Jump to content

Recommended Posts

Posted
Edifício Marconi
(Arq. Raul Martins)

Projectos de I.Técnicas: Electroconsul
Condução do empreendimento: Electroconsul

http-~~-//www.edifer.pt/Imagens/Banco%20de%20Imagens/Edificio_Marconi.jpg
http-~~-//www.travel-images.com/portugal-li43.jpg
http-~~-//img443.imageshack.us/img443/1842/dsc00007ry3.jpg
http-~~-//k41.pbase.com/o4/21/4921/1/24132756.NLlrEmJZ.Lisboa_Marconi4421.jpg

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

eu não conheço o edifício, conheço agora estas duas imagens

acontece que segundo a minha maneira de ver a arquitectura, a minha maneira de projectar (se é que já as tenho) não consigo, e agora apenas falando de imagem, não consigo conceber arquitectura assim.

é uma forma forte e gratuita, que resulta, acedito, não do sítio, mas da necessidade de se impor, que não me agrada.

na imagem 1 vemos um edifício em escada, porque sim ou eventualmente para vencer uma cércia que não podia ser respeitada.
na imagem 2 vemos um chapéu meio árabe que encima uma forma redonda que não se assemelha a nada senão á forma gratuita de chamar a atenção para aquilo

já vi alguns edifícios deste género em praias do sul de portugal, ja olhei para eles com olhos de ver e não consigo tirar dali alguma lição, é a forma pela forma, não advém de nada, não é consequencia de nada, não ganha nada em termos de espaço e em termos de estética,e em linguagem da minha, é feio comó raio....

Posted

não querendo ofender-te porque respeito-te mas só para espicaçar

estás-me a dizer que ao pé do circo devemos construir tentas coloridas?
parece-me redutor essa análise.
temos de construir sempre a melhor arquitectura que consigamos, pois é nisso que acreditamos, e não consigo conceber a arquitectura como algo que tenha a meta do aparato.

a feira popular é necessária, deve ser desenhada com todas aquelas brincadeiras, cores, formas e texturas aparatosas e apelativas, deve mostrar o mundo do sonho e da ilusão, mas a arquitectura que se constrói ao seu lado, deve ser feita com a regras da arquitectura e não com as regras da feira popular...

Posted

Dei esse exemplo a penas para a sua forma. Que ate acho muito interessante. Nas fotografias não se nota bem... mas o edifício fica numa rua inclinada e a forma que esta construída é muito bom, porque não faz choque na paisagem. Mas lá está é uma questão de gostos... PS.: Já disse onde era o edifício... loool

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Posted

"O que eh arquitectura gratuita? Formas gratuitas?" no meu meio, com a linguagem e os conceitos que usamos, gratuito em arquitectura significa um edifício ou uma parte dele que resulta de forma espontânea sem responder a critérios de raciocínio e projecto pensado, ou seja, em linguagem corriqueira, o arquitecto é mau,não pensou naquilo, não se interesou fazer boa arquitectura, aconteceu, ficou assim, é mau....... (algo muito diferente do "apeteceu-me")

Posted

nao e aparatoso, a serio, e obvio que chama a atencao, mas nao me parece o tipo de edificio que toda gente fica a olhar para ele, passei por ele dezenas de vezes na minha vida, e realmente nunca fiquei a olhar para ele, se bem que sempre me interroguei sobre aqueles terracos (cheguei a pensar que fosse habitacao). nao esquecer que o edificio da para a linha de comboio (se bem me lembro), e na verdade raramente o comum dos mortais o ve assim todo aberto, na verade a leitura que a maioria das pessoas tera sera a da segunda imagem. quanto ao tique do douradinho, sim concorde e um pouco "cheesy" (perdoem-me o inglesismo), mas nem tudo e perfeito. so para melhorar a questao, e se vamos falar dos projectos so para falar do que esta mal, proponho que em ves de se procurar edifcios amiudes para falar mal, nao, vamos la procurar o mono de Portugal, e dar um premio, ou porque nao criar um premio para o mono do ano :DDDDD