Jump to content

Recommended Posts

Posted

Começo agora um novo desafio : a construção de uma casa e um enorme mar de dúvidas começam a colocar-se; como escolher um arquitecto , e os executantes... Bem, mas uma coisa de cada vez e começando pelo inicio : o arquitecto! Sei que normalmente funciona muito em função de referências de amigos e outros casos já concretizados. No primeiro caso,não tenho muitas referências e querendo procurar não sei muito bem como o poderei fazer. Ao mesmo tempo já pensei também em recorrer a sangue novo ( com novas ideias ) que sai agora da faculdade. penso no entanto que a experiencia poderá ainda ser muito relevante no que diz respeito a aspectos concrectos da execução da obra e para o qual o conhecimento do mercado será muito importante. Gostaria de saber algumas das vossas (seguramente mais assertivas) opiniões. Muito Obrigado.

Posted

Imsilva, antes de mais bem vindo e boa sorte para a fase em que está a pensar enveredar. A escolha de quem lhe vai projectar casa não deve ser encarada de ânimo leve, porque estamos a falar semrpe um invemento impotante. Porque não começar por procurar por gabinetes de arquitectura e arquitectos perto da zona onde pensa construir, para se começar a ambientar com o meio? Pode também dar mais alguns dados e assim encontrar alguém aqui mesmo no fórum (bricando um pouco, poderia ser oprimeiro projecto a ser acompanhado a 100% aqui no fórum). Mais do que experiência, ou ideias novas, deve optar por alguém que lhe inspire confiança e o trabalho lhe agrade. Claro que os pontos que foca também são importantes, mas não são certamente os únicos.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

muito obrigado pelas sugestoes. estou ainda no processo de negociaçao de um terreno de 2000 euros e para o qual pretendo fazer um projecto da minha casa e porteriormente fazer um destaque de lote. agora o que acham melhor? conceber já um projecto tendo em conta o destque que pretendo fazer ou deixar que depois o potencial comprador defina o seu proprio projecto? temo que seja mais arriscado para mim, mas ao mesmo tempo talvez seja mais facil para vender, nao? é que 2000 m2 é demasiado...daí a ideia da divisao... quais sao as vossas opinioes

Posted

se o terreno e grande ou nao depende de uma serie de factores, localizacao, indices de ocupacao impostos pelo PDM , tipo de casa e jardim /terreno agricola que possa ambicionar. acho que um projecto feito hoje devera prever um destaque desde o primeiro momento, nestas coisa, quanto mais cedo se comecar a pensar melhor, ate por uma questao de acesso, esgotos, permiablidade dos solos, indice de ocupacao, e imposicao de um respeito pelo edificado. Por isso, mesmo que nao faca ja o destaque, acho que sera de bom tom pedir opiniao aos tecnicos com que esta a trabalhar ou mesmo junto da camara, prevendo o destaque do terreno. A vantagem sera obviamente uma maximizacao do interesse comercial da parcela a destacar, imposicao dos limites de implantacao, cercea etc...

Posted

Para quem vai iniciar uma relação profissional (contruir uma casa não é comprar um carro) com um arquitecto deve ler este documento facultado pela Ordem dos Arquitectos! Porque infelizmente hà bons e maus profissionais, e não convém ir a zero!:D

• 2 weeks later...
Posted

Corrijam-me se estiver errada mas penso que só se podem fazer destaques de parcela em terrenos com área superior a 10 mil m2, em que o destaque seja de uma parcela tal que o terreno sobrante seja uma unidade de 10 mil m2 (dependendo da região). Ver art.º 6º da Lei 60/2007. Caso isto se confirme, poderias fazer um projecto para o teu terreno e prever uma área para outra futura construção e posteriormente fazer uma propriedade horizontal, definindo duas fracções e área comum às duas.

• 2 weeks later...
Posted

Corrijam-me se estiver errada mas penso que só se podem fazer destaques de parcela em terrenos com área superior a 10 mil m2, em que o destaque seja de uma parcela tal que o terreno sobrante seja uma unidade de 10 mil m2 (dependendo da região). Ver art.º 6º da Lei 60/2007.
Caso isto se confirme, poderias fazer um projecto para o teu terreno e prever uma área para outra futura construção e posteriormente fazer uma propriedade horizontal, definindo duas fracções e área comum às duas.

Bom, como ja foi dito antes, as condicionantes para o destaque de uma qualquer parcela de terreno variam de acordo com o definido pelo PDM local, tendo em conta a classificação do terreno, índices definidos, etc, etc. Até pode nem ser possível fazer qualquer destaque, dependendo da tal classificação atribuida ao local/terreno.
As áreas com que podes "trabalhar" estão já definidas por natureza, através do tal Plano Director Municipal da zona, podendo essas áreas até serem influenciadas pela existência ou não de infraestruturas hidráulicas.
O melhor mesmo é contactares um técnico habilitado para estudar o teu caso para assim saberes que alternativas tens disponiveis, antes de se discutirem cenários que podem até nem serem viáveis.
Abraço.
  • 2 weeks later...
Posted

O terreno para o qual neste momento estou a reunir dados tem aprox. 2000m2 . Destes cerca de 1600 estao numa area em que é permitida construçao com um indice de 0,8. A area de implantaçao sera de 570 m2 e com possibilidade de construçao de R/C+ 1º andar e cave ( que nao conta para a area total, certo?) O terreno segue em imagem em anexo ( tem cerca de 50m de frente e ao maximo de profundidade cerca de 50m) Ora bem , a minha ideia seria a de fazer um projecto de rc+1º andar numa area de implantaçao de 300 m2 restando ainda mais 270 para o lote a destacar ( provavelmente a parcela da esquerda. Que vos parece? Outra questao teria a ver com a escolha do arquitecto. A verdade é que já fui ver alguns trabalhos de um aequitecto amigo de um amigo, mas não houve qualquer empatia nem com as obras nem com os pormenores, nada... E sendo assim volto à estaca inicial...sem referencias quaiquer sinto-me algo perdido.. Que me aconselhariam? Estou tentado a seguir a sugestão do Ricardo Mota ( Dreammer)...

Posted

Imsilva, quanto à escolha do arquitecto, pode também descobrir algumas obras nessa zona com as quais se identifique e procurar os contactos dos autores. Quanto à questão do destaque de parcela, tal como o Pedro diz, dadas as caracteristicas do terreno em causa parece-me perfeitamente possível. As informações que forneceu são obviamente escassas. Se apresentasse fotografias do local, talvez fosse mais fácil ajudá-lo nestas primeiras indecisões, mas isso também não é nada que o técnico que escolher não o esclareça posteriomente. Dividindo o terreno em 2 como sugere, à esquerda fica esse pequeno ribeiro (presumo que entubado para norte, atravessando a via). Esta parcela pode tirar proveito do ribeiro, principalmente do ganho visual que se pode conseguir, mas também tem de ter em conta as limitações em relação a ele, já que a construção não se pode aproximar deste e mesmo muros de vedação estão normalmente proibídos a uma distância mínima de 10,00m, creio. Isto são escolhas que deverá tomar consciente das consequências para o projecto e de acordo com a sua vontade, mas como já disse, talvez ainda seja demasiado cedo para pensar já nisso. Mais uma vez boa sorte e espero tê-lo ajudado de alguma forma.

Posted

Muito obrigado. De facto a minha ideia seria aproveitar o lado direito ( no qual consigo "desenhar" um projecto mais quadrado e menos sujeito a condicionalismos ...O ribeiro que se vê está seco e não vem daí grande proveito visual. Entretanto preocupa-me o facto da parcela do lado direito estar mais sujeita não só a um caminho de servidão como também a um outro terreno onde não faço a minima ideia daquilo que se poderá construir. De qualquer das formas parece-me que um arquitecto terá espaço mais do que suficiente para garantir no meu projecto uma perfeita independência face ao contexto que posteriormente possa surgir em termos de construção e que nós normalmente não dominamos. Como será uma casa para a vida ( espero eu...) gostaria de salvaguardar essa independencia e proteger me face ao que podera surgir no futuro. Entretanto e ainda relativamente a uma outra " dor de cabeça": a escolha de um arquitecto, gostaria de saber se me poderiam dar alguma referencia da zona de Barcelo, Braga, Povoa de Varzim... Onde poderei encontrar alguma referència¿

Posted

IMsilva, esses condicionalismos de que fala funcionam igualmente como base para o projecto, não devendo ser entendido apenas como um aparente "entrave". Mesmo um ribeiro seco pode ter alguma mais valia (no inverno continua seco?) e pode ser uma condicionante interessante para o projecto. Como trabalho na zona de Vila Nova de Gaia, ainda que não sendo longe, não conheço técnicos que trabalhem nessa zona, pelo que por aí não o posso ajudar. No entanto, terei todo o gosto em continuar apoiá-lo no que me for possível, neste, como lhe chamou, desafio.