Jump to content
Arquitectura.pt


painéis de arquitectura


Recommended Posts

  • Replies 73
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Talvez por ter tirado arquitectura (depois de engenharia) mais tarde que a maioria dos colegas, também sempre soube manter um distanciamento às criticas (corrosivas) dos professores... que muitas das vezes serviam unicamente para medir o nosso grau de convicção e confiança no projecto. Para me defender também utilizava alguns truques ao longo dos semestres, tal como nunca mostrar a fruta toda... pois sabia que se a mostrasse nas vesperas de uma entrega, eles encarregariam-se de me obrigar a fazer uma daquelas alterações pequenitas... Uma vez no 4º ano arranjei um placard de apresentação da minha professora de projecto que tinha sido elaborado para um concurso a uma autarquia onde trabalho. Ela só corou e desculpou-se que não teve tempo para afinar o layout :) Conclusão era aluno de 15 e passei para 11. São esses os maiores argumentos da maioria dos senhores professores de arquitectura!!! Não te preocupes portanto!

Link to comment
Share on other sites

a questão é que cada vez mais noto que infelizmente ou felizmente, a imagem é algo importante!é aquilo que "vende" o nosso projecto, o que enche os olhos ao professor e não concordo minimamente.
é obvio que é importante dominar o minimo sobre como apresentar paineis equilibrados, boa apresentação e boa imagem...mas o que é bom e mau não é relativo? não é algo consensual e é isso que me "irrita"!
exemplo: estou a utilizar o mesmo layout e organização do ano passado, onde o professor gostava bastante e incluvise na altura fui uma das primeiras a estabilizar esse ponto na turma...este ano, o mesmo layout é motivo de negas por parte da professora...bah!


quando dizes que as critivas corrosivas servem muitas vezes para medir o nosso grau de convicção e confiança no projecto, concordo plenamente! mas prefiro ser posta a prova com uma boa maqueta e uns bons rigorosos (onde mostrem tudo!) e não porque as fotografias devias ter sido postas mais para a direita, ou a linha devia ser às risquinhas em vez de ser às bolinhas (sei lá lol), etc, etc....

se eu soubesse que era assim tao importante, já teria andado à procura de um curso de design complementar.....

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

nop! nao me deram negartiva..."marram" é comigo por causa disso...LOL! mau era darem me negativa por causa dos paineis..... :D não sei...se calhar sou eu...mas não gosto lá muito do painel que me mostras-te.:) sou apologista do "clean", do painel branco e de facil leitura.. cores amenas e "simpatico". e tu o que achas? (nao tem cotegem, mais cortes e alçados.....so perspectivas!lá esta um exemplo do que digo para tras)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

percebo bem o q dizes mondrian, é de facto uma valente seca quando o prof não se faz explicar e diz o q pretende, até porque o prof pode perfeitamente bem funcionar como um potencial jurí, cliente, etc e a um aluno de arquitectura convém exercitar o seu poder persuasivo com o prof antes de ter de o fazer com um cliente numa reunião para ganhar um projecto...não existe uma forma unica de fazer apresentações, existem regras básicas de comunicação mas mesmo essas podem ter de ser adaptadas consoante o destinatário(imagina se um dia tens um cliente invisual, por exemplo, ou estás a fazer um projecto para uma cresce e a direcção acredita na educação participada e quer mostrar aos pequeninos as tuas ideias? painéis não são apenas para percurso académico nem para responder a concursos publicos)...mas percebo perfeitamente a tua frustração...uma dica para tentares perceber o q a prof pretende(porque parece q é disso q se trata e disso depende também a classificação na disciplina) é tentares perceber quais os pontos q ela considera bem executados nos trabalhos dos outros grupos/alunos..tive uma prof q perante esmerados paineis de apresentação se maravilhou com um A1 de papel sépia tipo embrulho onde a pincel e aparo negro um colega fez á mão levantada todo o percurso conceptual da proposta, desde o inicio até ao objecto final, para a maioria aquilo era um quadro, uma pintura, não um painel e no entanto arrecadou a melhor nota e eu percebi que apesar da subjectividade o colega tinha sido o unico que soubera interpretar as pistas q a prof vinha a transmitir desde o início...

Link to comment
Share on other sites

olá mondrian!!! :) Eu mostrei este porque foi, dos que encontrei, que mais me agradou... Mas também acho que existem alguns mais bonitos! :D Mas eu acho que está agradável e que as cores azul e branco combinaram.. :) Acho que o painel também tem muito a ver com o tipo de imagens que se vão mostrar ,com as cores destas, com o próprio projecto... Isto é o que eu acho! :) Depois também acho que a organização das imagens no painel também é importante para o aspecto... Se encontrar mais painés eu posto mondrian! :p bjs

Link to comment
Share on other sites

oi mondrian,enquanto andava descobrindo mais coisas no arquitectura.pt dei com um endereço deixado plo asimplemind (habiter paris projecto de concurso de ideias) para verem os projectos que ganharam o concursoonde estão afixados os paineis do1ºao5ºlugar, dá umaolhadela quando tiveres oportunidade,pareceram-me bons e alguns dentro do q referiste simples mas eficazes,boa sorte com os teus,tens mesmo d partilhar aqui o resultado final:winner::
http://www.archi.fr/concours_caue75/resultats.php

Link to comment
Share on other sites

em relação aos paineis do concurso habiter paris eles já tinham uma estrutura pre-definida pelo regulamento do concurso... No entanto houve alguns que ignoraram um pouco o pedido e deram mais vida aos painéis. Eu procurei respeitar a estrutura dos paineis e acabei por nao ter grande expressao gráfica.

Aqui vão os meus:

http://img267.imageshack.us/img267/92/paineisrx9.jpg

já agora o projecto está publicado aqui: http://www.arquitectura.pt/forum/f63/habiter-paris-projecto-de-concurso-de-ideias-5988.html

Link to comment
Share on other sites

Boas, Gostaria de saber onde arranjam as imagens que compõem os painéis, tipo as pessoas, ambientes, etc. Há alguma "biblioteca" dessas imagens? Ou são imagens retiradas da internet? Em relação á apresentação, layout e organização da informação a apresentar, recomendam algum livro que explique isso? Eu tenho um, e até recomendo, do Francis Ching (Representação gráfica para o desenho e projecto), acho-o muito bom e até tem alguma informação em relação a layouts e não só, mas acho-a já um pouco "antiquada", mas não deixa de ser interessante.

Link to comment
Share on other sites

olá a todos! nem sei como colocar esta duvida...a questão é um pouco vasta e receio que não irei ter resposta....o problema é o seguinte e resumindo: qual a melhor ou melhores estratégia (s) para fazer um bom painel expositivo do nosso projecto?
sei que é algo pessoal, e que depende muito da sensibilidade e gosto de cada um, mas sempre que tento fazer um painel "à maneira" há sempre qualquer coisa que falha ou que falta... :)

ainda nao consegui, digamos, fazer o painel perfeito, aquele que eu diga: "é mesmo isto!!"

qual a vossa opinião sobre o tema? o grafismo será o mais importante? ouço muitas vezes dizer que quando se tem um projecto fraco que a apresentação do painel pode ajudar imenso, mas se o projecto é bom também necessita de uma apresentação "à altura"...

haverá algum sitio onde se possam ver exemplos? onde se possa aprender? obrigada



boas... uma vez que estudas na Lusíada do Porto, não sei se foste aluna da Graça Correia. digo isto porque ela mostrou varios paineis e na minha opinião estavam bem feitos... recordo de na altura ela dizer para nós irmos ver a Europan! tem lá bastantes paineis do mais variado tipo de concursos e projectos.

fica bem
Link to comment
Share on other sites

olá peter! a professora graça é do 5º ano e eu estou no 4º...a minha professora é a arquitecta paula pinheiro (não sei se já ouviste falar?) estive a ver o ultimo site que me propuseram (aaliz) e achei-o super interessante mesmo! asimplemind essa questão é outra "fatia do bolo" : tentar respeitar ao máximo as regras e devido a isso ficarmos um pouco confinados às mesmas...mas por vezes, ter "regras" e limites, ajudam a fazer um painel, pois as linhas condutoras principais já estão decididas! peter obrigada pela sugestão :)

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Caí aki de para-quedas, mas cá bai:) Eu este ano tou ter um professor polaco, Jacek Dominiczsak, para projecto, e foi com ele que começei seriamente a desenvolver a minha imagem grafica, até porque este vem dum pais onde isto é algo muito importante, e para o qual ele tem vincado muito, exigindo paineis e dossiers em A3 pa tudo o k é apresentaçao. A verdade é que realmente uma boa apresentaçao enche realmente o olho, e que deve ser tratado como um guia para o olhar das pessoas, até porque geralmente as pessoas sao preguiçosas e gostam de ser guiadas, por iusso detens o poder nas tuas maos. É como os mágicos ter o truke numa mao quieta e atrair o pessoal pa outra mao com movimentos atraentes, é uma questao de conduzir o olhar. PS.Deve ser frustante (e nao leves a mal) utilizares tanto de autocad e ouvir constantemente pa nao meteres desenhos tecnicos nos placares, mas nao deixes de o utlilizar, até porke o corel importa as plantas a escala, e eu costumo sempre darlhe um tratamento porreiro no corel e photoshop, e fica sempre vistoso. Mas o k interessa mesmo é 3D Arte. Força aí, tambem kero ber os teus placares no fim :)

Link to comment
Share on other sites

Lá porque sei correr, não ker dizer k não sei andar. Mas é óbvio k se deve saber fazer tudo isso, e é algo k se deve aprofundar mais nas unives, mesmo assim aki na beira interior estamos a ter um seminário de "elaboraçao de projecto", que é tudo esse processo camarario e "burocratico". Agreed caro TiCo:icon14:

Link to comment
Share on other sites

olá peter!
a professora graça é do 5º ano e eu estou no 4º...a minha professora é a arquitecta paula pinheiro (não sei se já ouviste falar?)
estive a ver o ultimo site que me propuseram (aaliz) e achei-o super interessante mesmo!

peter obrigada pela sugestão :)


boas... quando a prf. Graça nos mostrou esses paineis, eu andava no 3.º... sei que agora ela está no 5.º ano, mas não é minha prof. ufa ufa!!!
a tua prof é a Paula Pinheiro, :nervos: hehehe...
ou vou ver no pessoal da minha turma se alguêm tem essa informação... depois digo alguma coisa... fica bem e bom trabalho
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

boa noite
este tema é excelente. pena é que mais pessoas não se interessem por ele e que falte discussão.

Eu até acho que deveria de existir um curso com um nome do género" como montar paineis"

Nós arquitectos não temos formação para o fazer.

quem pode recorre a designers e mesmo esses andam aos papeis para fazer um ou 2 paineis.

Há muita coisa que envolve "o como fazer" paineis

Eu já vi muitos e ja elaborei alguns, e quando tenho que fazer 1 ou mais, não estou mesmo nada confortável.


1 é dificil, agora quando são mais ainda pior.

Sei que não acrescentei nada a este debate, por exatamente ter falta know-how, savoir-faire ou conhecimento processual de como elaborar 1 painel

Link to comment
Share on other sites

boa noite
este tema é excelente. pena é que mais pessoas não se interessem por ele e que falte discussão.

Eu até acho que deveria de existir um curso com um nome do género" como montar paineis"

Nós arquitectos não temos formação para o fazer.

quem pode recorre a designers e mesmo esses andam aos papeis para fazer um ou 2 paineis.

Há muita coisa que envolve "o como fazer" paineis

Eu já vi muitos e ja elaborei alguns, e quando tenho que fazer 1 ou mais, não estou mesmo nada confortável.


1 é dificil, agora quando são mais ainda pior.

Sei que não acrescentei nada a este debate, por exatamente ter falta know-how, savoir-faire ou conhecimento processual de como elaborar 1 painel


formação técnica talvez não,
mas deverias ter aprendido "como fazer" paineis na faculdade...
Link to comment
Share on other sites

fristovao2, Eu referia-me mais precisamente à frase "nos arquitectos não temos formação para o fazer", de qual discordo. A nossa formação vai para alem de fazer arquitectura. Alem de fazer ou tentar fazer arquitectura na faculdade, aprendemos a representa-la através de desenhos e paineis. A critica dos professores vai para alem questões arquitectónicas, mas questões de composição das peças desenhadas e escritas.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns a todos os que comentaram neste fórum.;)
Aprender a fazer um bom painel é algo que quero e as vossas dicas ajudaram-me!:) Obrigada!

Para mim, a apresentação gráfica é algo importante porque faz "passar" o nosso projecto aos nossos clientes. Às vezes dá-se é demasiada importância aos painéis, quando o que deveria contar era efectivamente o projecto! :)
Acho que um bom projecto arquitectónico não tem que ser ""chumbado"" porque os seus painéis não estão bons.
Por isso concordo com muita gente:

A verdade é que realmente uma boa apresentaçao enche realmente o olho, e que deve ser tratado como um guia para o olhar das pessoas, até porque geralmente as pessoas sao preguiçosas e gostam de ser guiadas, por iusso detens o poder nas tuas maos.

o fundo branco está presente em todos os paineis e funciona na perfeição

O painel não é o resultado final. É um modo de comunicar um projecto. Não adianta teres uns bons paineis se não tiveres conteudos.

a maçã pode mto bem ser bonita por fora...e ser intragável

Acho que devemos de parar com o conceito de VESTIR BEM um projecto e similares.

O Objectivo de um painel é COMUNICAR. That's It.

mas prefiro ser posta a prova com uma boa maqueta e uns bons rigorosos (onde mostrem tudo!) e não porque as fotografias devias ter sido postas mais para a direita, ou a linha devia ser às risquinhas em vez de ser às bolinhas (sei lá lol), etc, etc....


Estou de acordo com tudo isto que disseram.

Para mim um painel deve ser equilibrado e comunicar tudo o que queremos do nosso projecto, ou seja, passar o que queremos às pessoas - e aqui é que reside o grande problema... porque agradar aos clientes é uma tarefa bem difícil...

Contudo, volto a dizer, o que eu acho que deve ser mesmo bom é a arquitectura! Ou seja, o projecto em si! B)

Cumprimentos a todos,
DreamSpaces Girl:menina:
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.