JAG Posted September 8, 2008 Report Posted September 8, 2008 Edifício Marconi (Arq. Raul Martins) Projectos de I.Técnicas: Electroconsul Condução do empreendimento: Electroconsul http-~~-//www.edifer.pt/Imagens/Banco%20de%20Imagens/Edificio_Marconi.jpg http-~~-//www.travel-images.com/portugal-li43.jpg http-~~-//img443.imageshack.us/img443/1842/dsc00007ry3.jpg http-~~-//k41.pbase.com/o4/21/4921/1/24132756.NLlrEmJZ.Lisboa_Marconi4421.jpg Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
nunomiguelneto Posted September 8, 2008 Report Posted September 8, 2008 Este edificio já tem uns aninhos não tem? Alguém sabe a data de construção ao certo? Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
kwhyl Posted September 8, 2008 Report Posted September 8, 2008 que coisa abominável, nem me interessa saber em que sítio fica... Quote
JAG Posted September 8, 2008 Author Report Posted September 8, 2008 Porque é que dizes isso kwhyl? Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
kwhyl Posted September 8, 2008 Report Posted September 8, 2008 eu não conheço o edifício, conheço agora estas duas imagens acontece que segundo a minha maneira de ver a arquitectura, a minha maneira de projectar (se é que já as tenho) não consigo, e agora apenas falando de imagem, não consigo conceber arquitectura assim. é uma forma forte e gratuita, que resulta, acedito, não do sítio, mas da necessidade de se impor, que não me agrada. na imagem 1 vemos um edifício em escada, porque sim ou eventualmente para vencer uma cércia que não podia ser respeitada. na imagem 2 vemos um chapéu meio árabe que encima uma forma redonda que não se assemelha a nada senão á forma gratuita de chamar a atenção para aquilojá vi alguns edifícios deste género em praias do sul de portugal, ja olhei para eles com olhos de ver e não consigo tirar dali alguma lição, é a forma pela forma, não advém de nada, não é consequencia de nada, não ganha nada em termos de espaço e em termos de estética,e em linguagem da minha, é feio comó raio.... Quote
JAG Posted September 8, 2008 Author Report Posted September 8, 2008 Pois... é uma questão de gostos... A meu ver é um edifico muito bem concebido e que esta muito bem... Talvez tenha sido assim desenhado, por na altura estar junto a Feira Popular... para criar uma ligação ao espaço. Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
kwhyl Posted September 8, 2008 Report Posted September 8, 2008 não querendo ofender-te porque respeito-te mas só para espicaçar estás-me a dizer que ao pé do circo devemos construir tentas coloridas? parece-me redutor essa análise. temos de construir sempre a melhor arquitectura que consigamos, pois é nisso que acreditamos, e não consigo conceber a arquitectura como algo que tenha a meta do aparato. a feira popular é necessária, deve ser desenhada com todas aquelas brincadeiras, cores, formas e texturas aparatosas e apelativas, deve mostrar o mundo do sonho e da ilusão, mas a arquitectura que se constrói ao seu lado, deve ser feita com a regras da arquitectura e não com as regras da feira popular... Quote
JAG Posted September 8, 2008 Author Report Posted September 8, 2008 Dei esse exemplo a penas para a sua forma. Que ate acho muito interessante. Nas fotografias não se nota bem... mas o edifício fica numa rua inclinada e a forma que esta construída é muito bom, porque não faz choque na paisagem. Mas lá está é uma questão de gostos... PS.: Já disse onde era o edifício... loool Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
JVS Posted September 8, 2008 Report Posted September 8, 2008 O que eh arquitectura gratuita? Formas fratuitas? Quote
JAG Posted September 9, 2008 Author Report Posted September 9, 2008 Não percebi a questão... JVS... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Argos Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 e emgracado, mas conhecendo esse edificio, posso dizer que estando no local onde esta, nunca me pareceu de forma alguma um edificio aparatoso... Quote
kwhyl Posted September 9, 2008 Report Posted September 9, 2008 "O que eh arquitectura gratuita? Formas gratuitas?" no meu meio, com a linguagem e os conceitos que usamos, gratuito em arquitectura significa um edifício ou uma parte dele que resulta de forma espontânea sem responder a critérios de raciocínio e projecto pensado, ou seja, em linguagem corriqueira, o arquitecto é mau,não pensou naquilo, não se interesou fazer boa arquitectura, aconteceu, ficou assim, é mau....... (algo muito diferente do "apeteceu-me") Quote
joaopedrosilva Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 e convém reforçar: é feio Quote
JAG Posted September 10, 2008 Author Report Posted September 10, 2008 Eu discordo no sentido que seja feio ou uma má arquitectura.Argos, mas tinha de ser aparatoso!? Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Argos Posted September 10, 2008 Report Posted September 10, 2008 nao e aparatoso, a serio, e obvio que chama a atencao, mas nao me parece o tipo de edificio que toda gente fica a olhar para ele, passei por ele dezenas de vezes na minha vida, e realmente nunca fiquei a olhar para ele, se bem que sempre me interroguei sobre aqueles terracos (cheguei a pensar que fosse habitacao). nao esquecer que o edificio da para a linha de comboio (se bem me lembro), e na verdade raramente o comum dos mortais o ve assim todo aberto, na verade a leitura que a maioria das pessoas tera sera a da segunda imagem. quanto ao tique do douradinho, sim concorde e um pouco "cheesy" (perdoem-me o inglesismo), mas nem tudo e perfeito. so para melhorar a questao, e se vamos falar dos projectos so para falar do que esta mal, proponho que em ves de se procurar edifcios amiudes para falar mal, nao, vamos la procurar o mono de Portugal, e dar um premio, ou porque nao criar um premio para o mono do ano :DDDDD Quote
JAG Posted September 10, 2008 Author Report Posted September 10, 2008 Sim é um edifício visto de "sempre" de lado. Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Recommended Posts