-
Posts
1670 -
Joined
-
Last visited
-
Days Won
7
Content Type
Profiles
Forums
Events
Everything posted by Pedro Barradas
-
Links de Sites com Imagens para Fotomontagens e 3D
Pedro Barradas replied to JVS's topic in Arquitectura
Pois... mas não servem de muito para texturar 3D com qualidade... fazem tiling... O link do OLHOROBOT, é interessante, tenho o catalogo... mas não sabia q a base de dados estava disponível on-line... -
O quê, concretamente?
-
Se têm q ser homologados/ certificados, talvez na WIC Ferro Wic Portugal - Sisbauten Rua João Dias, 8 - 1º Sala F 4490 Póvoa De Varzim Portugal PORTO t: 252622036 f: 252622036 w: http://www.sisbauten.com e: Email Ferro Wic Portugal - Sisbauten Empresa dedicada a comercialização de sistemas em Aço e Aço inox para a Arquitectura.FERRO-WIC - Marca consagrada no mercado internacional com soluções para todo o tipo de caixilharia em aço e aço inox. Empresa Lider no Mercado Nacional com Sistemas Inovadores de Tecnologia Alemã. Representante/Parceiro Exclusivo da empresa ESCO gmbh pertencente ao grupo internacional VBH. Ou http://www.cmca-aluminios.com/produtos.htm
-
Então q tal elaborar um detalhe de caixilharia em aço...?
-
Em Marcas habituais, q operem no território nacional... não conheço. Tem q ser mesmo em aluminio extrudido?
-
conforto termico - ajuda em trabalho de faculdade
Pedro Barradas replied to zerozeppelin's topic in Arquitectura
Isolamentos derivado de fibras naturais - ver o coemrcializado pela corticeira amorim,( FIBRAS DE COCO) -
Alteração de poligono de implantação num lote
Pedro Barradas replied to sapek's topic in Arquitectura
Tem q pedir uma alteração ao Loteamento... se fôr aceite. Mas falou com algum técnico(Arquitecto; Urbanista, Eng.º) na câmara... se o poligono é para cumprir é para todos cumprirem e ponto final... aos olhos da lei não existe cá pequenas alterações... existe dentro do poligono e fora do poligono de implantação. Qual tem sido a receptividade da câmara quanto à eventual proposta de alteração das regras do loteamento. -
...verdecordolimao... :)
-
... "TURBO"... existe de Norte a Sul... sejam Engenheiros, Arquitectos ou ATAE....
-
Pois estando no SUL, utilizo tudo e mais alguma coisa.... depende da solução construtiva adoptada... dos requisitos estéctico-funcionais... do orçamento... do uso. Fundamentalmente, penso que de Norte a Sul, se pode utilizar o mesmo, pode é variar mais na questão das cores, das espessuras de materiais, do tipo de cuidados ou frequência na utilização de determinado esquema construtivo devido à existência ou não de mão de obra qualificada, dos factores climáticos e por último culturais.
-
Se é Arquitecto... porque razão não haveria de poder assinar o termo de Resp. de Coordenador?! Excepto se achar que não é competente para os projectos em causa... Concerteza não iria assinar a coordenação de uma refinaria de petroleo!!!.... percebe onde quero chegar!? Em Qq obra é obrigatório a nomeação do Coordenador de Projecto... seja grande ou pequena... Nas pequenas é onde existe mais maus projectos... a compatibilizar. O arquitecto pode acumular funções. Esta revolução na legislação, no fundo vem, atribuir mais competências e Assumir efectivas responsabilidades Às equipes projectistas... para se acabar com o copy/ paste (especialemtne nas especialidades) que se vem vindo a fazer... O dever do Arquitecto, quando é contactado pelo seu cliente, é informar e responsabilizar o dono de obra, é parte das suas funções... é intrinseco ao projecto e à obra... Tal como terá q nomear o Coordenador de Projecto. Também (desde 2003), terá que nomear um coordenador de segurança em obra (tecnico devidamente habilitado pelo antigo IDICT)
-
Carissimos... mais uma vez estamos perante um erro do nosso legislador.... mais um "copy/paste" para o termo de responsabilidade do Coordenador de projecto... sem qualquer tipo de adaptação ao teor do mesmo... é ridiculo... mas está assim... É o País q temos. Naturalmente que o coordenador não se pode responsabilizar pela observância ou não observância de determinada legislação especifica.... é para isso que o referido projecto é executado por determinado técnico, com o seu termo de responsabilidade... Agora que tudo tem que "bater a bota com a perdigota", tem... O coordenador tem q ser um técnico com competência para efectuar a coordenação... aliás já referi, como e em q moldes... Falta saber se um ATAE, com formação de nível III e/ ou IV, pode efectuar coordenação de projectos executados por profissionais com cursos superiores... Tenho as minhas dúvidas...
-
Ainda não estão definidas... mas vai estar, no substituto do DL73/73... De Qq das maneiras penso que a figura do Coordenador de Projecto é muito importante, pois vai responsabilizar um tecnico (escolhido pelo dono de obra, dentro ou fora da equipa projectista) que assegurará a compatibilização de todos os projectos e servirá de interlocutor entre todos...
-
O site da DGOTDU, também tem diverso material relacionado com os vários instrumentos de gestão territorial em vigor... O Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT) é um sistema de Informação oficial, de âmbito nacional, desenvolvido e gerido pela DGOTDU, que se destina a ser partilhado pelas entidades públicas com responsabilidade na gestão territorial e a servir finalidades de acompanhamento e avaliação da política de ordenamento do território e urbanismo e de informação sobre o território e o estado do seu ordenamento. ver AQUI
-
Correcto, mas não quer dizer q não se corte a Qq outra altura, se fôr para melhor descrever o projecto.... O melhor mesmo, para não haver dúvidas é colocar um tag, com a altura do peito/ soleira ao piso respectivo, medido no limpo. PS: Cara FLopes, "Aonde"... não existe.,..aiai... esse protuguês!!!!
-
Ler o DL 64/90.... As garagens enterradas ou semi-enterradas tem uma razão de ser.... não é? A porta deverá ter a classificação CF30 Para o sotão não existe necessidade. Já agora para complementar o projecto de SCIE, que tal prever a implantação de armaduras de emergência não permanentes (zona de circulação vertical) - não é obrigatório... mas aumenta a segurança, mesmo em caso de falta de energia eléctrica.... não é preciso haver um incêndio.
-
O 1, 5m deve estar no Manual do Projectista de redes de Gás do ITG?!... já não é a 1ª vez q me deparo com o assunto, é também capaz de constar de alguma NORMA, relativa a Postos de garrafas..
-
Construções de Furo para captação de água
Pedro Barradas replied to Marco Silva's topic in Arquitectura
Licença da CCDR e deverá o mesmo ser executado por empresa credênciada ( licenciada) -
Paineis Solares / Fotovoltaicos ou energia Geotérmica
Pedro Barradas replied to Marco Silva's topic in Arquitectura
Antes demais aconselho-o a pesquisar sobre o assunto... e a colocar-se minimamente a par das tecnologias envolvidas. NOTA: Em obras novas e nas de alteração/ remodelação que ultrapassem 25% do valor do imóvel, é "obrigatório" o uso de Colectores solares térmicos para Aguas Quentes Sanitárias (AQS). PS: Os paineis fotovoltaicos, não são utilizados para produção de águas quentes sanitárias ou outras. São utilizados para produção de energia eléctrica. -
Esse projecto saiu, se não me engano, numa "Arquitectura & vida", ou numa "Arquitectura & construção"... já à alguns anos...
-
Visitar o Site da OA (ADMISSÃO), lá encontrará toda a informação relevante Se persistirem dúvidas, contactar a os responsáveis pela ADMISSÃO na Secção Regional respectiva da OA.
-
Fazer umas "pregagens" do sabonete com alfinetes, agrafos, etc...
-
Dá para salvar no Word ,o rtf como "*.doc" ?!
-
Os pontos de reputação... têm funcionado noutros foruns... portanto penso q aqui também funcionará... ajudará a atestar a credibilidade do membro (especialmente para quem vem de fora)
-
Vitor... não esquecer que o reg. SCIE, preocupa-se com as vias de evacuação (caixa de escadas, que deverão ser na maior parte dos casos separadas dos acessos aos fogos. O 1.40m, refere-se ao patamar nos fogos/ acesso elevador. Já agora, é dar também uma olhada no DL 163/2006....
