Jump to content
Arquitectura.pt


Arranjos Exteriores


Recommended Posts

Pessoal preciso de ajuda Tou a fazer um projecto de arranjos exteriores para uma associação de pessoas deficientes e gostaria de pedir ajuda a alguem que me possa dizer algumas referencias deste tipo de intervençao. Tudo serve, escolas, bibliotecas, etc... Agradeço ajuda urgente.. Obrigado, Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pedro, daí a minha dúvida... não será ao certo o que o Nuno pretende, que tipo de arranjos exteriores, se é uma ideia do que quer, se algo que mais concreto... para ideia servem os livros, se for algo mais complexo o melhor mesmo é contactar um arquitecto paisagista.

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

nao será de grande ajuda mas sempre podes ver arquitectos que trabalham ou já trabalharam com esse tipo deprojectos... e podes pesquisar com mais calma...

http://www.oasrn.org/upload/arquitecturaacessivel/pdf/programa2007.pdf

nao o fiz pq nao tenho mt tempo... mas talvez já poderás ter por onde pegar... há que começar por algum lado :)

se não fizer jeito diz que posso ver se pesquiso mais alguma coisa a nível internacional... ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Não te esqueças de consultar o novo regulamento de acessibilidade...há uns anos fiz um projecto para um Centro de Dia/ATL/Jardim de Infância e cada valência tem tem as suas próprias exigências funcionais específicas.
Aconselho-te por isso a consultar toda a Legislação aplicável, e podes fazê-lo na própria biblioteca da O.A. - através de uma pesquisa chegas a todos os Decretos-Lei, etc.

Para alguns equipamentos colectivos como os que mencionaste, a Segurança Social e a DREL (se for em Lisboa) têm igualmente regulamentos próprios, e tens de conseguir conjugá-los todos para que o projecto seja aprovado.

Espero ter ajudado...boa sorte

Link to comment
Share on other sites

Lamento sabê-lo...eu tenho um bebé e também garanto-vos que Lisboa é tudo menos acessível para um carrinho. É triste, quando apontada como uma das cidades mais «child-friendly» por um determinado guia de viagens. Percorrer a cidade com mobilidade reduzida não é exclusivo de pessoas com algum tipo de deficiência, e infelizmente quem antes de nós teve o privilégio de desenhar a cidade devia ter tido isto em consideração. Espero honestamente que as mentalidades desta nova geração que é também a minha mudem, e que possamos todos usufruir do mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que é tudo uma questão de educação social... é decadente existirem coisas REAIS que parecem tiradas de um filme de animação:







Penso que toda população devia ver filmes do género do documentário "MurderBall" e perceber as dificuldades que estas pessoas atravessam.
Em vez de ser o Batman a encher salas de cinema ou a angelina jolie, deviam ser estes filmes

Trailler do Filme:

Link to comment
Share on other sites

Tens um livro muito bom que te pode servir de referencia para ver alguns tipos intervenção, fundamentalmente de espaços publicos.

O Chão da Cidade, Guia de Avaliação do espaço Público BRANDÃO, Pedro; CARRELO, Miguel; ÁGUAS, Sofia - O Chão da Cidade, Guia de Avaliação do espaço Público. Lisboa: CPD, 2002.BRANDÃO, Pedro; CARRELO, Miguel; ÁGUAS, Sofia - O Chão da Cidade, Guia de Avaliação do espaço Público. Lisboa: CPD, 2002.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.