bubblegum Posted April 6, 2009 Report Posted April 6, 2009 Que influência a antiguidade clássica (Grécia e Roma) tem nos dias de hoje? Quote
Argos Posted April 6, 2009 Report Posted April 6, 2009 mas por onde e que quer comecar? desde o regime poliitico ate a sociedade do futebol/gladiadores, ha muito por onde fazer comparacoes. Quote
bubblegum Posted April 6, 2009 Author Report Posted April 6, 2009 isso desde a politica, o direito, democracia, língua, modo de viver, o belo, enfim tudo mesmo :} Quote
bubblegum Posted April 6, 2009 Author Report Posted April 6, 2009 pelo justo motivo, de não saber por onde começar :D Quote
michaeloureiro Posted April 6, 2009 Report Posted April 6, 2009 ...no simples papel em que imprimes Quote
Argos Posted April 7, 2009 Report Posted April 7, 2009 michael, o papel foi inventado na china, ehehehe, bubblegum, nao, nao vamos fazer esse trabalho por ti... mas recordo-me que o Asterix era optimo para apanhar cenas dessas, ahahahahah Quote
Luis Lopes Posted April 7, 2009 Report Posted April 7, 2009 Que influência a antiguidade clássica (Grécia e Roma) tem nos dias de hoje? Penso que seria mais: Que influência a antiguidade clássica deveria ter nos nossos dias. Isto no âmbito da arquitectura, naturalmente. Quote
Argos Posted April 7, 2009 Report Posted April 7, 2009 ai ja nao concordo contigo Luis, acho que tem influencia mais que suficiente, os Americanos que o digam. depois nao esquecam que aquilo qa que por vezes chamamos influencia classica e muito reltivo dado que a ideia que nos foi passada foi de que que por exemplo os templos gregos seriam brancos ou cor da pedra, quando na verdade eram pintados de azul e vermelho. nao quero com isto de forma alguma desdenhar da antiguidade classica, simplesmente penso que somos ja tao baseados na mesma que em pouco ou nada lhe faltamos com a sua importancia. no entanto estaria aberto a um repensar da mesma, isso sim, seria tremendamente importante. Quote
michaeloureiro Posted April 7, 2009 Report Posted April 7, 2009 michael, o papel foi inventado na china, ehehehe, bubblegum, nao, nao vamos fazer esse trabalho por ti... mas recordo-me que o Asterix era optimo para apanhar cenas dessas, ahahahahah Eu referia-me às dimensões do papel que utilizamos todos os dias. O bubblegum vai ter que mastigar esta....:D Quote
lllARKlll Posted April 7, 2009 Report Posted April 7, 2009 Belos tempos, principalmente antes de Cristo. Nunca haverá outro Partenon. Corbusier, faz as suas suas primeiras obras sobre forte influência Helénica. A Villa Savoye é testemunho disso. Quote
JVS Posted April 8, 2009 Report Posted April 8, 2009 bubblegum Esse trabalho eh para que disciplina? E jah agora em que ano estah para nos fazer essa pergunta? Estah no 7 ano. 9 ano. 10 ano... eh que jah devia saber que para fazer um trabalho de pesquisa deve fazer uma recolha de dados sobre o tema que escolheu. Portanto primeiro faca uma recolha de dados e depois vai analisar esses dados e ai vai ver o que pode fazer... Quote
JVS Posted April 8, 2009 Report Posted April 8, 2009 Belos tempos, principalmente antes de Cristo. Nunca haverá outro Partenon. Para os arquitectos talvez... para ser arquitecto teriamos que ser aprendizes ateh o mestre bater a bota e soh aih eh que podiamos fazer alguma coisa... penso eu... Quote
lllARKlll Posted April 9, 2009 Report Posted April 9, 2009 JVS... eu nunca percebi estes teus h. Quote
JVS Posted April 10, 2009 Report Posted April 10, 2009 JVS... eu nunca percebi estes teus h. O meu teclado nao tem acentos. Quote
Sputnik Posted April 10, 2009 Report Posted April 10, 2009 Pode-se dizer que a cultura ocidental nasceu da cultura greco-romana. O Renascimento Italiano de 1500 quer dizer isso mesmo: renascer da cultura antiga, e não é por acaso que surge em itália, por entre as ruínas do império romano (ou greco-romano). Sempre que uma civilização emerge, é sempre sobre os escombros da antecedente, não vamos inventar a roda novamente. Quote
Sputnik Posted April 12, 2009 Report Posted April 12, 2009 Portanto não é que a cultura grega tenha influência ou não. Ela foi a origem de uma série de "pedras basilares" que ainda hoje progridem. Pra não falar da filosofia, vejamos a música: a escala de 12 meios-tons tal como a conhecemos, foi descrita por um desses gregos. A música indiana, por exemplo, utiliza quartos de tons, porque tem origens diferentes... Na arquitectura ocorre-me, por exemplo, Louis Kahn. Ele recuperou aquela grandiosidade dos edifícios antigos, utilizando a simetria, as proprções, a verdade material. Querem mais clássico do que isto? Quote
JVS Posted April 12, 2009 Report Posted April 12, 2009 Pode-se dizer que a cultura ocidental nasceu da cultura greco-romana. O Renascimento Italiano de 1500 quer dizer isso mesmo: renascer da cultura antiga, e não é por acaso que surge em itália, por entre as ruínas do império romano (ou greco-romano). Sempre que uma civilização emerge, é sempre sobre os escombros da antecedente, não vamos inventar a roda novamente. E Judaico-Cristas. Quote
lllARKlll Posted April 12, 2009 Report Posted April 12, 2009 A malta nova, já não consegue apreciar os clássicos. Eu adoro os clássicos e os precursores. Quote
Recommended Posts