Jump to content
Arquitectura.pt


Concurso para a criação da nova imagem da ordem dos arquitectos


Recommended Posts

Podes juntar aí à lista o Tadao Ando. Sem dúvida que os processos são semelhantes, mas serão iguai e uma análise aos currículos dos cursos revela algumas diferenças que serão por certo importantes para a formação de uns e outros. Se à algumas obras de design feitas por arquitectos com qualidade, a verdade é que outras pecam por um ou outro motivo, mesmo de arquitectos consagrados como o "nosso" Siza Vieira. Podemo-nos interrogar agora se não existirão designers potencialmente melhores arquitectos do que alguns arquitectos que andam por aí. Sempre fui igualmente da opinião de que à inclusivamente desenhadores que são mais arquitectos do que muitos arquitectos. Com isto quero dizer que não é a formação de base que dita a qualidade, mas é certamente um dos principais factores...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

mas como não estamos a falar de "competência"e sim de "aptidão"!!
acho que se resolveu bem excluir os arquitectos do concurso.
Imagem colocadaQuando saem os resultados.!?

Competência.

do Lat. competentia


s. f., idoneidade;

aptidão;

capacidade;

concorrência;

* até eu fico baralhado!!

Link to comment
Share on other sites

É demasiado mau para ser verdade... que tristeza!!! A arquitectura é "a mãe de todas as artes"! A formação técnica e cultural dum arquitecto compreende o desenho inteligente duma cidade, dum edifício, duma cozinha, dum armário, duma caixa de correio, dum video-porteiro, dum puxador... dum rótulo do desenho! Muitas das criações mais geniais e intemporais na área do design "objectual" (automóvel, mobiliário, equipamento, vestuário, etc, etc...) provêm de arquitectos! Por favor não metam os pés pelas mãos, chamando à baila os engenheiros, os patos-bravos, já agora os sapateiros, os pasteleiros, os operadores de tele-marketing, as garotas de alterne... Lucidez, precisa-se!!!

Link to comment
Share on other sites

Também acho deve ser somente para designers, contudo já tive de fazer logos e imagens corporativas e etc sempre no formato do desenrasca, contudo reconheço (tenho amigos designers) que tenho as minhas limitações, mas acho que há um ponto onde nos tocamos. Obra de arte total. Tanto que os designers fazem stands, pequenas estruturas, por vezes projectos de alterações de interiores, etc... como voçês sabem.

Link to comment
Share on other sites

acho que se devia de abrir um topico relationado com abominavel 73/73 se formos por ai, a percentagem de construcao assinado por arquitectos (no mundo, e mesmo em Portugal) encontra-se, salvo erro abaixo dos 10%. e muitas das piores obras que eu tenho visto infelizmente sao de autoria de arquitectos. Por isso pergunto a mim mesmo, para que tanta discussao em relacao ao 73/73, ira mudar alguma coisa? sera apenas para garantir a nos arquitectos um nicho no mercado? tenho alguma dificuldade em distinguir se isto vem em defesa da boa arquitectura ou se e por razoes economicas, seja qual for a razao ambas sao validas, mas temos de ser honestos. Digo isto n para ferir a opiniao dos outros mas tenho sinceras duvidas em relacao a toda a discussao em roda do 73/73.

Link to comment
Share on other sites

Sou estudante de Arquitectura.
Conheco alguns arquitectos (e aspirantes a tal)

Conheco alguns designers (e aspirantes a tal)

Conheco tambem
Arquitectos que julgam... que sao designers
So nao conheco o contrario.

arquitectos tal como Mies Van Der Rohe, Marcel Breuer, Siza Vieira e Souto Moura (so para citar alguns) que na sua veia pseudo-artistico-designer criaram/projectaram mobiliario (mesas e cadeiras, em grande parte)

Falando de Design e de designers, estes na sua formação (falo de um modo geral) devem ter pelo menos bases em termos de Projecto, Tipografia e Estética. E percebem como funciona este tao falado.. Design.


Agora
se um arquitecto decide fazer um logotipo, uma cadeira, uma mesa, uma jarra ou seja o que for, acho que existe um grande contrasenso/injustiça.
Afinal
Para que servem/existem designers?
Porque é que fizeram um curso se qualquer arquitecto pega no lápis, faz o trabalho dele (que é muito facil nao é? ) e ainda recebe artigos e exposiçoes pelo seu esplendido trabalho como.. pseudo-designer?

Ja vi arquitectos fazerem logotipos so porque...
Ah e tal logotipo toda a gente faz né.

E perceber o processo de um logotipo? e perceber visibilidade e percepçao das letras? Aliás, perceber mesmo o que sao letras?
Ah isso aprende-se num instante, né.
(e isto aplica-se a cadeiras, mesas, jarras, lanternas entre outros)

Os arquitectos teem de meter na cabeça que sao arquitectos e acabou.
O Siza ( este deve ser o começo mais repetido no forum ) desenhou cadeiras. Mais tarde, sentou-se numa ao dar uma entrevista, e queixou-se que estava "um pouco" desconfortavel

É preciso dizer mais
?


Arquitecto = Arquitecto
Designer = Designer

Arquitecto NÃOÉ Designer


(escrito num post que fiz [arquitectura vs design] e recolocado neste)
Link to comment
Share on other sites

A arquitectura é "a mãe de todas as artes"



entao, se nao existisse arquitectura, nao haveria musica, pintura e escultura, so para dizer algumas?
acho que devias repensar um pouco essa afirmaçao um pouco desleixada.


Arquitectura tb e design, o que varia e a escala, e como e obviu o detalhe e a construcao dos diferentes objectos.


arquitectura nao é design e vice-versa. Por alguma razao existem designers e arquitectos e nao os dois juntos ou uma fusao dos dois.
porque o modo de pensar e a estrategia de projecto sao extremamente diferentes.
ja para nao falar na historia do design, que muitos pensam que comecou e acabou na Bauhaus.
Link to comment
Share on other sites

"Um arquiteto PB ou arquitecto PE é o profissional responsável pelo [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto"]projeto[/ame], supervisão e execução de [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Obra_de_arquitetura"]obras de arquitetura[/ame]. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve toda as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Urbanismo"]urbanismo[/ame], o [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Paisagismo"]paisagismo[/ame], e diversas formas de [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Design"]design[/ame]."
in wikipedia


Acho que estás a confundir um pouco as coisas, um arquitecto tem de ser um profundo conhecedor de antropometria e ergonomia, afinal a concepção da obra é essencialmente para o uso do ser humano, senão seria uma escultura. A origem da palavra arquitecto provém de carpinteiro e acho q não é preciso dizer mais nada.
Link to comment
Share on other sites

Mies, Corbu, Alvar Aalto, Marcel Breuer, Charles Eames, Gerrit Rietveld entre outros deixaram contributos inegaveis tanto na arquitectura como no design de mobiliario nenhum tinha qualquer curso acabado tanto em arquitectura como em design. Nao tenho pretensoes nenhumas de criar mobiliario ou logotipos (para o caso) mas faz-me um pouco de confusao esta obcessao de por cada um no seu devido poleiro, as pessoas sao livres de fazerem o q quiserem, se a cadeira do Siza e desconfortavel ele tera tanta culpa como de quem a compra, no final seja em que area, nos produzimos produtos, sejam edificios, cadeiras, mesas, etc...

Link to comment
Share on other sites

Acho que estás a confundir um pouco as coisas, um arquitecto tem de ser um profundo conhecedor de antropometria e ergonomia, afinal a concepção da obra é essencialmente para o uso do ser humano, senão seria uma escultura. A origem da palavra arquitecto provém de carpinteiro e acho q não é preciso dizer mais nada.


tens razao, sim. mas
acho que o arquitecto distanciou-se um pouco do carpinteiro..

por exemplo, eu adoro Gaudi e toda a sua obra, com as suas decoraçoes e ornamentos que, até hoje, nunca vi nada mais perfeito que revolucionasse o sistema de construçao e a expressao estetica da arquitectura.
e ele era tudo: arquitecto, decorador, escultor, carpinteiro, entre outras e outras.

so que os tempos mudaram, a aprendizagem da arquitectura hoje nao tem nada a ver com o que se fazia no tempo de Gaudi (e quem diz Gaudi, diz Adolf Loos, Corbusier, Niemeyer and so on)


acho que os arquitectos, por muito bons que pensem ser nas tarefas de Design

devem dar espaço à massa criativa de designers que anda por todo o mundo a fazer trabalhos excelentes, mas que por (muitas) vezes nao conseguem o querem porque tem de estar sempre um arquitecto à frente, que por serem

livres de fazerem o q quiserem, se a cadeira do Siza e desconfortavel ele tera tanta culpa como de quem a compra, no final seja em que area, nos produzimos produtos, sejam edificios, cadeiras, mesas, etc...


têm sempre lugar no mundo das

diversas formas de design



:\
Link to comment
Share on other sites

Também existem óptimos arquitectos que não se licenciaram em arquitectura e não deixam de ser excelentes por isso (Tadao Ando), ou seja não é necessário uma licenciatura em design para se ser um bom designer.É como tudo, vai do interesse, do gosto ... De qualquer forma acho que neste caso devem ser dadas oportunidades, antes de mais aos designers.

Link to comment
Share on other sites

tal como diz a marta... parte do gosto, interesse, ganhar conhecimento na area. sou estudante de arquitectura e faço trabalhos em design gráfico. podem não ser bons trabalhos, mas acredito que são trabalhos satisfatórios. se vier um designer fazer melhor arquitectura que eu, a única coisa que posso reclamar é que eu com estudos não cheguei aquele patamar. e disso o erro é meu. se com estudos não faço a minha tarefa de modo satisfatório... acho que isso de obrigar as pessoas a tirar o curso para seguir só aquele caminho...então tavamos todos lixados...ninguém trabalhava... quantos fotografos não ganharam o gosto pela fotografia através das máquinas pequenas que se compra em QQ hipermercado e tiram lugares a pessoas licenciadas na area... e em termos de restauração? será que todas as pessoas que nos servem têm algum ensinamento académico? há coisas muito delicadas. não podemos ser radicais ao ponto de impor a nossa licenciatura ao nosso futuro trabalho!senão tava tudo bem f*dido! essa é que é a verdade...senão para instalarmos o office tinha de falar com um engenheiro informático loollolo há que ter bom senso pessoal! defender os nossos direitos sim...agora radicalismos..isso é lá na china ehehe

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.