença para dispor mais tarde o produto na internet, nem se recomenda isso porque licenças adquiridas legalmente e depois distribuidas é a maneira mais fácil de encontrar, de pagar multa, e ficar sem o software.

Uma pessoa que faça por exemplo pirataria de um jogo, quando chegar a 3 ou quarta versão do mesmo, já vai comprar... porque é o seu jogo preferido. A empresa acabou de ganhar mais um cliente, mais lucro...

O que é péssimo!! Imagina que uma empresa portuguesa faz um jogo e só no 3/4 ano é que têm lucro? Como vai suportar os gastos até então. Digo isto porque é o que acontece, não falo das empresas grandes capazes de suportar esses custos, mas de como já existem algumas empresas portuguesas que fazem bons jogos e que não fazem a segunda versão porque ninguém a comprou e fez o download na net.

---

Vai ser sempre muito difícil provar que algo é ilegal... estamos a falar de algo virtual e no mundo virtual, muita coisa é possível.

Combater a pirataria é um conceito utópico, porque existem sempre métodos de contornar a legalidade (o mesmo acontece em qualquer negócio), provar que algo é ilegal num computador é como já disse algo muito fácil de fazer, basta não teres nada que prove que é legal.

Actualmente a melhores empresas a conseguir combater a pirataria, são as empresas dos antivírus, porque precisam de actualização e acabam por conseguir bloquear os software's piratas.

As empresas de antivírus bloqueam os vírus, não o software pirata.
Posted

As empresas de antivírus bloqueam os vírus, não o software pirata.

Epa... não precebes-te o que eu disse!?
O que eu disse é que eles bloqueam os programas deles! Porque a pessoa ao fazer actualizações do antivirus, ele detecta se esse programa de antivirus e valido ou não.

---

OEM ou não... quando compras um PC novo, tens por directo ter o CD. Digam o que disserem as empresas vendedoras de PC's, tem que dar uma copia do Windwos.
Conheço muitas pessoas desse ramo... e elas próprias confirmam isso.
Claro que não é o CD igual aquele que se compra, quando se adquire o Windows, mas é um CD que permite reinstalar o Windows quando for necessário.

Aconselho a que todos aqueles que comprarem um PC, a exigirem um CD do Windows é o vosso direito!

---

No que diz, respeito aos jogos portugueses, eu considero as pessoas que fizeram pirataria deles ESTUPIDAS! Digam o que disserem... uma coisa é "roubar" uma Microsoft... outra é uma empresa de jogos portuguesa!!!! Mas enfim... a pessoas que não pensam!!!

Posted

Epa... não precebes-te o que eu disse!?
O que eu disse é que eles bloqueam os programas deles! Porque a pessoa ao fazer actualizações do antivirus, ele detecta se esse programa de antivirus e valido ou não.

Existem formas de contornar isso também. Não será por aí.

OEM ou não... quando compras um PC novo, tens por directo ter o CD. Digam o que disserem as empresas vendedoras de PC's, tem que dar uma copia do Windwos.
Conheço muitas pessoas desse ramo... e elas próprias confirmam isso.
Claro que não é o CD igual aquele que se compra, quando se adquire o Windows, mas é um CD que permite reinstalar o Windows quando for necessário.

Aconselho a que todos aqueles que comprarem um PC, a exigirem um CD do Windows é o vosso direito!

Pelo contrário. Podes ter direito ou não, mais uma vez as pessoas fazem mau julgamento dos seus direitos. A licenças OEM são atribuidas aos computadores, se exigires o CD o preço do computador aumenta. Tens o direito de exigir o que quiseres se não te importares de pagar mais. Existem portáteis que não incluem CD e o preço é significativamente mais barato, mas o sistema operativo vem já instalado ou numa partição à parte.

JAG convém notar que licenças e CD's são coisas diferentes, o CD não é o software, o software é que contém a licença, não o CD.

No que diz, respeito aos jogos portugueses, eu considero as pessoas que fizeram pirataria deles ESTUPIDAS! Digam o que disserem... uma coisa é "roubar" uma Microsoft... outra é uma empresa de jogos portuguesa!!!! Mas enfim... a pessoas que não pensam!!!

Bem...isso é um pouco...drástico...todo o roubo é mau e púnivel, seja rico ou pobre, esse será o espírito de democracia.
Posted

Pelo contrário. Podes ter direito ou não, mais uma vez as pessoas fazem mau julgamento dos seus direitos. A licenças OEM são atribuidas aos computadores, se exigires o CD o preço do computador aumenta. Tens o direito de exigir o que quiseres se não te importares de pagar mais. Existem portáteis que não incluem CD e o preço é significativamente mais barato, mas o sistema operativo vem já instalado ou numa partição à parte.

E devido a esse pensamento que faz surgir a pirataria.
"Os produtos OEM não têm a marca do fabricante impressa em si ou em suas embalagens, ficando a critério do revendedor colocar sua própria marca ou vendê-los sem marca."

Ao ser instalado no teu PC... por lógica tens direito a ele ou não? Tu pagas sempre a licença! Claro que fica mais barato os PC's sem os CD's de instalação... Mas isto é como tudo, também é mais fácil não pedir factura...
Agora que tens direito a eles... tens...

Tem uma lógica do caraças... eu quando chegar a casa, fazer uma copia dos ficheiros para um cd...
Isso é bonito para quem percebe de PC's... porque quem não percebe nada, fica lixado quando tem probs no PC...

---

Se os CD's não contam... eu posso fazer copias de CD's a vontade... tenho a licença...