Jump to content

Recommended Posts

Posted

proponho-me abrir um tópico, não porque tenha algo a mostrar, mas para meu gáudio pessoal

estive em dúvida no título

obra anónima

arquitectos esquecidos pelo tempo

obras esquecida

para quem lhe interesse em mostrar aquele edifício que gosta, ainda que não saiba muito bem porquê e nunca tenha visto uma referência numa revista, que não foi fotografado e discutido...a obra anónima, sem autor, ou com autor não identificado, ou com autor pouco lembrado no meio, aquele arquitecto que vocês acham negligenciado pelo tempo,ou porque viveu em época de génios, ou porque se tornou um incompreendido.

porque a arquitectura não precisa de ser genial, precisa de ser boa.
porque como diz Souto Moura "aspiro a obra anónima", ainda que o mundo o desminta.

mostrem-nos coisas, fotografias vossas e depoimentos

Posted

gosto desta fonte ... está situada no Alentejo, em Borba ... Não sei bem porque gosto ... talvez os momentos que passei perto dela também tenham alguma relevância nesta minha escolha ... Como não estou dentro do mundo da arquitectura, não sei quem é o arquitecto , nem se já apareceu numa revista! enfim, o nome dela é "Fonte das Bicas"

Posted

Imagem colocada

Existe uma razão para não considerar Terragni o expoente máximo da Arquitectura Fascista, tanto pela qualidade dos trabalhos de Moretti, como pela personagem de primeira linha que Moretti possuia e do qual os seus edifícios são o espelho em Arquitectura.
Em 1945 e encarcerado na prisão de San Vittore em Milão, paradoxalmente, tal infâme acto joga como um ponto de sorte na sua Vida, que lhe permite conhecer o fundador da Societá Cofimprense, que desempenhou um papel nada marginal na reconstrução da Milão do Pós-Guerra. Moretti, como fascista convicto, não se esforçou por tornar patente as águas do seu passado, continuou a carreira de Arquitecto com sucessos, reconhecimentos oficiais e merecidos.
Moretti, era uma personagem fora do comum, com uma personalidade complexa, de ampla e curiosa cultura, o seu purismo lírico, rigor compositivo e objectual são os traços das suas obras que a par de Terragni, laivam o paroxismo do fascismo Italiano.

...no coração de uma fachada o desmoronamento, o desaparecimento quase como por magia da limitação das forças e das formas determinadas por esta força...(sic)

in, Arquitectura e Vida
Retirado do blog Um Ponto de Fuga

Este tipo não consta nas sebentas...como?