JO ARQ Posted June 27, 2009 Report Posted June 27, 2009 Estou a tentar fazer um auditório em Revit, e usei escadas pra criar os degraus do auditório, mas agora não estou a conseguir inserir as cadeiras nos respectivos sítios, porque vão sempre pro piso base, ficando por baixo da escadaria...alguém me pode ajudar a resolver este problema? ou existe uma maneira mais prática de fazer o auditório, sem ser com escadas...?:\ Quote
ruivenda Posted June 29, 2009 Report Posted June 29, 2009 Podes fazer através de uma in-place family do tipo pavimento, mas não te vai resolver a totalidade do teu problema. Mas vamos por partes: primeiro, um auditório não é uma escada, logo não se deve usar a ferramenta de escada, até por questões de representação. O revit permite criar familias especificas de um dado projecto (in-place families) pelo que será recomendado usar uma familia deste tipo. Ao usar uma in-place family podes definir que tipo de familia é - neste caso poderá ser um pavimento (floor - ou outro que se adapte melhor às tuas necessidades), isto para que controles o seu aspecto gráfico. Depois, para construires o teu auditório, basta ires a um corte que passe pelo auditório, definines o seu corte como sendo uma extrusão, e tens o teu auditório feito de forma muito simples e sem as várias configurações/limitações das escadas. Agora vamos ao caso das cadeiras. Ao colocares as cadeiras elas não ficam, automaticamente na cota certa. Por isso a solução é colocar uma fila de cadeiras (correspondente à escada) e depois abres o corte onde as vejas de frente. Nessa vista de corte podes mover cada uma das cadeiras na vertical para que fiquem à cota desejada. Depois é só voltar à vista de planta e copiar as restantes linhas de cadeiras, que irão ficar já à cota desejada. Deves ser ainda "novato" em revit e como tal ainda não percebes bem a lógica de funcionamento do programa, pelo que te recomendo que vejas alguns videos, e faças alguns tutoriais para apreenderes as bases do programa. Passa também pelo fórum www.revitpt.com para mais informação específica sobre o revit em português.... Quote
JO ARQ Posted June 29, 2009 Author Report Posted June 29, 2009 Sim sou novata... E estou a começar logo com um projecto complicadíssimo!...com o pouco que sei de revit, ainda não me atrevo a fazer entregas. Estou a começar a usar para 3d, ainda não sei o suficiente para abandonar o autocad... E realmente a questão da criação de famílias ainda é um bicho de 7 cabeças pra mim...por isso a tua resposta não foi mt clara pra mim, mas vou pesquisar essas famílias "in place", que ainda n tinha ouvido falar... Qt às cadeiras não ficarem nos patamares devidos...Eu estava a usar umas cadeiras de auditório que vinham no próprio programa, que são de fixar ao chão, e no entanto, experimentei outras cadeiras diferentes, e já dava para mover verticalmente! então achei q o problema teria a ver com o tipo de cadeira...que deve ser condicionada a pavimentos ou qq coisa do género...não percebo bem, pq umas davam, outras não... Já tinha tentado no corte, mover verticalmente, mas não dava... Mas pelo que dizes, o problema começa logo por ser escada então, em vez de pavimento...vou ter q pesquisar mais então Obrigada pela ajuda! Quote
ruivenda Posted June 30, 2009 Report Posted June 30, 2009 Compreendo que as pessoas de inicio procurem o revit como uma nova ferramenta de 3d que não é. Se a questão das familias ainda é um bicho de 7 cabeças então é melhor parar, estudas um pouco, de depois voltar ao trabalho, porque em revit tudo gira à volta de familias - ou objectos - e como tal é imprescindivel que se perca algum tempo a tentar perceber como se trabalha em revit, qual a mecânica de trabalho, porque desenhar uma parede é fácil. O problema não começa logo por ser escada. Podes fazer o auditótio com uma escada, simplesmente não é o mais recomendável nesta situação, porque não é uma escada. O revit organiza toda a informação em categorias e sub-categorias, para que o utilizador possa controlar o aspecto gráfico do seu trabalho. Por isso é necessário que o utilizador perceba esse conceito antes de embarcar num trabalho complexo. Se queres um concelho, eu acho que devias começar por fazer o guia de iniciação rápida - este guia dar-te-á a introdução ao revit. Depois tens vários outros documentos disponiveis no site da autodesk, onde podes encontrar a informação que precisas. Recordo que o revit não é como o autocad que sabendo um punhado de comandos se consegue fazer um projecto - desenho. No revit é preciso saber usar todas ou quase todas as ferramentas para dar por concluido um trabalho de qualidade. Por isso nada melhor que perder algum tempo a estudar e depois sim a colocar em prática os nossos conhecimentos. Usar o revit como boia de salvação para um 3d ou para um trabalho atrasado só vai dar asneira, pois é preciso saber as coisas para se ser produtivo. O revit é um bom software, é simples e intuitivo, mas há bases que têm de ser adquiridas sempre primeiro - como qualquer outro software mais complexo. Qualquer ajuda ou dúvida que queiras ver respondida podes sempre contar com a ajuda do pessoal do fórum do revit.... Quote
JO ARQ Posted June 30, 2009 Author Report Posted June 30, 2009 Rui, mais uma vez obrigada pelas dicas... Eu sou novata, mas não estou em estaca zero...cheguei a fazer um curso de Revit...simplesmente lá só se aprende as bases, senão pagaria o dobro do que paguei! Agora estou por minha conta pra aprender o resto...não quero gastar mais dinheiro... Antes de fazer o curso, tentei aprender sozinha com os manuais da autodesk, mas não é a mesma coisa, obviamente. O interface e todo o modo de trabalhar em Revit é completamente diferente do Autocad... Sei que o Revit funciona à base de famílias, e eu uso-as e altero os objectos consoante o que me interessa aplicar, mas não mais que isso... Na altura que andei a ver os tutoriais de Revit, reparei q existem manuais e inclusivé cursos só sobre as famílias do Revit! Por isso admitir que ainda é um bicho de 7 cabeças pra mim... Só que ao contrário do que recomendas, não vou parar. Pelo contrário...se não pegar no programa agora, com pressão, com coisas para fazer, sei q acabo por me desleixar e depois não pego mais ou esqueço me das bases! Sei que o Revit n é só para 3D, mas sou mt mais exigente com o grafismo em 2d do que em 3d, e enquanto não conseguir dominar a expressão gráfica resultante no Revit, não abandono o cad...simplesmente tenho q começar por algum lado...espero um dia conseguir substituir completamente, seria bom sinal! Até dominar, tenho q me desenrascar com tutoriais e qd tenho menos tempo, venho aqui esclarecer algumas dúvidas, caso pessoas como tu me possam ajudar...:D Quote
Recommended Posts