FDionisio Posted July 22, 2009 Report Share Posted July 22, 2009 Olá Alguém tem PDF´s destas NP: NP EN 3 NP EN 671-1 NP EN 671-2 NP 1037 NP EN 1866 NP EN 14384:2007 NP 4413 NP 4415 NP 4386 Em anexo a 2001_01_19_NP2386.pdf fernando Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted July 22, 2009 Report Share Posted July 22, 2009 Caro FDionisio, As Normas são conteúdos protegidos (PAGOS), não podem ser aqui disponibilizadas... Pelo que vou apagar o ficheiro anexo. Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
FDionisio Posted July 22, 2009 Author Report Share Posted July 22, 2009 Caro FDionisio, As Normas são conteúdos protegidos (PAGOS), não podem ser aqui disponibilizadas... Pelo que vou apagar o ficheiro anexo. Olá Espero que esta resposta não sai repetida. Já respondi anteriormente e não apareceu Entendo o que dizes e respeito. Mas o meu ponto de vista é este. O acesso a consulta da legislação e regulamentos, é um direito. Esse acesso é gratuito no Diário da República. Se uma lei, nos obriga a consultar um regulamento, para que a possamos cumprir. Esse regulamento não deve ser gratuito? Não aplicamos a lei por falta de acesso? Porque não fazem a lei com toda a informação? Como te disse, entendo a tua posição, mas não posso concordar com a falta de livre acesso. Fernando Dionísio Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted July 22, 2009 Report Share Posted July 22, 2009 ... também não concordo, ter de pagar pelas Normas, que concerteza são pagas com o dinheiro dos contribuintes..... mas infelizmente é assim... e as regras são para cumprir... Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Márcio Ferreira Posted July 23, 2009 Report Share Posted July 23, 2009 realmente nunca percebi porque temos que pagar as normas... não faz qualquer sentido. Link to comment Share on other sites More sharing options...
michaeloureiro Posted July 24, 2009 Report Share Posted July 24, 2009 Alguem conhece aonde podemos COMPRAR, as varias normas publicadas, ou seja um sítio que disponibiliza as normas recentes? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Márcio Ferreira Posted July 24, 2009 Report Share Posted July 24, 2009 compras aqui:http://www.ipq.pt/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
pintor Posted July 26, 2009 Report Share Posted July 26, 2009 FDionisio Talvez te consiga arranjar. A minha empresa dispõe de uma base de dados com legislação e normas. É questão de procurar. Envia-me o teu email Link to comment Share on other sites More sharing options...
FDionisio Posted July 26, 2009 Author Report Share Posted July 26, 2009 fernando.dionisio@gmail.com desde de já obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted July 26, 2009 Report Share Posted July 26, 2009 Eu já encontrei um sítio por acaso onde tinha isto tudo disponível gratuitamente... mas já perdi o link... vou ver se encontro. Link to comment Share on other sites More sharing options...
FDionisio Posted July 27, 2009 Author Report Share Posted July 27, 2009 em <http://www.********.com> está lá 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
michaeloureiro Posted June 11, 2010 Report Share Posted June 11, 2010 FDionisio, Tb ando à procura dessas mesmas normas, mais especificamente as normas relativas à colocação de extintores. Sabes onde posso encontar as mesmas sem "custos acrescidos" Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted June 11, 2010 Report Share Posted June 11, 2010 O modo de instalação e a localização de meios de 1ª intervenção está descrito no Regulamento técnico de SCIE, é só ler. Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
michaeloureiro Posted June 11, 2010 Report Share Posted June 11, 2010 Pedro, Já li o regulamento e parece-me pouco elucidativo em relação à utilização de extintores CO2. Os extintores de pó químico ABC substituem os extintores CO2? Obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted June 11, 2010 Report Share Posted June 11, 2010 Amigo, o que voçê precisa é de frequentar um curso de formação em SCIE, e aprender que existem varios tipos de agente extintor, e para cada um deles, consoante o tipo de local a proteger e consequente tipo de fogo, deverá ser escolhido um agente extintor adequado. Por exemplo, em Cozinhas e em locais com aparelhos electricos, deverão ser utilizados extintores de CO2, que são bons para classes de fogo B, C e riscos eléctricos. Os de pó quimico, normalmente utiliza-se do tipo ABC, pelo que é o agente extintor mais abrangente ( Classes de fogo A, B e C). Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
michaeloureiro Posted June 11, 2010 Report Share Posted June 11, 2010 Pedro, A minha dúvida surge depois de ser exigido a colocação um extintor pó quimico ABC e um extintor CO2 junto a um quadro eléctrico numa loja dentro de um centro comercial. Sabendo que o extintor de pó quimco é eficaz para todos tipos de fogos, existe uma obrigação de colocação dos dois extintores no mesmo espaço? ou foi só um capricho da promotora? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted June 13, 2010 Report Share Posted June 13, 2010 Como escrevi acima. CO2> riscos electricos = quadro electrco O extintor ABC, serve para complementar a protecção do espaço, pelo que o RT-SCIE, exige que um espaço (fracção autonoma ou piso, por exemplo), deva ser protegido com o mínimo de dois extintores, a distância entre estes e/ ou a distância a percorrer de qq local seja inferior a 15m; Pelo que, para uma loja dentro de um centro comercial, em princípio, reúne as condições para a colocação de 2 extintores. Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
michaeloureiro Posted June 15, 2010 Report Share Posted June 15, 2010 obrigado Link to comment Share on other sites More sharing options...
QIO Posted September 15, 2011 Report Share Posted September 15, 2011 :)Olá, Alguem me disponibiliza NP EN 14384:2007 em pdf? sff qio Link to comment Share on other sites More sharing options...
Arq.to Posted September 15, 2011 Report Share Posted September 15, 2011 Qualquer resposta sobre este assunto deve ser dada através de MP ou pelo email dos utilizadores, não é permitido "warez" ou piratarias ;) no Arquitectura.pt Arquitectura, Arquitetura, Construção, Engenharia e outros Espaço de Arquitetura Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts