3CPO Posted September 6, 2006 Report Posted September 6, 2006 Kop van Zuid, Rotterdam, The NetherlandsArchitekten Cie (Frits van Dongen), 1998 A highly urbanistic housing grouping built adjacent to the Erasmus Bridge on former docklands now being developed as a new residential and commercial center.Kop van Zui - CIE Architecten - PDF Vou visitar esta tarde, por isso aguardam mais algumas fotos. Mais informação sobre o atelier:http://www.cie.nl/Pages/proj-pages/housing/woningen1.html Quote
asimplemind Posted September 6, 2006 Report Posted September 6, 2006 era mesmo esse complexo que te estava a falar! estive lá duas vezes. Fiquei bem impressionado! nunca entrei nos edificios, mas as casas parecem ter uma qualidade excepcional! principalmente esses terraços e todas essas superfícies envidraçadas. Para mim estes edifícios fazem a diferença na arq holandesa já que estão bem integrados nesse extracto de cidade e são de uma grande qualidade a nível exterior sem necessitar de grandes extravagâncias Quote
3CPO Posted September 6, 2006 Author Report Posted September 6, 2006 Já tenho a "visita" marcada na imobiliária... Dia 13 vou a 2 apartamentos...um duplex no 8º andar e um simplex no 4º... Depois coloco fotos se as conseguir tirar... Vou tentar arranjar mais fotos da envolvente... Abraços Quote
3CPO Posted September 6, 2006 Author Report Posted September 6, 2006 Eis algumas fotos que tirei no local: Abraços Quote
Zuka Posted September 6, 2006 Report Posted September 6, 2006 O que mais me admirou na arquitectura holandesa foi a forma como se organiza na malha da cidade. Frequentemente nos deparamos com edificios novos e modernos que se diluem e confundem na paisagem. Achei fantastico o modo eficaz e simples que confere essa homogeneidade das fachadas dos edificios. Por vezes sao conservadas as fachadas acabando o edificio por se transformar todo apenas no seu interior. Achei muito importante o valor e o peso que a cidade antiga tem para as pessoas pois essa nao e nunca renunciada nem preferida à cidade nova. Apenas visitei Amesterdão, queria ter visitado Roterdão mas ja nao deu tempo. Enfim, aqui esta um bom exemplo de boa arquitectura e tao tipicamente em solo Holandes. Ja em Lisboa isso parece que e deixado um pouco ao acaso. Neste momento o que se quer e irreverencia e destaque e ninguem ja quer saber dos valores da cidade. Quote
pinTas Posted September 6, 2006 Report Posted September 6, 2006 os terraços que surgem da forma escadeada do edifício devem ser zonas de estar brutais! o interior dos quarteirões são zonas verdes públicas, ou exclusivas dos moradores dos blocos? Quote
asimplemind Posted September 6, 2006 Report Posted September 6, 2006 nessa tua foto do bloco da rua principal a cena que me espantou mais na altura foi aquela fachada envidraçada! é incrivel consegue-se ver tudo para o interior. As casas devem ter uma luminosidade altamente! e essa primeira panoramica que tiraste mostra bem a qualidade dos outros edificios Quote
Dreamer Posted September 7, 2006 Report Posted September 7, 2006 Esse envidraçado é muito interessante, principalmente em oposição ao nosso país... Aqui nota-se claramente uma grande diferença cultural entre o sul e o centro da Europa... As fachadas de vidro, quando bem estudadas, são um regalo para os moradores/utilizadores dos espaços, mas por vezes pode ser um tormento... principalmente se estivermos no nosso pequeno "jardim à beir mar plantado", onde qualquer superfície de vidro (ou uma porta entreaberta) serve para um mirone lá pôr o olho... Isso já não acontece no centro da Europa, o que facilita muito mais a utilização destes elementos nas fachadas... Contra mim falo, talvez por ser arquitecto e gostar de arquitectura, sinto uma curiosidade imensa em saber como é o interior das velhas casas do nosso país e/ou a organização espacial dos edifícios mais modernos... Por vezes acabo por me desiludir, mas noutras fico simplesmente de boca aberta, tal o interesse e curiosidade que um mero ângulo de visão suscita... O elemento motivador não é certamente o mesmo do comum mirone nacional (a chamada cuscuvelhice, o saber o que é que o vizinho tem, ou anda a fazer), mas infelizmente o resultado acaba por ser o mesmo... por isso tento ser contido e discreto, coisa que nem sempre consigo... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
3CPO Posted September 7, 2006 Author Report Posted September 7, 2006 Um dia destes, mostro um desses exemplos de "montras nocturnas". É simplesmente fabuloso...envidracados enormes sem qualquer tipo de cortina... No entanto já comecam a surgir nas casas que previligiam de uma cota de piso térreo superior à cota do passeio uma faixa de vidro baco, o que permite cortar essa curiosidade de alguns cidadaos. Assim que puder, documento... Abracos Quote
Dreamer Posted September 7, 2006 Report Posted September 7, 2006 Pois... tinha-me esquecido de referir esse tão "belo" elemento da decoração portuguesa... o cortinado... Nada mais é do que o tentar tapar as vistas de um exterior hóstil... e a prova são esses edifícios na Holanda, Alemanha, entre outros, que não precisam desse elemento para tapar e encobrir o interior... Se por aí começam a "baçar" os vidros do piso da rua, por cá tapa-se tudo até ao último andar... não vá alguém andar de binócolos em punho para ver aquilo que não deve... É um conceito de privacidade completamente diferente do nosso. Tão diferente como o é o de propriedade, o de posse de algo (os famosos muros de 2,5m para tapar todo o interior)... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
asimplemind Posted September 7, 2006 Report Posted September 7, 2006 por acaso em rotterdam lembro-me de ter visto casas em R/C que vias a casa toda desde a sala ao quarto e as pessoas estavam a viver la dentro como se fosse algum programa do big brother. Eu não conseguia viver assim, mas eles não se importavam. Mas vê-se muito a tal banda autocolante baça que permite tirar a visão directa para o interior. A questão das cortinas é çesço isso... em todos os paises onde estive este ano não se veem casas com cortinados! é uma questao de mentalidade do norte pro sul. Quote
3CPO Posted September 7, 2006 Author Report Posted September 7, 2006 Ora nem mais...e quanto aos binóculos, nao se vendem aos pontapés como em portugal... tens que te dirigir a lojas de caça desportiva e gastar bom dinheiro... Devo referir que em Portugal vendem-se binoculos em muitas lojas...(até a fn*c tem...) Tal como o asimplemind disse, é tudo uma questao de mentalidade... Quote
Dreamer Posted September 7, 2006 Report Posted September 7, 2006 Outra coisa interessante é perceber o conceito de vivência na habitação que os povos do centro da europa têm... Em alguns casos à quase que uma permiscuidade entre o público/privado e isso é também uma consequência dessa mentalidade. Nas plantas isso é bem marcado, quando se vê que é a partir da sala que se faz o acesso aos quartos, ou quando o conjunto sala/cozinha (muitas vezes kitchnet) fica no miolo da distribuição, deixando quartos dos dois lados... Uma forma diferente de viver o espaço, que eu teria alguma dificuldade em interiorizar... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
asimplemind Posted September 7, 2006 Report Posted September 7, 2006 Para mim o edificio VM housing dos PLOT em copenhaga é um paradigma da arquitectura habitacional contemporanea. Eu estudei-o a fundo e tive a oportunidade de lá estar e entrar num dos apartamentos e tu tens uma área completamente livre, percepcionas todo (ou quase todo) o espaço da casa assim que entras, tens duas fachadas envidraçadas, a cozinha é um balcao voltado para uma sala pequena e o quarto é uma cama com armarios embutidos nas paredes. Achei o espaço extremamente agradavel de viver, muito íntimo, sem divisoes, muito pratico sendo ajustado às medidas das pessoas, no entanto o que me fez confusão foi por exemplo no edificio V que tem os corredores no exterior é tu estares a caminhar para casa e a parede à tua esquerda é sempre envidraçada como se cada casa fosse uma loja e tu vês todo o espaço de fora, mas as pessoas nao se preocupam... havia raros casos que tinham cortinas, mas praticamente toda a gente vivia assim até porque as pessoas não andam a investigar a casa dos outros e, acima de tudo há um grande espirito de comunidade nesses edificios e não de rivalidade como estamos fartos de ver em PT. Outra coisa... Todos os apartamentos habitados tinham sapatos no corredor junto à porta. As pessoas não só andam descalços em casa como também deixam os sapatos em locais de acesso publico Quote
Dreamer Posted September 8, 2006 Report Posted September 8, 2006 Isso tem algo de cultura islâmica... Esse edifícios "V" deve ser interessantíssimo... É um paradigma das diferenças culturais... Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
3CPO Posted September 8, 2006 Author Report Posted September 8, 2006 asimplemind: Aguardamos um post intenso sobre esse edificio... :) Quote
Dreamer Posted September 8, 2006 Report Posted September 8, 2006 :) Já estou cansado de esperar :lol2: Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
asimplemind Posted September 8, 2006 Report Posted September 8, 2006 lolol eu ja tinha feito um post a falra um pouco dos edificios. Mas vou reunir informaçao e criar um post novo com a minha reflexao sobre os edificios. Espero que traga algo de novo! ;) Quote
3CPO Posted September 20, 2006 Author Report Posted September 20, 2006 Ora comparem lá o seguinte: Rotterdam (Kop van Zuid) / Amsterdam (Borneo) Abraços... Quote
Dreamer Posted September 20, 2006 Report Posted September 20, 2006 Como se costuma dizer... onde é que eu já vi isto :? Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Recommended Posts