Jump to content

Recommended Posts

Posted

>>Pouco se vê falar sobre outras mobilidades, mas elas realmente existem e arregalam os meus olhos!

>>Todos querem fazer ERAMUS, mas porque não preferem outras mobilidades externas com universidades americanas, japonesas, brasileiras ou chinesas ? Existe alguma RAZAO ?

>>Quem por exemplo está a fazer ERASMUS, pode-me dar a sua opinião acerca disto ?

>>Raras são as pessoas com quem falo e querem fazer intercâmbios...:s por que razão é preferível o programa Sócrates/Erasmus ?:p

Posted

Mas o que é certo é que são muitos os extra-comunitários que vêm parar à nossa terra... e isso para eles não deve ser um entrave...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

A afirmar!

Se fores por mobilidade externa sujeitas.te a não ter nada disso!

:s ...nada mesmo do que ver as condições! Mas desde já, esse facto desanima e realmente não se demonstra em nada, positivo !!

O facto é que queria intercambiar para o Brasil...vou ver o que consigo :nervos:
Posted
Dreamer assim como há o contrario! :s

Cinaminaminamina sei que há programas do Brasil para Portugal agora o contrário não sei (programa Alfa ??!!??) mas o melhor é o informares-te no gabiente de relaçoes internacionais da tua Universidade, e perguntar se há algum programa para o efeito! Se não existir, eles podem contactar a universidade para onde tu queres ir e arranjar.te la 'um lugar' a partir daí estás á tua 'mercê'. Sei de alguns casos assim, mas pagam tudo do bolso (não é que a ajuda da bolsa de erasmus seja muito boa, normamlmente dá para pagar o alojamento...).
Mas nada como te ires informar ao gabinete de relações internacionais para começares a ponderar bem as coisas!!! E nestas coisas aconselho.te a tratar tudo com muita antecedencia! 1 ano pelo menos!
Posted

>>:s Vou já me informar desse programa Alfa. Já agora, é no 4º ano que normalmente se vai "para fora", nao é ?

>>E por exemplo posso usufruir do Eramus, 2 vezes ( já é pedir demais, nao ? :p ) Ou por exemplo, 1 intercâmbio ( por exemplo para a Univ. do Minessota, apenas é permitida a estadia de 1 mes ) + 1 Erasmus, se é q percebes a minha dúvida!

Obrigada pelo esclarecimento de todas as duvidas Tico :p

Posted

Eu não tenho a certeza se é programa Alfa, mas acho que sim! Mas era uma situação contraria, do Brasil para Portugal (eu tinha colegas brasileiras :icon_dribble:) Dois anos de Erasmus penso que não, a não ser que exista vagas livres :s e com uma forcinha e tal! É assim acho que usufruir da bolsa é so para erasmus, agora ires para outra Universidade á tua conta podes ir quantas vezes quiseres... Mas é a ideia que tenho, é melhor confirmares, até porque as coisas já podem ter mudado! :p

Posted

eu fui estudante erasmus neste ano que passou e estou mais ou menos a par da legislação. um estudante erasmus só o pode fazer 1 vez e o erasmus só funciona na europa com as faculdades que têm protocolo com a tua faculdade. Toda e qualquer mobilidade de alunos para outras faculdades sem protocolo pode ser feita mediante a acreditação do plano de estudos que se pretende fazer na faculdade de acolhimento, mas não dispondo das vantagens do estudante erasmus. Ou seja o estudante erasmus quando vai estudar para outra faculdade, já tem o seu plano de estudos aprovado e sabe que se fizer todas as disciplinas vai ter equivalencia a tudo na sua faculdade, ainda se habilita a receber uma mísera bolsa puramente simbólica do ministério que se esgota no primeiro mês de estadia. Pode ainda (consoante a faculdade de acolhimento) beneficiar de lugar numa residência de estudantes mas isso é necessário ter bem a certeza e saber se há memso uma residência pois a maior parte das faculdades não tem. O intercâmbio ou o "free-move" é tudo feito por nossa conta, desde contactos, planos de estudos, dinheiros (se bem que no erasmus também não há muito...), equivalencias e o problema é quase sempre não haver as equivalencias desejadas. Conheço casos de estudantes brasileiros que estiveram na FAUP e que ao fim de um ano voltaram e tiveram de fazer esse mesmo ano no brasil...

Posted

O intercâmbio ou o "free-move" é tudo feito por nossa conta, desde contactos, planos de estudos, dinheiros (se bem que no erasmus também não há muito...), equivalencias e o problema é quase sempre não haver as equivalencias desejadas. Conheço casos de estudantes brasileiros que estiveram na FAUP e que ao fim de um ano voltaram e tiveram de fazer esse mesmo ano no brasil...

Hummm, tou a entender! Mas supostamente, se a minha faculdade tem uma parceria com uma faculdade americana ou brasileira, supostamente há um paralelo na equivalência das disciplinas...hummm:tired:

Tenho mesmo que ponderar este assunto...para ires fora do programa ERASMUS, tás entregue aos "leoes" :nervos:

Obrigada pelo esclarecimento Asimplemind :s
Posted

se a tua faculdade tem protocolos com faculdades fora da europa é porque supostamente tens o plano de estudos aprovado, mas penso que será sempre um pouco mais complicado do que a nível da UE. Pois como se está a ver, está a haver uma recionalização da educação na UE como se se tratasse de um grande país com diferentes estados.

Posted

este ano eu tive um colega brasileiro na minha turma, mas nem lhe cheguei a perguntar através de que programa veio para cá. tenho é conhecimento de um amigo meu que foi para o brasil através de um programa de intercâmbio, e quando voltou deparou-se com o problema das equivalências. teve que fazer uns quantos exames, porque os professores não deram equivalência às cadeiras que fez no brasil. ele estuda direito, mas penso que estes problemas podem surgir em qualquer curso. ele falou-me precisamente no problema do plano de estudos. os estudantes de erasmus vão com o plano definido, e os que vão por estes programas de intercâmbio vão às aranhas. :errf:

Posted

Exacto! Quando chegas tens de mostrar o plano de estudos e trabalhos feitos, bla bla para ver se dão equivalencia! Até mesmo com o Erasmus, eu pelo menos tive de fazer isso!

Posted

....a burocracia é uma coisa muitooooooooooooo complexa:tired: ! :nervos:

Bem cá vou eu tentar a minha sorte e informar-me acerca disso...já agora, em que anos é que supostamente esta-se "apto" para entrar no programa Erasmus ?
Existe alguma barreira, porm exemplo, só podem ir alunos que vão passar para o 4º ?

:beb2:
"(...)Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil ! "

Estou tãooooooooo tramada!x(

Posted

:p

Boa Sorte :p
Depois, não te esqueças é de postar fotos! :p
Da praia... que é para vermos os monumentos :p

:s eu te digo!

:p sim, vou tirar muitas fotos a monumentos! Sim e na praia, tb acho boa ideia!:p Depois vejo se gostaste dos meus ângulos de visão:icon_chick: hehehe

:p
Posted

a conversa por aqui anda animada!!! :s eu conheço pessoal que foi no 3º, outros no 4º, alguns no 5º, mas não conheço ninguém que tenha ido no 2º, e muito menos no primeiro (obvio...lol). por isso, é uma questão de veres! :p mas se fores para o brasil...traz-me de lá uma prenda! :p

Posted

Existe sempre uma certa descrença com faculdades brasileiras...não sei porquê, mas quando falo com certos professores ou arquitectos sobre estudos brasileiros ou faculdades brasileiras, torcem sempre o nariz, porque será? Abraços

Posted

E se falarem em professoras brasileiras e colegas brasileiras, torces o nariz? :PP >> Mas também tenho essa opinião! Embora já tenha com algum pessoal que lá esteve e falam bem daquilo... O meu prof, Mario Kruger, também fez la uma pos-graduação qualquer e gostou daquilo! Cinaminaminamina, porquê o brasil? A Itália tem mais gajos bons! :s

Posted

>> :s em termos de aprendizagem, no Brasil é um mundo completamente diferente!

>>Pare além de terem os vestibulares antes da entrada no ensino superior ( vestibular = 100x pior que um examezito feito aqui )...o plano curricular das Universidades de arquitectura ( que normalmente englobam urbanismo ), são bem diferentes!
>> Agora fiquei desperta com esse facto: :errf:

Existe sempre uma certa descrença com faculdades brasileiras...não sei porquê, mas quando falo com certos professores ou arquitectos sobre estudos brasileiros ou faculdades brasileiras, torcem sempre o nariz, porque será?