JVS Posted August 3, 2008 Report Posted August 3, 2008 Julgo que este projecto seja de Alvaro Siza Vieira.Três pontes à espera de aval do Porto 2008-08-01 MARTA NEVES A construção de três pontes, que unam Gaia e Porto, é o projecto que o vice-presidente da Câmara de Gaia espera ver aprovado pela autarquia de Rui Rio, a tempo de ainda este ano concorrerem a apoios financeiros. Na conferência de Imprensa, realizada ontem no edifício da presidência do município de Vila Nova de Gaia, Marco António Costa confirmou a intenção de já "na próxima semana a Câmara de Gaia propor a constituição de uma equipa de técnicos", quer da cidade do Porto como de Gaia, para tratar em conjunto o projecto, orçado em 50 milhões de euros, e que sugere a construção de três novas pontes. Da "necessidade imperiosa de aproximar as duas margens do rio Douro", o vice-presidente da Câmara de Gaia aproveitou a ocasião para apresentar os projectos para cada uma das três pontes - ponte do Gólgota (rodoviária e metro ligeiro), ponte de Santo António (ferrovia de alta velocidade) e ponte pedonal - anunciado, igualmente, que o professor Adão da Fonseca vai ser um "conselheiro estratégico", liderando a equipa técnica de Gaia. Certo que a construção das três pontes "vai contribuir estrategicamente para o desenvolvimento da região", Marco António Costa não tem dúvidas em afirmar que "seria um sinal de miserabilismo se as duas câmaras não chegassem a um acordo", e assim, "aproveitarem" o financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional". E acrescentou: "São uns míseros 50 milhões de euros (32 milhões de euros da ponte do Gólgota; 17 milhões de euros da ponte de Santo António e 11 milhões de euros da ponte pedonal) quando comparados com o que o Estado deu à Câmara de Lisboa para comprar o terreno para o Hospital de Todos os Santos". in http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=974382Rio Douro: Câmara de Gaia propõe três novas pontes em parceria com autarquia do Porto Porto, 01 Ago (Lusa) - O vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, defendeu hoje a construção de três novas pontes sobre o rio Douro e propôs a criação de um equipa técnica comum aos dois municípios (Porto e Gaia). "Existem propostas de ambos os lados, é fundamental para a região e para o país que se chegue a uma solução conjunta", sustentou Marco António Costa. O autarca considerou que este é o "momento adequado" para avançar com os projectos porque existem "instrumentos de financiamento" que "não podem ser desperdiçados". Numa conferência de imprensa, onde foram recuperados projectos de três pontes sobre o Douro - uma pedonal, outra rodoviária e para metro ligeiro e uma terceira destinada à ferrovia de alta velocidade - o autarca anunciou que no decorrer da próxima semana será apresentada "uma proposta de trabalho conjunto, a nível técnico" na Câmara do Porto. "Os dois municípios não podem ficar numa situação de impasse. Seria imperdoável que não se entendessem, seria um sinal de miserabilismo não aproveitar a oportunidade do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional)", frisou. Marco António sublinhou ainda que o encontro de hoje com os jornalistas destinou-se a fazer o ponto da situação do trabalho já realizado pela Câmara de Gaia nesta área, referindo que "o ideal seria que até final de 2008, as duas autarquias estivessem em condições de apresentar uma proposta técnica ao QREN". As três pontes - cujos projectos foram desenvolvidos na sequência de um protocolo celebrado em Dezembro de 2001 entre as duas câmaras, a RAVE, o Metro e a Universidade do Porto - estão orçadas em cerca de 60 milhões de euros. Segundo o professor catedrático de pontes na Faculdade de Engenharia do Porto, a Ponte de Gólgota (rodoviária e metro ligeiro) tem um custo estimado em 32 milhões de euros, a ponte de Santo António (ferrovia de alta velocidade) 16,8 milhões e a ponte pedonal deverá custar cerca de 11 milhões. "No total, representam um décimo do que vai custar a ponte Chelas/Barreiro", frisou Adão da Fonseca. O catedrático salientou que os orçamentos apontados foram já objecto de actualização. © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. 2008-08-01 15:25:02 in http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=357190&visual=26&tema=1 Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Estas pontes já não são novidade. Uma pedonal, outra para a alta velocidade e outra para os metro/automóveis. Acho mesmo que já se falou sobre isso cá no fórum. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
kwhyl Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 as pontes parecem-me todas necessárias,principalmente o metro para gaia na arrábida e a pedonal na ribeira!cais que criará uma dinamica muito interessante entre as margens do douro, e permitira o desenvolvimento da do porto, digo, a má frequencia por exemplo á noite, coisa que o cais não tem de se preocupar o problema, é que como bom velho do restelo que sou, e um amante do porto, me custa muito aceitar mais 2 pontes na sua zona mais "classificada" o que acham voçes? Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Pode-se questionar sempre este tipo de opções do ponto de vista da imagem da cidade. Qualquer uma delas tem o seu impacto e as consequências para a paisagem urbana, mas não nos podemos ficar por aí. Apesar de interferir com a bela imagem da ponte da Arrábida, principalmente vista de nascente, é essencial criar-se essa ligação metro/automóvel para descongestionar o nó da Arrábida, a própria ponte e a situação do cruzamento nos semáforos do Campo Alegre. Quanto à alta velocidade, ainda não se conhece o traçado definitivo, mas quanto a mim será vantajoso para a cidade a estação localizar-se perto da Rotunda da Boavista, pelo que a ponte deverá ser próxima desta proposta. Se bem me lembro será uma ponte em túnel, uma caixa estrutural oca por onde circularão os combóios. A ponte pedonal também me parece uma ligação importante, se bem que se possa questionar o seu desenho. No fundo a imagem de marca do Rio Douro são as encostas e as suas pontes, particularmente neste último troço. O importante é a qualidade de cada uma delas enquanto peça. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
kwhyl Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 concordo piamente contigo todas as pontes, como atrás referi, são necessárias ao desenvolvimento da cidade, e do país, aliás do grande porto emconexão com o país quanto ao traçado tgv passar na boavista, concordo com a sua implantação, mas desconheço um sítio capaz de albergar tal alteração. não sei mesmo se não será mais proveitoso á cidade, com o excelente metro que temos, rápido, bonito e eficaz, a estação se situar perto do aeroporto quero dizer, em geral, duvido da utilidade do tgv como meio nacional, e mesmo como internacional, uma vez que quem vem ao porto ou lisboa, escolherá sempre o avião (não necessárias são explicações), apesar de tudo, e fazendo-se o tgv creio que a zona do aeroporto será a unica capaz de albergar uma infraestrutura de tal dimensão Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Desse ponto de vista, o metro oferece uma excelente ligação entre a zona da Boavista e o aeroporto e parece-me mais importante o TGV estar mais associado à cidade, do que ao aeroporto, até porque não traria grandes vantagens, isto a ser possível a estação na zona da Boavista. Assim de repente estou a pensar no quarteirão entre a Rua 5 de Outubro e a Av. de França, entre a Casa da Música e a estação do Metro. Como o TGV terá de passar pela cidade em túnel, talvez seja possível fazer-se a estação em túnel nesse terreno, mas digo isto desconhecendo as dimensões de uma estação destas para servir a cidade. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
kwhyl Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 muito bem seria um excelente interface metro-tgv-aeroporto e caia bem no centro da cidade, mas continuo com uma duvida a ponte do tgv é a mesma que serve o metro de gaiana arrabida? ou é necessária outra na mesma zona? isso seria um crime paisagistico tremendo, daqui a uns tempos, com esta rapidez nem se veria o rio e teremos uma plataforma sobre este continuo, o canal do tgv tem 130metros de largura, o abrandamento deste, a parar na boavista necessitaria talvez de começar, digamos em ovar, não me parece muito viavel nesta zona esventrar o chão em digamos 50m por baixo de coisas tipo casa damúsica.. logo, deve ser afastado o mais possivel da cidade e cair no aeroporto, que também,é um estante até s.bento ou boavista não achas? Quote
Dreamer Posted August 4, 2008 Report Posted August 4, 2008 Tanto quanto sei desta proposta, a ponte do Metro é a mais próxima da ponte da Arrábida e também servirá para automóveis. A ponte do TGV é só deste meio de transporte, entre a nova ponte do metro e a pedonal. A linha chega ao rio em túnel, entra no Porto em túnel, sendo a ponte também um "túnel" como já disse antes. A pedonal não aparece nessa imagem. Isto é esta proposta de que se fala, o que não quer dizer que seja assim na realidade, mas se o TGV chega à cidade e atravessa-a em túnel, a ser possível fará algum sentido ter uma estação enterrada. Caso isso não seja possível, a solução de "levar" a estação para perto do aeroporto também faz algum sentido, se bem que talvez não sirva tão bem a cidade. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Sérgio Barbosa Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Morei vários anos no Porto e na realidade constata-se que a questão problemática da passagem entre as duas margens, não se resolve com mais pontes, mas com a restante rede de artérias que não evacuam o trâfego como era suposto. Se num extremo cobrissemos o Rio Douro com uma plataforma, eventualmente mesmo assim iriam haver problemas de transição entre as duas margens que agora já nem existiam. Quote
Sérgio Barbosa Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Morei vários anos no Porto e na realidade constata-se que a questão problemática da passagem entre as duas margens, não se resolve com mais pontes, mas com a restante rede de artérias que não evacuam o trâfego como era suposto. Se num extremo cobrissemos o Rio Douro com uma plataforma, eventualmente mesmo assim iriam haver problemas de transição entre as duas margens que agora já nem existiam. Quote
kwhyl Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 não considero que o porto, na suas vertentes, ponts, tenha congestionamento....... fiquei sem perceber o teu ponto de vista Quote
kwhyl Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 não considero que o porto, na suas vertentes, ponts, tenha congestionamento....... fiquei sem perceber o teu ponto de vista Quote
Dreamer Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Sérgio Barbosa, não deixas de ter alguma razão. Um dos problemas de quem vem do sul para entrar no Porto via Arrábida, é desde logo o nó da Arrábida (entrada na VCI), ainda em Gaia, depois o congestionamento da saída para o Campo Alegre e posteriormente a saída de Bessa Leite (saídas da VCI). Concordo contigo quando dizes que o problema é essas vias não terem capacidade de absorver o trânsito que é levado até elas, mas não sendo possivel uma situação extrema a esse nível, uma das soluções poderá passar por desviar o trânsito de quem entra no nó da Arrábida, para uma outra passagem sobre o rio que "amarre" numa outra zona, por exemplo junto à FAUP, com acesso à já prevista à muitos anos, mas ainda sem existir, via Panorâmica (creio que é esta a designação), que era suposto ligar ao Campo Alegre junto ao bairro do Aleixo. Claro que esta é uma discussão muito teórica e carece de estudos para se comprovar a sua possível eficácia. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Dreamer Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Sérgio Barbosa, não deixas de ter alguma razão. Um dos problemas de quem vem do sul para entrar no Porto via Arrábida, é desde logo o nó da Arrábida (entrada na VCI), ainda em Gaia, depois o congestionamento da saída para o Campo Alegre e posteriormente a saída de Bessa Leite (saídas da VCI). Concordo contigo quando dizes que o problema é essas vias não terem capacidade de absorver o trânsito que é levado até elas, mas não sendo possivel uma situação extrema a esse nível, uma das soluções poderá passar por desviar o trânsito de quem entra no nó da Arrábida, para uma outra passagem sobre o rio que "amarre" numa outra zona, por exemplo junto à FAUP, com acesso à já prevista à muitos anos, mas ainda sem existir, via Panorâmica (creio que é esta a designação), que era suposto ligar ao Campo Alegre junto ao bairro do Aleixo. Claro que esta é uma discussão muito teórica e carece de estudos para se comprovar a sua possível eficácia. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
Sérgio Barbosa Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Não tem congestionamento? Não acho normal, num dia normal demorar 1 hora para atravessar uma margem. Isso eu chamo de congestinamento. A VCI então é de loucos, que adianta criar mais uma ponte, neste caso a do Freixo se o trânsito se manteve? Eventualmente não seria o problema de criar mais uma travessia mas de melhorar o resto. Quote
Sérgio Barbosa Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Não tem congestionamento? Não acho normal, num dia normal demorar 1 hora para atravessar uma margem. Isso eu chamo de congestinamento. A VCI então é de loucos, que adianta criar mais uma ponte, neste caso a do Freixo se o trânsito se manteve? Eventualmente não seria o problema de criar mais uma travessia mas de melhorar o resto. Quote
kwhyl Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 durante 6 meses fui um suburbano, vivi em miramar, v.n.gaia como sou um tipo comletamente sem regra experiementei todas as horas de entrada no porto pela vci, via campo alegre, via bessa leite, nó do campo alegre....e.... além de um bocado mais de transito não há nada com que me pude queixar. acho que esse não é um problema do porto. sergio, a q hors encontras transito? Quote
kwhyl Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 durante 6 meses fui um suburbano, vivi em miramar, v.n.gaia como sou um tipo comletamente sem regra experiementei todas as horas de entrada no porto pela vci, via campo alegre, via bessa leite, nó do campo alegre....e.... além de um bocado mais de transito não há nada com que me pude queixar. acho que esse não é um problema do porto. sergio, a q hors encontras transito? Quote
Sérgio Barbosa Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Eu acho que esse é um problema do Porto, apesar de outras cidades terem os mesmos problemas ou piores, mas conheço também muitos modelos de cidades onde o problema trânsito não se questiona desta forma. Claro que existe a variável rio que é de facto uma barreira natural, mas para isso também existe o urbanismo, que tem uma palavra a dizer. Quote
Sérgio Barbosa Posted August 5, 2008 Report Posted August 5, 2008 Eu acho que esse é um problema do Porto, apesar de outras cidades terem os mesmos problemas ou piores, mas conheço também muitos modelos de cidades onde o problema trânsito não se questiona desta forma. Claro que existe a variável rio que é de facto uma barreira natural, mas para isso também existe o urbanismo, que tem uma palavra a dizer. Quote
JAG Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 Bem... em falar em transito... cada vez que vou ao Porto... vai la vai, um gajo fica todo atrapalhado com aquelas auto-estradas que passam umas por cima das outras em 3 ou 4 pontos e um gajo nunca sabe qual das saídas deve escolher... É uma confusão de vias rápidas e auto-estradas a volta do Porto que sinceramente o transito não é algo que me surpreenda nesses locais! Vejam só o numero de auto-estradas a junto ao Porto... A1 A28 A20 A4 A3 Isto sem falar do IC23, IP4, IP1, IC1... Por exemplo: Temos no auto estrada A1... quando estamos a chegar duas placas a indicar a A4... uma para a esquerda outra para a direita... e agora qual seguir? O que acontece o mesmo para a A1... Resultado... ou conhece-se muito bem aquilo, ou fica-se atrapalhado! Eu que ate tenho um bom sentido de orientação... fico sem saber qual das sentidos escolher... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
Dreamer Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 JAG, é simples, escolhes um à sorte, porque realmente os dois levam à A4 só que um é mais longo do que o outro... Quando vou a Lisboa sinto o mesmo, mas é uma questão de andar atento e saber para onde queremos ir. Quote Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...
JAG Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 Dreamer... claro que os dois vão dar a A4... isso é lógico... mas talvez um pouco de informação não custa. Mesmo assim é diferente em Lisboa... porque se fores sempre pela A1, vais entrar na 2ª Circular, por isso vais sempre passar pela a artéria principal da cidade que te leva a qualquer lado. Se por sua vez não quiseres ir mesmo para dentro da cidade, as placas indicam caminhas antes mesmo de chegares a cidade, para seguires outros percursos. É raro, ou não existe pelo o menos não conheço, de um local onde tens duas indicações opostas para o mesmo local. Claro que em Lisboa também existe falhas a nível de indicações, mas normalmente indica-se sempre o percurso mais curto ou o mais conhecido. E depois, não tens tantas auto-estradas como no Porto, ou pelo o menos umas em cima das outras... Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
nunomiguelneto Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 LOOOOLLL... Até parece que estão a falar de tamanhos de folhas A1, A3, A4 (off topic:)) Quote http://nunomiguelneto.tumblr.com/http://canaisdoneto.wordpress.com
Avelelas Posted August 8, 2008 Report Posted August 8, 2008 de volta as pontes, a pedonal e sem duvida muito importante, uma vez fui a pe dos aliados ate a foz, do lado de gaia, passando pela d.luis, bem.... estava a ver que nunca mais chegava se houvesse uma ponte pedonal noutro sitio, mais perto da foz, e com transportes la perto era bem melhor :( Quote
Recommended Posts