Jump to content

Recommended Posts

Posted

Pedro, daí a minha dúvida... não será ao certo o que o Nuno pretende, que tipo de arranjos exteriores, se é uma ideia do que quer, se algo que mais concreto... para ideia servem os livros, se for algo mais complexo o melhor mesmo é contactar um arquitecto paisagista.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

nao será de grande ajuda mas sempre podes ver arquitectos que trabalham ou já trabalharam com esse tipo deprojectos... e podes pesquisar com mais calma...

http://www.oasrn.org/upload/arquitecturaacessivel/pdf/programa2007.pdf

nao o fiz pq nao tenho mt tempo... mas talvez já poderás ter por onde pegar... há que começar por algum lado :)

se não fizer jeito diz que posso ver se pesquiso mais alguma coisa a nível internacional... ;)

• 3 weeks later...
Posted

Não te esqueças de consultar o novo regulamento de acessibilidade...há uns anos fiz um projecto para um Centro de Dia/ATL/Jardim de Infância e cada valência tem tem as suas próprias exigências funcionais específicas.
Aconselho-te por isso a consultar toda a Legislação aplicável, e podes fazê-lo na própria biblioteca da O.A. - através de uma pesquisa chegas a todos os Decretos-Lei, etc.

Para alguns equipamentos colectivos como os que mencionaste, a Segurança Social e a DREL (se for em Lisboa) têm igualmente regulamentos próprios, e tens de conseguir conjugá-los todos para que o projecto seja aprovado.

Espero ter ajudado...boa sorte

Posted

Lamento sabê-lo...eu tenho um bebé e também garanto-vos que Lisboa é tudo menos acessível para um carrinho. É triste, quando apontada como uma das cidades mais «child-friendly» por um determinado guia de viagens. Percorrer a cidade com mobilidade reduzida não é exclusivo de pessoas com algum tipo de deficiência, e infelizmente quem antes de nós teve o privilégio de desenhar a cidade devia ter tido isto em consideração. Espero honestamente que as mentalidades desta nova geração que é também a minha mudem, e que possamos todos usufruir do mesmo.

Posted

Eu penso que é tudo uma questão de educação social... é decadente existirem coisas REAIS que parecem tiradas de um filme de animação:

Penso que toda população devia ver filmes do género do documentário "MurderBall" e perceber as dificuldades que estas pessoas atravessam.
Em vez de ser o Batman a encher salas de cinema ou a angelina jolie, deviam ser estes filmes

Trailler do Filme:

Posted

Tens um livro muito bom que te pode servir de referencia para ver alguns tipos intervenção, fundamentalmente de espaços publicos.

O Chão da Cidade, Guia de Avaliação do espaço Público BRANDÃO, Pedro; CARRELO, Miguel; ÁGUAS, Sofia - O Chão da Cidade, Guia de Avaliação do espaço Público. Lisboa: CPD, 2002.BRANDÃO, Pedro; CARRELO, Miguel; ÁGUAS, Sofia - O Chão da Cidade, Guia de Avaliação do espaço Público. Lisboa: CPD, 2002.