Jump to content
Arquitectura.pt


[Ajuda] Pedido de opinião para remodelação de escritório


overmike

Recommended Posts

Bom dia,

Tenho um pequeno escritório que devido ás suas pequenas dimensões tenho dúvidas qual a melhor maneira de dividir, não sou arquitecto mas tentei pegar num software e colocar o que pretendo para ter uma melhor noção como iria ficar a minha ideia principal, no entando se possível gostaria de outras opinioes.

- o escritório tem uma divisão ampla de 6,5m*3.72m e ao fundo dois pequenos compartimentos um para wc outro para arrumos.

- pensei em colocar uma divisória como mostro na imagem na divisão ampla em pladur mas não até ao tecto só pra i a 2m, onde colocaria na entrada uma mesa redonda para pequenas reuniões e atendimento sem invasão do espaço de trabalho.

- no espaço de trabalho serão dois postos de trabalho, no lado oposto colokei um movel baixo para colocação de impressoras e afins e um armario de arquivo ao lado.

- sendo o pladur só preso ao xão e á parede lateral e não ao tecto, será que fica bem fixo? eu admiti na imagem uma espessura de 10cm, qto seria na realidade?

- as fichas de electricidade e rede de pcs estão mais ou menos de acordo com as posições em que coloquei as peças.

- A porta de entrada também é envidraçada mas não sei por, e terá uma porta automatico pelo interior de segurança microperfurada, paredes brancas, chão é um creme.

Obrigado desde já por todas as ajudas.

Imagem colocada

Link to comment
Share on other sites

Olá overmike, E porque não contactar um arquitecto? Devo referir que o meu primeiro projecto de arquitectura consistiu na organização espacial de um escritório que tinha acabado de mudar para novas instalações (400m2). Foi uma experiência bastante positiva e tanto eu como o cliente ficamos satisfeitos com o resultado final. Abraços :D

Link to comment
Share on other sites

A resposta é simples lol tou no inicio de actividade e não há dinheiro para nada!

E é algo tao pequeno que só queria ouvir uns comentários a ver se me surgia outras ideias.


overmike: imagino que sinta mesmo as dificuldades de não haver dinheiro para nada e estar no inicio. Aqui no forum há muitos utilizadores que se encontram na mesma situação, estando no inicio das suas carreiras e dos seus negócios, e o mal de não haver dinheiro para nada infelizmente é geral.
Calculo que não esteja a montar negócio para depois ir "dar ideias ou comentários" assim sem mais nem ontem a qualquer pessoa que lhe apareça à frente com as justificações já mencionadas. O mesmo se passa aqui.
Muito Obrigado pela compreensão
Link to comment
Share on other sites

Algumas reflexões: Peço desde já perdão por ter colocado tal questão neste fórum. Como é óbvio toda a gente está com falta de dinheiro e quando alguém se dirige a um estabelecimento ou a um profissional pretende receber um serviço e obviamente pagar pelo serviço prestado. Ora um fórum não é um estabelecimento comercial e em resposta aos comentários que fizeram, também sou participante activo noutros fóruns sobre assuntos das minhas áreas aos quais respondo a dúvidas concretas e não respondo do tipo: "olhe vá comprar o livro X que decerto não lhe vai ajudar em nada mas é giro" ou então: "olhe não respondo porque todos queremos ganhar dinheiro". Pergunto eu: se tudo se pagasse haveria fóruns ou algum sub-fórum que se chamasse dúvidas do quer que seja? esta não é a ideia da partilha e entre-ajuda que a internet possiblitou. Concordo em exageros de alguém que chegue e queira que lhe façam uma casa ou um prédio, não é o caso onde simplesmente era opinião sobre organização de pouco mais que duas mesas, não me pareceu um pedido tão rebuscado quanto isso, quando além do mais me esforcei a apresentar algo. Para finalizar já em vários fóruns ajudei arquitectos e gabinetes na escolha de material informático e questões do campo financeiro, onde nem sequer tinham ideia base de nada, e não disse sr. arquitecto aqui não dou opinião nenhuma gratuita, mas enfim, aqui fica o meu comentário, obrigado a todos os que ajudaram. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Calma, a reacção deve-se simplesmente ao facto de o papel do arquitecto ainda ser levado de animo leve, como o " gajo " que faz uns rabiscos, do mesmo modo acho que a reacção da " nossa" parte foi um tanto ao quanto agressiva. O facto de se dirigir a um forum da especialidade já demonstra alguma sensibilidade, a sugestão que lhe dou é pensar nos espaço em termos de luz, de cruzamentos...será agradavel estar a trabalhar e ver o colega no wc? é importante saber que tipo de negocio é, para quantas pessoas, se é publico ou se é apenas uma zona de trabalho, ha alguma imagem de empresa ja criada, e um target ( influencia no tipo de comunicação). Se é um espaço comercial a aposta mesmo que barata no aspecto aliada a uma boa qualidade de serviço valorizam o desenvolvimento da empresa. Não sei o que os meus colegas acham , mas é preciso mais dados quanto ao que pretende.

Link to comment
Share on other sites

depois a parede tapa toda a luz natural, passar o dia a trabalhar sem ver o exterior pode ser desgastante, isso com dois planos resolve o espaço, mas que não cheguem ao tecto e com um rasgo horizontal, alem do mais o primeiro pode ter um uso de cor como forma de apresentar imagem da empresa e ao mesmo tempo define espaços distintos de utilização... mesas ao centro e circulação a volta, ou encostadas a parede? mesas ou apenas um tampo apoiado na parede?apenas um volume central em pladur tipo box?transmitir ambiente de trabalho ao exterior o cliente vendo a evolução do trabalho? apenas mostrar a mesa de reunioes e esconder o trabalho? é preciso muita conversa e saber com o que se lida, e orçamentos....

Link to comment
Share on other sites

obrigado ricardo, posso tentar responder a algo mais, a actividade será para contabilidade, a zona será predominantemente de trabalho com pontuais (poucos) atendimentos a clientes a efectuar na entrada. serão dois trabalhadores e não será a tempo inteiro. Ali nao fiz a divisão mas o wc está ainda sub-dividido sendo o lavatorio em frente à porta de entrada e sanita noutra sub-divisao interior. A divisão em pladur que coloquei, não a coloquei até ao tecto, foi só a 2.00m de altura, exactamente pensando na luz e para não sufocar um espaço de si já pequeno, também não posso fexar totalmente a divisao da mesa de reunioes pois existe a porta de segurança a correr por dentro. Todo o chão já está colocado, se colocar agora a divisão de pladur no futuro se quiser alterar o chão vai ser estragado certo? Não gosto nada de biombos, mas não haverá uma solução mais "amovível" ou consegue-se por em pladur sem estragar o chão? Não quis também formar uma divisória de lado a lado com porta para não separar totalmente a zona de trabalho. Sendo as paredes todas brancas, a divisória poderia ser revestida com outro material para destaque? O mobiliário é pernas em cinza metal igual a caixilharia da montra e tampos em faia. nota: o comprimento é ligeiramente maior 6.80 ao invês de 6.50, após medição Obrigado, cumps PS: ricardo em relação á colocação de mesas centrais com circulação pelas laterais não me parece boa opção pois as fichas ja estão na parede, teriam de passar fios pelo chão...digo eu

Link to comment
Share on other sites

Overmike: Convenhamos que a natureza do trabalho de um contabilista ou a natureza do trabalho de um arquitecto não são propriamente coincidentes. Parte dessas diferenças é que nós arquitectos (em parte) trabalhamos exactamente apenas com essas tais ideias e opiniões. Pessoalmente encaro a questão da partilha de ideias deste tipo no forum com um certo mau feitio, até porque a conversa é sempre a mesma "ah é só uma ideia", "ah é só um comentário", etc. e no final quem se escalda são sempre os mesmos. Portanto para não sair escaldado nem entro, nem aconselho outros a entrarem nesse jogo.

Link to comment
Share on other sites

A questão é que não entendem bem a profissão do arquitecto. Imaginem pedir num fórum médico ajuda de como se deve retirar um prego que ficou espetado num pé. Então e pedir a um fórum de canalizadores como arranjar a torneira que pinga ? Ou num fórum de carpintaria, pedir a um carpinteiro uma forma de montar uma cadeira em pinho, mas só uma cadeira... assim pequena para sentar o miúdo... Pedir num fórum de mecânica como resolver aquele barulho do motor estranho, e enviar um ficheiro mp3 com o som e umas fotos do motor... Peço desculpa se estou a ser muito agressivo.

Link to comment
Share on other sites

Creio que todos compreendemos a importância da nossa profissão. O overmike dirigiu-se ao Arquitectura.pt com o intuito de clarificar algumas ideias que já tinha traçado... de perceber se essas ideias seriam exequíveis... Não creio que queira um projecto de borla ou que lhe façam a remodelação do espaço... Abraços :D

Link to comment
Share on other sites

Como diz o Kandinsky e muito bem o Arquitectura.pt é um fórum aberto a todos, aos arquitectos e a todos que gostam ou partilham algum interesse pela arquitectura. O fórum é um meio de obter ajuda seja para qualquer profissão, ao qual está disposto a ajudar quem assim o desejar, respeitando sempre as regras e a opinião e profissão dos demais. O overmike é com certeza alguém que procura ajuda no sentido prático, rápido e fácil de uma opinião, e não de um projecto profissional, da mesma forma que procuramos nós ajuda num caso prático legal aqui no fórum em vez de consultar a autoridade para o efeito, ou um profissional na área. Podemos todos ajudar sem prejudicar nenhuma profissão, é sem dúvida uma das vantagens dos novos meios tecnológicos que ajudam todas as profissões.

Link to comment
Share on other sites

Primeiro agradeço as opiniões sensatas de administradores deste fórum. É com grande admiração que deparo com opiniões e mentes tão pequenas em pessoas que pela sua natureza profissional têm um olhar tão vasto e panorâmico, nunca imaginei ... com isso dão uma imagem muito negativa da vossa profissão ao invês do contrário (minha opinião), espero que esses traumas passem quando sair o novo 73/73. Sim, porque apesar de não ser da área tenho interesse e estou por dentro de todas as discusões e questões regulamentares. Peço desculpa se estiver errado mas em alguns comentários nota-se uma certa arrogância de quem por ler uns livros durante uns anos pensa que tudo o que disser ou comentar da boca para fora tem que ser pago, onde ainda por cima ninguém está a obrigar ninguém a dar a sua opinião, quem quiser dá quem nao quiser nao dá e não é necessário comentar a dizer que não se dá, nunca vi isso noutros fórums. Eu não tenho nenhum problema com isso do ler uns livros e ser pago ou dar opinião, pois já li o dobro certamente da maioria que participa aqui sendo licenciado em sistemas e informática e licenciado em gestão, tudo em faculdades públicas e a segunda paga a trabalhar em part-time ao mesmo tempo, sendo que agora vou iniciar a 100% a vida profissional. Portanto sei muito bem o esforço que é necessário e os neurónios que queimamos. Mas nem por isso deixei de dar as minhas opiniões em oracle, em php ou na área financeira, e dei a opinião quando me apteceu dar, quando não me apteceu simplesmente não dei. E muitas ajudas que dei podiam muito bem ser pagas e ser um dos casos das ridiculas situações que puseram aí em comparação a outras profissões. Com tudo isto, a minha questão inicial deixa de fazer sentido e encontra-se resolvida. Ao menos que sirva o tópico para meditação nestas atitudes. Cumprimentos.

Link to comment
Share on other sites

Sabes overmike eu não ia a dizer nada para alem de possiveis respostas mais técnicas, até que li este teu comentário.

A resposta é simples lol tou no inicio de actividade e não há dinheiro para nada!

E é algo tao pequeno que só queria ouvir uns comentários a ver se me surgia outras ideias.


Admito que a mentalidade dos arquitectos onde me incluo-o tem muito que evoluir, contudo, a mentalidade da população em geral, onde te estou a incluir também tem muito que evoluir.
Este teu comentário demonstra bem o estado da mentalidade actual onde não há qualquer respeito pelo trabalho dos arquitectos.
Quantas vezes ouvi eu as conversas começadas por "era só uma ideia..." ou então "ah isto aqui é pequenino".
A realidade é que até o espaço mais exíguo pode colocar várias questões, tal como o ricardo demonstrou nos seus posts.

Quanto aos conhecimentos e possiveis complexos de cada um.
Parece-me apenas natural que quando se pede a alguem a sua opinião enquanto técnico, essa pessoa seja paga, chama-se a isso consultadoria, acontece em várias profissões. O que pode acontecer é essa pessoa querer ou não ser paga.
Essa decisão é pessoal e não se pode estar à espera que seja prática comum só porque nos dá jeito.

O facto deste ser um forum onde há partilha de conhecimento e experiências não vem de todo desculpar a atitude demonstrada no post acima transcrito.

Claro que não estou à espera que todos concordem com a minha opinião, mas como se costuma dizer... não se pode agradar a gregos e a troianos.
Link to comment
Share on other sites

Havia uma festa a acontecer para acolher os novos moradores de um condomínio. Momento ideal para travar novos conhecimentos entre os novos habitantes. Havia pessoas de todo o tipo. O António, Médico há mais de 25 anos, recém divorciado apreciava o ambiente. Conversava sobre a vida com o novo vizinho, o João. Falam dobre o Benfica. A certa altura, enquanto comentavam as conquistas passadas do glorioso, João sente uma dor de garganta, e pergunta:
- Você que é medico, veja la o que é isto ... uma dor tipo que arranha....
A qual o António responde:
- Nada e mais, inflamação. Olhe passe pela farmácia e tome estes comprimidos que vou apontar aqui, passa logo.

Mais tarde, no mesmo jantar, António encontra o vizinho do 3º esq., o Rui. Rui, jurista. E pergunta:
- Olha lá ó Rui, ali o novo vizinho veio-me com uma dor de garganta, eu dei uma olhadela e receitei um medicamento, mas não cobrei a consulta. Achas que fiz bem ?

-Não, uma vez que és médico, devias cobrar a consulta, porque deste um parecer técnico, foste o profissional de saúde...

António vai ter com o João, pede-lhe desculpa e diz que se esqueceu de consulta. Naquele momento é cobrada a consulta sem quaisqueres problemas.

Mais tarde, ao regressar a casa, António encontra na caixa do correio um envelope, em nome de Rui. Aberto o envelope, encontrava-se o recibo com a conta do aconselhamento jurídico prestado.

Olhem isto foi contacto numa aula por um professor quando se discutia exactamente sobre os pedidos on demand.
Link to comment
Share on other sites

Eu por exemplo dependendo da minha disponibilidade, acho interessante responder aqui a situações e perguntas (questões) objectivas e como é evidente fazer ver a quem as coloca, que é preciso, na maioria dos casos, ter dados mais objectivos para poder dar uma resposta e aconselhar a consulta de um arquitecto pessoalmente. Agora valorizo a liberdade tanto de perguntar como de responder mais ou menos pormenorizadamente sobre qualquer questão, quanto muito lamentando a minha falta de disponibilidade ou competência para o fazer.

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa por não me ter apresentado primeiro, sinceramente pensava já o ter feito pois já estou registado à algum tempo, tendo vindo a manter um contacto esporádico com o fórum. Relativamente ao meu primeiro post não quero concluir nada, apenas constato que o fórum "ermano" é um fórum mais técnico com uma elevada participação de todos os intervenientes. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

É perfeitamente natural a Sólo Arquitectura já existe desde 1997, o Arquitectura.pt fez um ano no mês de Junho. Para além de todas as condicionantes temporais convém dizer que a Arquitectura pela internet em Portugal polifera-se aos poucos. Mas modéstia à parte penso que não estamos assim tão mal, comparando os valores de ambos os sites:

Sólo Arquitectura: Temas: 17.621, Mensajes: 161.648, Miembros: 10.963
Arquitectura.pt: Tópicos: 4,829, Mensagens: 28,401, Membros: 5,603

:D

Link to comment
Share on other sites

Penso que não fui muito claro. Estava-me a referir ao conteúdo e não à quantidade. Ao ler a primeira mensagem deste post parece-me que estava perante uma simples discussão de ideias relativamente à organização de um espaço, uma impressão que desapareceu à medida que fui lendo as mensagens seguintes. Como disse antes sou apenas um frequentador esporádico deste fórum, no entanto o desenvolvimento do post surpreendeu-me. Conheço melhor o fórum "ermano" que indiquei por outros motivos. Como se poderá observar são colocadas nesse fórum questões técnicas e objectivas que obtém também respostas directas e objectivas, algo que esperava também encontrar aqui. Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

mas já fiz trabalhos para amigos apresentarem no 4º de arquitectura como sendo deles.


Realmente é uma atitude de ética muito boa... do Eduardo, mas sobretudo dos AMIGOS que frequentam o curso de Arquitectura.... :icon13:

Os AMIGOS, acabaram por não aprender... o q deviam...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

- sendo o pladur só preso ao xão e á parede lateral e não ao tecto, será que fica bem fixo? eu admiti na imagem uma espessura de 10cm, qto seria na realidade?



Boa Noite,

Não tem qualquer problema em fixar apenas no chão e na parede lateral, aproveitando as juntas do pavimento para colocação de tapit.
Montantes todos os 0.40
Com utilização de perfilaria canal 70 a dimensão total será de (13+70+13) 9.6 cm.
Para melhorar a resistência, recomendo o acabamento com cantoneira perfurada nas faces verticais e horizontais.

Cpts

Silvio Verissimo
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.