Jump to content

Recommended Posts

Posted

Estou a tentar fazer um auditório em Revit, e usei escadas pra criar os degraus do auditório, mas agora não estou a conseguir inserir as cadeiras nos respectivos sítios, porque vão sempre pro piso base, ficando por baixo da escadaria...alguém me pode ajudar a resolver este problema? ou existe uma maneira mais prática de fazer o auditório, sem ser com escadas...?:\

Posted

Podes fazer através de uma in-place family do tipo pavimento, mas não te vai resolver a totalidade do teu problema.

Mas vamos por partes:

primeiro, um auditório não é uma escada, logo não se deve usar a ferramenta de escada, até por questões de representação. O revit permite criar familias especificas de um dado projecto (in-place families) pelo que será recomendado usar uma familia deste tipo. Ao usar uma in-place family podes definir que tipo de familia é - neste caso poderá ser um pavimento (floor - ou outro que se adapte melhor às tuas necessidades), isto para que controles o seu aspecto gráfico.

Depois, para construires o teu auditório, basta ires a um corte que passe pelo auditório, definines o seu corte como sendo uma extrusão, e tens o teu auditório feito de forma muito simples e sem as várias configurações/limitações das escadas.

Agora vamos ao caso das cadeiras.

Ao colocares as cadeiras elas não ficam, automaticamente na cota certa. Por isso a solução é colocar uma fila de cadeiras (correspondente à escada) e depois abres o corte onde as vejas de frente. Nessa vista de corte podes mover cada uma das cadeiras na vertical para que fiquem à cota desejada. Depois é só voltar à vista de planta e copiar as restantes linhas de cadeiras, que irão ficar já à cota desejada.

Deves ser ainda "novato" em revit e como tal ainda não percebes bem a lógica de funcionamento do programa, pelo que te recomendo que vejas alguns videos, e faças alguns tutoriais para apreenderes as bases do programa.

Passa também pelo fórum www.revitpt.com para mais informação específica sobre o revit em português....

Posted

Sim sou novata...:D E estou a começar logo com um projecto complicadíssimo!...com o pouco que sei de revit, ainda não me atrevo a fazer entregas. Estou a começar a usar para 3d, ainda não sei o suficiente para abandonar o autocad... E realmente a questão da criação de famílias ainda é um bicho de 7 cabeças pra mim...por isso a tua resposta não foi mt clara pra mim, mas vou pesquisar essas famílias "in place", que ainda n tinha ouvido falar... Qt às cadeiras não ficarem nos patamares devidos...Eu estava a usar umas cadeiras de auditório que vinham no próprio programa, que são de fixar ao chão, e no entanto, experimentei outras cadeiras diferentes, e já dava para mover verticalmente! então achei q o problema teria a ver com o tipo de cadeira...que deve ser condicionada a pavimentos ou qq coisa do género...não percebo bem, pq umas davam, outras não... Já tinha tentado no corte, mover verticalmente, mas não dava... Mas pelo que dizes, o problema começa logo por ser escada então, em vez de pavimento...vou ter q pesquisar mais então Obrigada pela ajuda!

Posted

Compreendo que as pessoas de inicio procurem o revit como uma nova ferramenta de 3d que não é. Se a questão das familias ainda é um bicho de 7 cabeças então é melhor parar, estudas um pouco, de depois voltar ao trabalho, porque em revit tudo gira à volta de familias - ou objectos - e como tal é imprescindivel que se perca algum tempo a tentar perceber como se trabalha em revit, qual a mecânica de trabalho, porque desenhar uma parede é fácil. O problema não começa logo por ser escada. Podes fazer o auditótio com uma escada, simplesmente não é o mais recomendável nesta situação, porque não é uma escada. O revit organiza toda a informação em categorias e sub-categorias, para que o utilizador possa controlar o aspecto gráfico do seu trabalho. Por isso é necessário que o utilizador perceba esse conceito antes de embarcar num trabalho complexo. Se queres um concelho, eu acho que devias começar por fazer o guia de iniciação rápida - este guia dar-te-á a introdução ao revit. Depois tens vários outros documentos disponiveis no site da autodesk, onde podes encontrar a informação que precisas. Recordo que o revit não é como o autocad que sabendo um punhado de comandos se consegue fazer um projecto - desenho. No revit é preciso saber usar todas ou quase todas as ferramentas para dar por concluido um trabalho de qualidade. Por isso nada melhor que perder algum tempo a estudar e depois sim a colocar em prática os nossos conhecimentos. Usar o revit como boia de salvação para um 3d ou para um trabalho atrasado só vai dar asneira, pois é preciso saber as coisas para se ser produtivo. O revit é um bom software, é simples e intuitivo, mas há bases que têm de ser adquiridas sempre primeiro - como qualquer outro software mais complexo. Qualquer ajuda ou dúvida que queiras ver respondida podes sempre contar com a ajuda do pessoal do fórum do revit....

Posted

Rui, mais uma vez obrigada pelas dicas... Eu sou novata, mas não estou em estaca zero...cheguei a fazer um curso de Revit...simplesmente lá só se aprende as bases, senão pagaria o dobro do que paguei! Agora estou por minha conta pra aprender o resto...não quero gastar mais dinheiro... Antes de fazer o curso, tentei aprender sozinha com os manuais da autodesk, mas não é a mesma coisa, obviamente. O interface e todo o modo de trabalhar em Revit é completamente diferente do Autocad... Sei que o Revit funciona à base de famílias, e eu uso-as e altero os objectos consoante o que me interessa aplicar, mas não mais que isso... Na altura que andei a ver os tutoriais de Revit, reparei q existem manuais e inclusivé cursos só sobre as famílias do Revit! Por isso admitir que ainda é um bicho de 7 cabeças pra mim... Só que ao contrário do que recomendas, não vou parar. Pelo contrário...se não pegar no programa agora, com pressão, com coisas para fazer, sei q acabo por me desleixar e depois não pego mais ou esqueço me das bases! Sei que o Revit n é só para 3D, mas sou mt mais exigente com o grafismo em 2d do que em 3d, e enquanto não conseguir dominar a expressão gráfica resultante no Revit, não abandono o cad...simplesmente tenho q começar por algum lado...espero um dia conseguir substituir completamente, seria bom sinal! Até dominar, tenho q me desenrascar com tutoriais e qd tenho menos tempo, venho aqui esclarecer algumas dúvidas, caso pessoas como tu me possam ajudar...:D