-
Posts
1670 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
7
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by Pedro Barradas
-
Um televisor LCD de 32''
-
O bruno vai-me desculpar...mas acho as suas ironias desadequadas e fora da realidade construtiva de hoje. No Sul de Portugal (Alentejo e Algarve), existem muitas empresas de construção civil e gabinetes projectisatas com os conhecimentos e obra feita dentro destes moldes que o PERMA fala. Cada vez mais, especialemte nas áreas rurais, afastadas dos sistemas de infra-estruturas públicos se pensa e se faz mais esta Construção sustentável (seja em Taipa, Adobe, BTC, alvenaria de pedra ou mesmo tradicional) A utilização de sistemas de aproveitamento de recursos energéticos e naturais é também cada vez mais corrente. Quanto aos custos... bom, é relativo, depende dos condicionante. É corrente a utilização de FitoETAR´s De piscinas biologicas De energia eolica e/ ou fotovoltáica (F.F. Solar) De recuperação das águas pluviais... PERMA faça uma pesquisa na NET. Tenho conhecimento de uma empresa de construção civil de SERPA, "BETÃO e TAIPA, Lda", com conhecimentos técnicos e capacidade para desenvolver projecto e construção sustentável. Quanto às fito-etars... Existem muitas empresas que disponibilizam este serviço, em Évora a "CETÂMBIO", por exemplo.
-
O Meu Primeiro Trabalho Para Um Cliente
Pedro Barradas replied to imoprojectos's topic in Arquitectura
tem a haver com razões esteticas/ artisticas... de composiçao, de enquadramento... Nem tudo se resume à manipulação do software. -
Mais uma coisinha, os paineis termodinâmicos não servem para efeitos do cálculo do RCCTE...
-
Touché!!!.... Vitor!!!!! :icon14: :clap:
-
Certo... seja... Mas esses PDM´s/ regulamentos municipais, com 20%... só não bate o meu 4x4... :*
-
Eu costumo fazer assim... para viaturas ligeiras: Inclinação máxima 15% com transição para zonas de inclinação corrente máxima de 12%. 10% é confortável e praticamente nenhuma viatura baterá no pavimento... excepto algum Ferrari e afins!!!! ARK: A questão de cumprir com a legisl. sobre acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada nada terá a haver com a rampas rodoviárias... excepto se a dita rampa fizer parte do percurso acessivel. Também, na maior parte dos PDM´s não é referido qual a inclinação máxima de rampas.. nem deve... talvez seja tema para um regulamento de PP ou de Loteamento..
-
capacidade financeira!! nos concursos de Ideias
Pedro Barradas replied to carlos matos's topic in Arquitectura
Porque está na lei... e O sentido desta exigência é "assegurar" à entidade adjudicante que o concorrente que eventualmente irá prestar o serviço está de "boa saúde" financeira, portanto, será capaz de levar a bom termo os trabalhos para os quais foi ou presumivelmente será contratado. -
É legal fazer uma kitchnet em substituição da cozinha?
Pedro Barradas replied to liath's topic in Arquitectura
Pois é... ainda subsiste em alguns técnicos camarários uma visão redutora da legislação, não compreendendo realmente que o que se pretende é a afectação de áreas funcionais para as diversas actividades que uma Habitação terá que disponibilizar ao seu utente... Daí não esquecer o espaço destinado a tratamento de roupa... por exemplo. -
É legal fazer uma kitchnet em substituição da cozinha?
Pedro Barradas replied to liath's topic in Arquitectura
Depende do conceito de Kitchenet!!! Desde que cumpra a legislação, tenha o equipamento mínimo, tenha afecto a área minima da cozinha, etc... não existe inconveniente (a cozinha não tem q ser compartimento separado!!!) Podes chamar o que quiseres... desde que para a Câmara, a designação seja Cozinha -
PARABÉNS... à lei anti-tabaco... estou contente )
-
Ana... para dúvidas nada melhor do que consultar aqui http://acessibilidade-portugal.blogspot.com/
-
... pois, pois, a designação correcta, poderá ser: Licenciado em Arquitectura, Mestre em Arquitectura ou ainda Arquitecto estagiário.
-
Votem e critiquem para melhorar... Obrigado
Pedro Barradas replied to Ricardo Guerra's topic in Arquitectura
Ricardo isto foi feito com Sketchup + PODIUM ? -
:* ... João, não fui eu que coloquei os nomes nos conceitos... é só ler os ITA´s....
-
Caro colega IM Rodrigues... é um assunto realmente pertinente e sério. Mas para já parece-me uma batalha perdida... a questão da uniformização de procedimentos e requisitos... Cada CM tem o seu regulamento municipal... PDM e outras normas... o mais grave é essas mesmas "normas" estarem ocultas ao coitado do Arquitecto que vá entregar um processo pela 1ª vez.... É O PRTUGAL Q TEMOS
-
Por acaso até existe... não se chama "Áreas medias" mas sim "Nivel de Conforto", podes adquirir os livros na Livraria do LNEC, são estudos muito completos e interessantes: § BRANCO PEDRO, João – Programa Habitacional. Espaços e Compartimentos Lisboa: LNEC, 2ª edição 2002. ITA 4 § BRANCO PEDRO, João – Programa Habitacional. Habitação Lisboa: LNEC, 4ª edição 2001. ITA 5 § BRANCO PEDRO, João – Programa Habitacional. Edifício Lisboa: LNEC, 3ª edição 2002. ITA 6 § COELHO BAPTISTA, António; REIS CABRITA, António – Habitação evolutiva e adaptável Lisboa: LNEC, 1ª edição 2003. ITA 9 PS: esqueçam o NEUFERT.... isso é do tempo da 2ª GGuerra!!!!... esqueçam o RGEU, é castrante e refere-se a áreas mínimas, ainda por cima sem substânciar o "porquê" das ditas áreas mínimas e suas interligações.
-
... Ok.. mas eu não trabalho com Vista, portanto a questão da flash RAM era off-topic... apenas dei a minha opinião como unidade de armazenamento de dados amovivel... a velocidade para 1 ou 2 Gb é pouco relevante... De qq manira está limitado à velocidade do HUB (USB 1.1 ou 2.0)
-
Não... e normalamente, na maioria dos casos só se pode utilizar o "footprint" do existente e a área constante no Registro da Conservatória do REgisto Predial. O DL da REN... é memsmo perguiça de fazer uma busca na NET.... são uma série de alterações ao DL e umas Portarias... Fica aqui o link :http://www.dgaa.pt/legis/Diploma.aspx?id=24
-
Epá... são todas fiáveis... compra a que gostas mais/ melhor preço... Qual a "marca" é irrelevante...
-
Podes, além do PIRANESI, utilizar o photoshop... para inserir pessoas e vegetação...
-
ARK, seja com coberturas planas, seja com coberturas inclinadas, dá sempre trabalho... além do mais não é fazer um rectangulo, esquartejá-lo e já está... LOLOL... também nunca fiz um edificio com 4 aguas...LOLOL... e não tenho projectos tipo... na gaveta. Talvez até sejam 2 dias de desenho técnico, mas estás a esquecer-te dos restantes recursos envolvidos, do tempo de análise do local, estudo da legislação envolvida, acerto de programa, reuniões com o cliente a discutir acabamentos, soluções, etc.... PS: imagina que cobravas 1000€ ( um a coisa baratita, sem complicações), em vez dos 2500€.... sabes, eu sei!, o cliente pede-te sempre mais, exige-te alterações, depois é mais isto, mais aquilo; se és ARQUITECTO, estás feito ainda exisge mais... e os 1000€ ficaram .... o teu trabalho ficou pago a uns miseros 5 ou 6 € à hora.... É esta a realidade... já passei por ela, agora já não passo mais (felizmente), já não preciso vender projectos a preço de saldo... estive cerca de 6 anos nessa situação... trabalhava q nem um desalmado, não podia dar-me ao luxo de recusar trabalhos, ia estoirando o cérebro e a vida pessoal de tanto trabalhar... e ao final do ano... muitas vezes tinha que deixar em dívida alguns ordenados para fazer face às despesas... Pois é que EU e a minha familia não vivemos do ar.... Nem tenho mais nenhuma tábua de salvação com outro emprego... Acredito que, eparticularmente no interior, se os gabinetes/ técnicos não fizerem nada para modernizar, actualizar os recursos e conhecimentos... continuarão os trabalhos importantes (que são poucos) a "fugirem" para gabinetes nas áreas metropolitanas, muitas vezes estes também com "parcos" recursos e gabinetes de vão de escada... mas sabem como é "santos da casa não fazem milagres". Resumindo: De Qq das formas, independentemente dos recursos disponíveis ou presumivelmente afectos a uma determinada actividade/ projecto - o Custo final ao cliente terá q ter em conta o Mercado, a concorrência, a qualidade presumivelmente exigida pelo cliente e pelo fornecedor do serviço e claro está se o Prestador de serviço necessita, muito, asim assim ou pouco desse mesmo cliente... PS: O sempre acutilante ARK...
-
Achas os valores elevados... pois eu não, vamos ver. Supondo os 2500€ para apenas para Projecto de arquitectura (Licenciamento) Daqui terremos que equacionar os seguintes custos directos e indirectos para fornecer um serviço PROFISSIONAL: INDIRECTOS: - Licenciatura em ARQUITECTURA; - Incrição na Ordem Profissional, responsabilidades deontológicas e pagamento de quotas; - Formação contínua (cursos, congressos, seminários, exposições); - Responsabilidade profissional (risco de processos civeis e /ou criminais); - Despesas com aluguer/ aquisição, amortização e renovação de Instalações; - Despesas de aquisição, amortização e renovação de equipamentos (mobiliáro de escritório; PC's, Impressora multifuncional laser cor; Plotter; Cisalha;distanciometro laser; máquina fotográfica digital; Viatura, etc..) - Despesas, amortização e renovação de software; - Despesas diversas(Internet; comunicações Fixo e Móvel; água; Electricidade; combustíveis); - Despesas com consumíveis (contratos de manutenção; papel; tinteiros, material de escritório variado); - Despesas com Bibliografia técnica; - Despesas com Ordenados, Segurança Social, Seguros, IVA, IRC e contabilidade organizada; DIRECTOS: ( elaboração do projecto) - Runiões presenciais com cliente/ deslocação ao local de obra; - Brain storming - programa preliminar e objectivos do cliente; - Elaboração de proposta preliminar; - Discussões várias - Programa e ideia definitiva; - Discussão de alternativas técnicas em fase de projecto/ instalações especiais/ compatibilização com especialidades; - Elaboração do procedimento (Peças desenhadas, Peças escritas); - Entrega do procedimento na Câmara Municipal; - Assistência técnica em Obra. É com estes pressupostos todos que faço os meus honorários...
