ines.b.azevedo Posted October 2, 2008 Report Share Posted October 2, 2008 Estou no 12º ano do curso de artes visuais e qero seguir arquitectura. estou a pensar em por como 1ª opçao a faup, dps a fautl e em 3º a do minho mas gostava de saber quais sao as diferenças entre estas. tb nao sei mt bem quais sao as minhas opções profissionais apos tirar o curso. podem.m ajudar? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gupyna Posted October 2, 2008 Report Share Posted October 2, 2008 As diferenças são muitas desde o corpo docente, discente, instalações, a própria cidade onde estão localizadas, e obviamente o passado de cada uma. As duas primeiras resultaram da separação entre a escola de belas artes(escultura, pintura, artes gráficas) e arquitectura. A U Minho é um projecto mais recente que surge a partir do polo de engenharia da universidade do minho, por isso em termos de matriz ou espinha dorsal da estrutura do curso de arquitectura, apesar de todas serem publicas, é muito diferente das outras duas. No entanto deves ter ainda em consideração o tipo de escola que pretendes (mais dogmática e exigente - FAUP - ou mais liberal como U Minho e FAUTL. Aconselho-te ainda a visitares os sites de estas escolas para leres os programas dos vários ciclos de estudos, e recomendo ainda a visita in situ para teres contacto com alguns estudantes! Link to comment Share on other sites More sharing options...
kwhyl Posted October 3, 2008 Report Share Posted October 3, 2008 olá ines eu tirei o curso na faup (tal como o gupyna, mas ele já fez à mais tempo que eu, logo tem outra visão das coisas.) creio que na época em que vivemos já não podemos dizer que determinada faculdade te prepara melhor para o mundo do trabalho. a ideia é servires-te da faculdade para aprenderes o máximo de coisas que conseguíres, mas acima de tudo a tua aprendizagem tem de ter muito de autodidatismo, de uma procura pessoal. e isso consegues fazer em todo as as faculdades. Há desemprego e baixa remuneração em arquitectos de todos os cursos quanto à faup, posso-te dizer que é difícil começar, é muito chato ao início, ao fim de alguns anos começas a acumular cadeiras que não percebes muito bem para que servem, mas no fim sentes que aprendeste muito. tens grandes professores, que contam boas histórias, que são também grandes arquitectos, tens umas instalações fabulosas e se tiveres a minha sorte consegues um grupo de amigos muito interessantes... ...mas quando chegas no fim do curso a um atelier pensas "eu não sei nada.." mas com o processo de bolonha tudo muda e já não sei.... a minha escolha seria 1.faup 2.darq(coimbra) 3.u.minho Link to comment Share on other sites More sharing options...
ines.b.azevedo Posted October 7, 2008 Author Report Share Posted October 7, 2008 Em 1º lugar obrigadissima pelas vossas respostas. Tudo indica que vou entrar na faup porque tenho media e vivo no porto. Tb tenho a ideia de que, como vocês me disseram, neste momento o melhor que os universitários podem fazer é tentar aprender o máximo, temos que ser nós a procurar saber, porque, apesar de a simpatia pelo professor ser , no meu ponto de vista, muito importante podemos ter o azar de nao a conhecermos em qualquer uma das faculdades. Gostava de saber se, ao tirar o curso de arquitectura, poderei exercer design de moda ou então se poderei depois fazer um expecialização. Estou um bocado às escuras do que vou poder fazer após tirar o curso... Link to comment Share on other sites More sharing options...
ines.b.azevedo Posted October 7, 2008 Author Report Share Posted October 7, 2008 kwhyl disse que as faculdades Fautl e a UMinho são mais liberais, mas em que aspectos? Nos trabalhos exegidos, nos exames, no tratamento professor-aluno...? Link to comment Share on other sites More sharing options...
ines.b.azevedo Posted October 7, 2008 Author Report Share Posted October 7, 2008 * Gupyna é que disse :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
ines.b.azevedo Posted October 7, 2008 Author Report Share Posted October 7, 2008 porquê em segundo lugar a de coimbra kwhyl ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
3CPO Posted October 8, 2008 Report Share Posted October 8, 2008 Gostava de saber se, ao tirar o curso de arquitectura, poderei exercer design de moda ou então se poderei depois fazer um expecialização. Estou um bocado às escuras do que vou poder fazer após tirar o curso... Design de moda com um curso de arquitectura? Não te deixes levar pela cantiga da média... entra no que gostas! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leonor Cício Posted October 8, 2008 Report Share Posted October 8, 2008 Mas que grande confusão que aqui vai 1º Não vás para arquitectura só porque tens média. Se queres seguir moda, tira um curso direccionado para essa temática. Não sabes o que vais fazer com um curso de arquitectura? Fácil... vais ser arquitecta (não é tão linear assim, mas basicamente é o que acontece na maioria dos casos). 2º Quanto à escola, há muitas escolas de arquitectura em Portugal. Cada uma tem uma estrutura muito própria de ensino, a qual deves explorar e compreender e escolher a que melhor se adequa à tua pessoa. Penso que não há A melhor escola de arquitectura. Depende do ponto de vista, uma escola é melhor numas temáticas que noutras, com professores mais especializados ou whatever. 3º Pensa bem no que vais fazer, no curso que vais escolher, na escola que vais escolher, pois daí sairá o teu futuro (tipo... o resto da tua vida) e quanto mais pensada e acertada for a tua escolha, mais concretizada te sentirás :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gupyna Posted October 8, 2008 Report Share Posted October 8, 2008 Concordo com a Leonor, cuidado com as tuas opções! A média não te obriga a ires para arquitectura ou "medicina", se gostas de Moda (Estilista) então para ti é a melhor opção, porque segue sempre os teus sonhos e não o dos outros! Se estivesses no 9º ano recomendava-te uma boa escola de formação na área do Design de Moda e que tem excelentes professores, o CITEX no Porto . Como pretendes ter o curso superior recomendo-te a FAUTL que tem no seu departamento de Arquitectura o curso com Mestrado Integrado de Design de Moda (1º e 2º ciclo), mas é em Lisboa. Existe ainda na Universidade da Beira Interior mas é na Covilhã. No Porto acho que não existe este curso? Espero que não fiques "baralhada", mas trata-se do teu futuro, pensa bem! Link to comment Share on other sites More sharing options...
kwhyl Posted October 8, 2008 Report Share Posted October 8, 2008 ines ainda não acabei o curso, sou estagiário do 6º ano da faup e já me passaram 1001 alternativas à arquitectura..todos os dias me apetece ser designer, escritor, fotografo... mas continuo a adorar arquitectura, gosto de trabalhar na área e no dia em que tiver o papel a dizer que sou arquitecto e posso assinar vou perceber o que é que me apetece fazer além de arquitectura...e se não me apetecer ser arquitecto a tempo inteiro (vulgo, fazer umas coisas para mim ao fim de semana, uns concursos) procuraooutra coisas qualquer para fazer, caso apareça uma coisa porreira... não tenho problema nenhum em não fazer arquitectura a tempo integral. agora isto é diferente do entrar em arquitectura quando na realidade queres ser designer de moda. o curso de arquitectura é de uma abrangência enorme que te prepara para muitas outras áreas, mas é também muito custoso e só se se gostar mesmo de arquitectura é que se consegue aguentar o curso por isso pensa bem, e quando me disseres, sim eu quero mesmo ser arquitecta, gosto mesmo de arquitectura ,mas também gostaria de fazer outras coisas...depois vens falar comigo, que aí já não vejo problema. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ines.b.azevedo Posted October 15, 2008 Author Report Share Posted October 15, 2008 Obrigada * Link to comment Share on other sites More sharing options...
Arq_Castro Posted October 15, 2008 Report Share Posted October 15, 2008 Olha Inês, Estudei (muito brevemente) na de Coimbra e... na altura, apesar da boa vontade dos professores assistentes, as condições de trabalho não eram as melhores, foi pouquíssimo tempo para aferir mais do que isso... Depois estudei 1 ano na FAUTL em Lisboa, nada a apontar, dão-nos liberdade criativa, abrem-nos os horizontes, ensinaram-me que a arquitectura antes de passar do papel para a realidade tem de ser "vendida", uma boa ideia se não for apresentada de forma cativante, pura e simplesmente não vai conseguir libertar-se das "amarras do papel"... o perverso é veres péssimos projectos com apresentações espectaculares a "saltarem cá pra fora"... A FAUP, onde acabei por fazer os restantes anos e dali concluir o curso... ensinou-me muita coisa, o valor da história, da cultura arquitectónica, do rigor, da funcionalidade, mas também da rivalidade, da competitividade entre colegas (ao contrário da entre-ajuda da FAUTL) e sobretudo, mesmo durante o curso do valor dos bons conhecimentos (vulgo cunhas...) e depois no fim... saimos cá para fora, pelo menos, nós os que bem ou mal sempre tiveram de fazer por si... e citando o nosso colega kwhyl... ...mas quando chegas no fim do curso a um atelier pensas "eu não sei nada.." Senti isso, senti-me mal preparado, não como arquitecto, mas como profissional que tem que lidar com burocracias, legislações, normas, etc... Outro cronograma que não este e provavelmente teria sido diferente... quem sabe!?!? Mas nem mesmo eu, com experiência na primeira pessoa em 3 universidades e cursos de arquitectura diferentes me atrevo a dizer-te este é melhor ou pior que o outro, uma coisa te digo: Serás tão boa arquitecta quanto maior for o teu investimento na tua formação e valorização profissional depois de teres tirado o curso. Abraços, Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marta Gonçalves Posted October 19, 2008 Report Share Posted October 19, 2008 Boa Noite.. é o meu primeiro post aqui no fórum apesar de andar por cá já há algum tempo como visitante. Ando no 11ºano de Artes e desde que me lembro de ser gente que sempre pensei seguir arquitectura...pois então cada vez mais a hora de pensar na universidade e afins está a chegar. Uma das minhas principais duvidas é até que ponto é a diferença de entrar em arquitectura ou em arquitectura de gestao urbanistica? até que ponto a diferença entre estes dois cursos , me pode abrir ou fechar portas... tive media de 17 no 10ºano.. e tenciono subir, ou pelo menos manter se tudo correr bem:exame: Não sei se tenho boa ou má ideia, mas a minha preferencia de universidade por enquanto era a universidade técnica de lisboa (no alto da Ajuda), que tem esses dois cursos que vos questionei... Obrigado desde já :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted October 20, 2008 Report Share Posted October 20, 2008 Marta Gonçalves, capricha na específica, não importa ter boas notas para chegar à específica e soçobrar. Os cursos devem ser semelhantes, havendo principalmente diferença na escala do objecto a ser estudado, o primeiro à escala do Edifício, o segundo centrado em Urbanismo. Nada melhor que ver os planos de estudos da FAUTL aqui. Link to comment Share on other sites More sharing options...
kwhyl Posted October 20, 2008 Report Share Posted October 20, 2008 tem pouco a ver, mas até eu gostava de tentar perceber o que são os cursos de lisboa da fautl. existe arquitectura simples e um conjunto de outros cursos do género arquitectura de\e... de que tratam estes cursos? dão acesso a um estudante fazer arquitectura como de um curso simples se trata-se? ou não, e então qual a amplitude das suas valências... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marta Gonçalves Posted January 18, 2009 Report Share Posted January 18, 2009 Marta Gonçalves, capricha na específica, não importa ter boas notas para chegar à específica e soçobrar. Os cursos devem ser semelhantes, havendo principalmente diferença na escala do objecto a ser estudado, o primeiro à escala do Edifício, o segundo centrado em Urbanismo. Nada melhor que ver os planos de estudos da FAUTL aqui. já me consegui esclarecer um pouco sobre isso. Quando chegar a hora da matricula e escolher as segundas e terceiras opções é que vai ser pior... Link to comment Share on other sites More sharing options...
AndreBandola Posted May 29, 2009 Report Share Posted May 29, 2009 Olá! Chamo-me André, tenho 15 anos e frequento o curso de Artes Visuais no Cartaxo (10º ano). Sempre quis ser arquitecto mas não tenho informação sobre o curso e o que devo saber para concretizar este sonho. se alguém gentilmente, me pudesse dar uma ajudinha através de médias e disciplinas mais importantes, gostaria tenho um grande interesse em plantas de casas mas a minha escola não me dá informação nenhuma Atenciosamente André Sousa Bandola Link to comment Share on other sites More sharing options...
Argos Posted May 29, 2009 Report Share Posted May 29, 2009 hummm, sendo que ja esta numa area de artes, pareces estar no caminho certo, pergunto-me e se sendo um curso de artes visuais nao havera um certo facilitismo em relacao a Historia de Arte e Geometria Descritiva que na minha opiniao sao pilares da formacao do Arquitecto. Basicamente Geometria Descritiva e a cadeira principal para integrar num curso de arquitectura (se bem que algumas universidades pedem tambem Matematica). quanto ao teu gosoto por plantas, bem pode-se comecar por ai, mas aquilo que deves de compreender e que a Arquitectura nao e algo bidimensional, e as plantas por si so nao representam a totalidade dos edificios. se estas interessado em Arquitectura, começa por olhar para as obras que se vao aqui discutindo no forum, podes tambem procurar livros ou arquitectos que te interessem, sempre achei que Tadao Ando e um bom arquitecto para comecar, porque tem uma obra muito minimal mas carregada de significados. Link to comment Share on other sites More sharing options...
AndreBandola Posted May 30, 2009 Report Share Posted May 30, 2009 eu nao tenho matematica, neste momento tenho historia da cultura e das artes, geometria descritiva e desenho A como especificas geometria descritiva é um pouco dificil, mas de facto gostaria de tirar este curso ja me disseram que matematica era essencial para Arquitectura o meu receio é atraves das medias, pois tive no 2ºperiodo apenas media de 15 obrigado pelos conselhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
X-acto Posted May 30, 2009 Report Share Posted May 30, 2009 AndreBandola, De uma forma muito simples pode-se definir a Arquitectura como a arte de organizar o espaço tridimensionalmente e por isso é essencial e factor eliminatório ter capacidade de perceber/visualizar o espaço nas suas várias dimensões, pois é essa sua a grande qualidade. Quero com isto dizer que a geometria descritiva não deverá nunca ser dificil de entender para um arquitecto ou futuro arquitecto. Agora acho que te resta perceber se tens realmente alguma dificuldade em visualizar o espaço ou se é apenas uma incompatibilidade qualquer menor com a disciplina de geometria. quanto à matemática, há algumas faculdades que também a pedem como especifica, como era o caso da minha, mas julgo q a maioria continua a pedir só a geometria...e não me parece que seja assim tão importante Link to comment Share on other sites More sharing options...
AndreBandola Posted May 30, 2009 Report Share Posted May 30, 2009 eu perdi-me nesta ultima matéria dada, relacionada um pouco com mudança de diedro, desenhar prismas e cones em planos horizontais e frontais e determinar o ponto I das rectas de intersecção nao tenho matematica porque quase toda a minha turma (11 alunos) escolheu historia de artes, mas para o ano não sei se hei-de fazer melhoria de notas para ter uma média necessaria para este curso. Caso vá para o 11º ano, provavelmente terei matematica B, e nao matemática A estou com varias duvidas, ainda obrigado pelos conselhos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marta Gonçalves Posted May 30, 2009 Report Share Posted May 30, 2009 se não te dás bem com as mudanças de diedro n tens obrigatoriamente de as fazer.Há outros métodos sem ser a mudança de diedro para resolver o mesmo problema, nomeadamente rebatimentos... TEnho de ir rever o 10ºano pois estou à beira do exame, mas vou rever mais a parte das intersecções que em principio é o que sairá de 10º ano puro. Vais voltar a dar essa matéria de solidos no 11ºano... aliás...vais ter de levar com isso para o próximo ano inteiro. Quando à Historia e matemática , são de facto opções...a minha turma escolheu matemática (.Quanto a mim essa opção é a velha história do "SE soubesse o que sei hoje..".Se fores para o secundario com uma nitida noção do que queres fazer é design e afins acho que deves escolher Historia.... Se tiveres a nitida noção como eu tinha/tenho de arquitectura acho que fazias bem estar na matematica... Historia se se marrar um bocado na faculdade consegue se , creio eu...(n sou a melhor pessoa p falar disto pq ainda n estou lá, mas segundo algumas conversas que tenho tido com licenciados eles disseram me isso). Agora estar 3 anos de secundario sem matematica e chegar lá e ter nem que seja um semestre de matematica é capaz de custar um bocado... mas se tens historia e vás mesmo para arquitectura, n é por aí que vai correr pior ou melhor.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
AndreBandola Posted June 1, 2009 Report Share Posted June 1, 2009 pois tens razão mas tenho historia por voto da maioria da turma para o ano vou tentar ter matemática B, vamos ver agora nas ferias tenho de estudar uma beka geometria para ficar bem preparado para o 11º ano qual é a media para arquitectura? :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marta Gonçalves Posted June 1, 2009 Report Share Posted June 1, 2009 pois tens razão mas tenho historia por voto da maioria da turma para o ano vou tentar ter matemática B, vamos ver agora nas ferias tenho de estudar uma beka geometria para ficar bem preparado para o 11º ano qual é a media para arquitectura? Isso das médias para arquitectura é muito subjectivo... Depende muito das faculdades e ainda depende mais dos anos... se forem anos de exames fáceis, a média sobe 2 valores se for preciso;se os exames forem dificeis pode acontecer como este ano que em évora desceu mais de 2 valores vai ao www.acessoensinosuperior.pt e tens lá as médias Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Please sign in to comment
You will be able to leave a comment after signing in
Sign In Now