Jump to content

Recommended Posts

Posted

Kop van Zuid, Rotterdam, The Netherlands
Architekten Cie (Frits van Dongen), 1998

Imagem colocada

A highly urbanistic housing grouping built adjacent to the Erasmus Bridge on former docklands now being developed as a new residential and commercial center.

Kop van Zui - CIE Architecten - PDF

Vou visitar esta tarde, por isso aguardam mais algumas fotos.

Mais informação sobre o atelier:
http://www.cie.nl/Pages/proj-pages/housing/woningen1.html

Posted

era mesmo esse complexo que te estava a falar! estive lá duas vezes. Fiquei bem impressionado! nunca entrei nos edificios, mas as casas parecem ter uma qualidade excepcional! principalmente esses terraços e todas essas superfícies envidraçadas. Para mim estes edifícios fazem a diferença na arq holandesa já que estão bem integrados nesse extracto de cidade e são de uma grande qualidade a nível exterior sem necessitar de grandes extravagâncias

Posted

Já tenho a "visita" marcada na imobiliária... Dia 13 vou a 2 apartamentos...um duplex no 8º andar e um simplex no 4º... Depois coloco fotos se as conseguir tirar... Vou tentar arranjar mais fotos da envolvente... Abraços

Posted

O que mais me admirou na arquitectura holandesa foi a forma como se organiza na malha da cidade. Frequentemente nos deparamos com edificios novos e modernos que se diluem e confundem na paisagem. Achei fantastico o modo eficaz e simples que confere essa homogeneidade das fachadas dos edificios. Por vezes sao conservadas as fachadas acabando o edificio por se transformar todo apenas no seu interior. Achei muito importante o valor e o peso que a cidade antiga tem para as pessoas pois essa nao e nunca renunciada nem preferida à cidade nova. Apenas visitei Amesterdão, queria ter visitado Roterdão mas ja nao deu tempo. Enfim, aqui esta um bom exemplo de boa arquitectura e tao tipicamente em solo Holandes. Ja em Lisboa isso parece que e deixado um pouco ao acaso. Neste momento o que se quer e irreverencia e destaque e ninguem ja quer saber dos valores da cidade.

Posted

os terraços que surgem da forma escadeada do edifício devem ser zonas de estar brutais! :) o interior dos quarteirões são zonas verdes públicas, ou exclusivas dos moradores dos blocos?

Posted

nessa tua foto do bloco da rua principal a cena que me espantou mais na altura foi aquela fachada envidraçada! é incrivel consegue-se ver tudo para o interior. As casas devem ter uma luminosidade altamente! e essa primeira panoramica que tiraste mostra bem a qualidade dos outros edificios

Posted

Esse envidraçado é muito interessante, principalmente em oposição ao nosso país... Aqui nota-se claramente uma grande diferença cultural entre o sul e o centro da Europa... As fachadas de vidro, quando bem estudadas, são um regalo para os moradores/utilizadores dos espaços, mas por vezes pode ser um tormento... principalmente se estivermos no nosso pequeno "jardim à beir mar plantado", onde qualquer superfície de vidro (ou uma porta entreaberta) serve para um mirone lá pôr o olho... Isso já não acontece no centro da Europa, o que facilita muito mais a utilização destes elementos nas fachadas... Contra mim falo, talvez por ser arquitecto e gostar de arquitectura, sinto uma curiosidade imensa em saber como é o interior das velhas casas do nosso país e/ou a organização espacial dos edifícios mais modernos... Por vezes acabo por me desiludir, mas noutras fico simplesmente de boca aberta, tal o interesse e curiosidade que um mero ângulo de visão suscita... O elemento motivador não é certamente o mesmo do comum mirone nacional (a chamada cuscuvelhice, o saber o que é que o vizinho tem, ou anda a fazer), mas infelizmente o resultado acaba por ser o mesmo... por isso tento ser contido e discreto, coisa que nem sempre consigo...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Um dia destes, mostro um desses exemplos de "montras nocturnas". É simplesmente fabuloso...envidracados enormes sem qualquer tipo de cortina... No entanto já comecam a surgir nas casas que previligiam de uma cota de piso térreo superior à cota do passeio uma faixa de vidro baco, o que permite cortar essa curiosidade de alguns cidadaos. Assim que puder, documento... Abracos

Posted

Pois... tinha-me esquecido de referir esse tão "belo" elemento da decoração portuguesa... o cortinado... Nada mais é do que o tentar tapar as vistas de um exterior hóstil... e a prova são esses edifícios na Holanda, Alemanha, entre outros, que não precisam desse elemento para tapar e encobrir o interior... Se por aí começam a "baçar" os vidros do piso da rua, por cá tapa-se tudo até ao último andar... não vá alguém andar de binócolos em punho para ver aquilo que não deve... É um conceito de privacidade completamente diferente do nosso. Tão diferente como o é o de propriedade, o de posse de algo (os famosos muros de 2,5m para tapar todo o interior)...

Posted

por acaso em rotterdam lembro-me de ter visto casas em R/C que vias a casa toda desde a sala ao quarto e as pessoas estavam a viver la dentro como se fosse algum programa do big brother. Eu não conseguia viver assim, mas eles não se importavam. Mas vê-se muito a tal banda autocolante baça que permite tirar a visão directa para o interior. A questão das cortinas é çesço isso... em todos os paises onde estive este ano não se veem casas com cortinados! é uma questao de mentalidade do norte pro sul.

Posted

Ora nem mais...e quanto aos binóculos, nao se vendem aos pontapés como em portugal... tens que te dirigir a lojas de caça desportiva e gastar bom dinheiro...
Devo referir que em Portugal vendem-se binoculos em muitas lojas...(até a fn*c tem...)

Tal como o asimplemind disse, é tudo uma questao de mentalidade...

Posted

Outra coisa interessante é perceber o conceito de vivência na habitação que os povos do centro da europa têm... Em alguns casos à quase que uma permiscuidade entre o público/privado e isso é também uma consequência dessa mentalidade. Nas plantas isso é bem marcado, quando se vê que é a partir da sala que se faz o acesso aos quartos, ou quando o conjunto sala/cozinha (muitas vezes kitchnet) fica no miolo da distribuição, deixando quartos dos dois lados... Uma forma diferente de viver o espaço, que eu teria alguma dificuldade em interiorizar...

Posted

Para mim o edificio VM housing dos PLOT em copenhaga é um paradigma da arquitectura habitacional contemporanea. Eu estudei-o a fundo e tive a oportunidade de lá estar e entrar num dos apartamentos e tu tens uma área completamente livre, percepcionas todo (ou quase todo) o espaço da casa assim que entras, tens duas fachadas envidraçadas, a cozinha é um balcao voltado para uma sala pequena e o quarto é uma cama com armarios embutidos nas paredes. Achei o espaço extremamente agradavel de viver, muito íntimo, sem divisoes, muito pratico sendo ajustado às medidas das pessoas, no entanto o que me fez confusão foi por exemplo no edificio V que tem os corredores no exterior é tu estares a caminhar para casa e a parede à tua esquerda é sempre envidraçada como se cada casa fosse uma loja e tu vês todo o espaço de fora, mas as pessoas nao se preocupam... havia raros casos que tinham cortinas, mas praticamente toda a gente vivia assim até porque as pessoas não andam a investigar a casa dos outros e, acima de tudo há um grande espirito de comunidade nesses edificios e não de rivalidade como estamos fartos de ver em PT. Outra coisa... Todos os apartamentos habitados tinham sapatos no corredor junto à porta. As pessoas não só andam descalços em casa como também deixam os sapatos em locais de acesso publico

Posted

Isso tem algo de cultura islâmica... Esse edifícios "V" deve ser interessantíssimo... É um paradigma das diferenças culturais...

• 2 weeks later...