Jump to content
Arquitectura.pt


Crise Economica


JVS

Recommended Posts

Vou arriscar em abrir um topico quase tabu neste forum em que se proibe em falar assuntos em que a maioria das pessoas considera importantes mas aqui sao considerados pouco importantes...

Câmara dos Representantes chumba plano de salvamento financeiro
29.09.2008 - 19h12
Larry Downing/Reuters (arquivo)

A Câmara dos Representantes chumbou o plano de ajuda ao sector bancário norte-americano, por 228 votos contra e apenas 205 a favor. A maior oposição surgiu da bancada republicana, onde metade dos representantes votou contra a iniciativa da Administração Bush. O resultado fez mergulhar o Dow Jones, principal índice de Wall Street, mais de 400 pontos.

O plano, desencadeado para evitar novas falências entre os gigantes do sector bancário (com inevitáveis consequências na economia), autorizava o Departamento do Tesouro a gastar até 700 mil milhões de dólares para comprar os activos mais arriscados, que os bancos não conseguissem liquidar.
O plano foi aprovado na última madrugada pela liderança dos dois partidos, criando expectativas de que fosse rapidamente aprovado no Congresso, mas apesar das alterações introduzidas, foram muitos os eleitos nas duas bancadas que mantiveram as dúvidas sobre a eficácia ou a legitimidade desta intervenção estatal no sector privado.

Numa primeira reacção à votação, a Casa Branca disse estar “muito desapontada” com ao resultado da votação e anunciou que o Presidente, George W. Bush, vai reunir-se com a sua equipa económica e contactar os líderes do Congresso para decidir “quais os próximos passos” a dar para tentar resolver a actual crise.

À saída da votação, após várias horas de discussão, um representante democrata disse acreditar que o plano será votado novamente, após nova ronda de negociações, enquanto o líder da minoria republicana afirmou que, com este plano ou outro, será encontrada uma "solução bipartidária".
Apesar das promessas, os mercados reagiram de imediato ao revés e, em determinado momento, o Dow Jones chegou a cair mais de 700 pontos, naquela que a sua maior queda numa única sessão, para recuperar depois ligeiramente, mas a manter perdas nunca inferiores a 400 pontos.

“Não posso imaginar que eles não foram capazes de se unir para chegar a uma solução. Era esperado um desastre se [o plano] não passasse”, lamentou Stephen Berte, corretor da Standard Life, em Boston.

(Notícia actualizada às 20h08)

in http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1344331&idCanal=57


Qual eh a vossa opiniao sobre este assunto?
Link to comment
Share on other sites

Esta situação a mim não me espanta nada... no fundo já estava à espera que algo acontece-se. E acreditem que o verdadeiro gigante económico ainda não acordou definitivamente, porque quando a China se começar a impor de uma forma mais objectiva na economia mundial, seremos todos (ocidentais) comidos. Muito sinceramente é algo que faz falta ao mundo, porque a Europa e a América julgam ter o pleno controlo da economia mundial...que enganados que nós andamos...

Link to comment
Share on other sites

Esta situação a mim não me espanta nada... no fundo já estava à espera que algo acontece-se. E acreditem que o verdadeiro gigante económico ainda não acordou definitivamente, porque quando a China se começar a impor de uma forma mais objectiva na economia mundial, seremos todos (ocidentais) comidos. Muito sinceramente é algo que faz falta ao mundo, porque a Europa e a América julgam ter o pleno controlo da economia mundial...que enganados que nós andamos...



Eu não estou enganado, o mundo ocidental sempre foi assim, basta ler a história universal!
Ou há algum capitulo que passas-te à frente na história da humanidade?
Link to comment
Share on other sites

Não passei nenhum capitulo à frente... agora sempre fomos burros e vamos continuar a ser? Lá por a história ser essa temos que viver acomodados à mesma... Evolução? não te diz nada? Tantos grandes pensadores que não conseguiram transmitir nada? É essa conclusão que retiro.

Link to comment
Share on other sites

na verdade tudo se trata de um ciclo. na minha opinião há acontecimentos (já que referiram a historia) que ciclicamente estão sempre a acontecer e esta crise é o inicio disso mesmo: a queda de uma grande potencia.

a evolução perfeita seria que cada país ou um grupo menor deles, depende-se unicamente deles próprios (recursos naturais) . mas pronto....talvez isso já seja ficção a mais.

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Economia...Economia...Economia!!!! nem a repetir desta forma absurda a coisa parece fazer sentido. A economia vista de fora do aquário onde todos andamos mergulhados não faz qualquer sentido. Vista de dentro do mesmo, faz todo o sentido e até apetece viver à mercê das lógicas dela. A economia é a maior mentira a que a humanidade já esteve sujeita e curiosamente é esta mentira que vai ditando as directrizes das nossas pobres vidinhas. O colapso da economia é uma bênção e não uma desgraça como se tem apregoado por aí. Se a economia mundial colapsásse seria a grande oportunidade de começar de novo sem cometer os mesmos erros. Mas como com a história ninguém aprende, esta serve apenas para encher livros ou dar nomes a escolas e pontes, iríamos voltar a subjugar-nos a essa lógica absurda que só faz sentido dentro da sua própria lógica. Como diria um senhor inteligente: "É dificil ao peixe ver a água em que nada!!" Hoje não, mas um dia quem sabe, talvez saiam do aquário e ainda me dêem razão. Viva o colapso... viva o declínio deste império.... Que venha o 5º Império, como dizia o mestre Agostinho da Silva, seria o império português. Eu pessoalmente acredito e defendo que o português será o 5º Império.

Link to comment
Share on other sites

O declinio do Imperio (que muitos confundem com os EUA) é o mundo ocidental, porque quem estiver atento percebe que a Europa e os EUA são complementares em termos de economia de mercado, basta ver o que estamos a viver, se fosse só um problema americano os bancos e empresas financeiras europeias não necessitavam da "maozinha do estado" como está a acontecer na Belgica, Dinamarca, Alemanha, Reino Unido,... Para quem deseja que o "barco" se afunde ainda mais, está a desejar o seu futuro "hipotecado" o que me parece absurdo, a não ser que o desejo seja ir para a província plantar batatas e couves para sobreviver? :)

Link to comment
Share on other sites

Isto para mim não me espanta nada... Alias ainda vai ficar pior... Mas é como tudo... a economia andou a subir, agora tem de descer... agora desce, vai ter que mais cedo ou mais tarde começar a subir... E a lei do mercado económico... Estejam descansados, que quando isto começar a tocar mesmo na malta que tem o papel, as coisas irão mudar. E vai lá chegar, não se preocupem... Ate lá... tudo para baixo!!!

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Esta a parecer-me que vai ser depois das eleições nos Estados Unidos que vão aparecer os verdadeiros tesourinhos deprimentes:medo:...
Esta crise do subprime nos EUA acontece na pior altura para Portugal, também vamos passar pela nossa crise do subprime por motivos internos e era bom que a economia internacional estivesse boa. não me admiro nada se pelo menos um banco portugues abrir falencia.
Sobre as crises serem ciclicas. Claro que são ciclicas mas a sua dimenção pode ser controlada com uma maior regulação dos mercados, por exemplo o seculo XIX esta cheio de crises economicas agudas já no seculo XX só tivemos uma ou duas porque foi um seculo de maior regulação dos mercados.
É espantoso como um punhado de homens (devemos estar a falar de um grupo de menos de 100 pessoas) consegue colocar o mundo em crise, devido a um pormenor na forma como se efectuavam as suas remunerações:zangado:.

Estejam descansados, que quando isto começar a tocar mesmo na malta que tem o papel, as coisas irão mudar. E vai lá chegar, não se preocupem...

JAG isto já esta a afectar a malta que tem papel, por exemplo, ontem na bolsa dos estados unidos quando foi rejeitada a proposta do bailout no congresso provocando uma grande descida nas acções a malta do papel fartou-se de comprar empresas em saldo na que daqui a uns anitos vão render muito. A malta do papel vai ser a unica a ganhar com esta crise!
Link to comment
Share on other sites

Não vai nada... Parece que vai ganhar... mas não... Vai chegar a um ponto, que a malta que realmente tem dinheiro, vai começar a ver os rendimentos a baixarem bastante, e quando isso acontecer... a economia muda de figura. Ate lá... vais ver e muita boa gente a arrastar-se pelo o chão. Foi assim que aconteceu nos anos 20... agora vai ser igual... Só ainda não foi... porque as economias mundiais andam a tentar segurar isto pelas pontas, mas qualquer dia não conseguem...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Jag: Quem sabe de economia safa-se. E nao eh economia teorica. Os economistas sao pessoas que estao do lado de fora do aquario a observar os peixes... os que estao lah dentro vao ganhar dinheiro com esta crise. Porque a crise soh existe na Europa e nos EUA. Os restantes mercados tem uma elevada liquidez. Resta saber como investir esse capital e pessoas que percebam de economia vao para esses paises "ajudar" a investir melhor.

Link to comment
Share on other sites

Estamos a assistir a uma queda de 2 impérios económicos e o surgimento de outros dois... Fim do império económico dos EUA e da Europa... E o surgimento do império económico da América Latina e da Ásia. Nos EUA e na Europa, chegou-se a um ponto em que o dinheiro não entra nem sai, ou seja, não existe um aumento de fundos. Todo o dinheiro é manuseado internamente entre estes dois impérios económicos. O que mais cedo ou mais tarde, e parece ser agora, iria dar-se uma rotura. Mas porque começa-se a sentir necessidade de fazer esse dinheiro sair deste circulo, para adquirir bens que já estão esgotados ou são insuficientes para o necessário consumo dos membros deste circulo. Visto os outros impérios económicos, Ásia e América Latina, terem estado sempre a parte desse circulo. São os únicos que vão começar a ver o movimento do dinheiro, quer interno quer externo. O dinheiro deles começa agora a movimentar-se. Sendo assim, são eles que irão tomar conta da economia mundial durante as próximas décadas. E daqui a uma décadas, esses dois "novos" impérios económicos, Ásia e América Latina, irão ter os mesmos problemas... e os EUA e a Europa, voltaram a ser os principais impérios económicos. Isto é a lei do mercado, não é preciso tirar nenhum curso... sempre foi assim, desde que foram criados "impérios económicos".

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Estamos a assistir a uma queda de 2 impérios económicos e o surgimento de outros dois...

Fim do império económico dos EUA e da Europa...
E o surgimento do império económico da América Latina e da Ásia.


Discordo completamente... ainda ontem tive um livro na mao que referia que no seculo XV a Europa estava sem liquidez. Estava sem ouro e sem prata. Onde estava o Ouro e a Prata? Estava nas Americas.

Os espanhois foram lah, destruiram os imperios inca e maia e comecaram a extrair o ouro e a prata que foram para a Europa. Ou seja comecou a haver um grande fluxo de liquidez a entrar na Europa para comprar especiarias no Oriente. Este fluxo continuou mais tarde no sec. XVIII com o Ouro e os diamantes do Brasil.

Portanto onde quero eu chegar... a Europa neste momento estah coordenar a saida da crise e a arranjar forma de regular a economia. Torna-la controlada. Quando essa fase terminar os governos europeus vao ter de saber onde vao arranjar a liquidez. Ora a America Latina e a Asia sao fontes de capital... mas serah que as sabem gerir? Eh aqui que entra a Europa.

Neste momento os EUA tem duas opcoes: Ou copiam o sistema europeu ou mantem o sistema que tem que leva ao colapso da economia americana.
Link to comment
Share on other sites

O que dizes, JVS, ate tem certa lógica.

Mas repara quais são as principais fontes desses continentes...
Não estas a ver a China, por exemplo a seguir ideologias europeias...


Essas opções dos EUA, eu concordava a 2 semanas atrás...
Mas, curiosamente, mal que a Europa começou a preparar um novo sistema financeiro, o Euro começou a cair face ao Dolar ou melhor o Dolar começou a subir...
Agora ponho em causa, se será mesmo assim.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.