Jump to content

Recommended Posts

Posted

boas.... eu trabalho em autocad 2D e 3D e utilizo o photoshop para realização de paineis e no ambito de tratamento de imagens... tomei conhecimento que existem pessoas que utilizam o photoshop para fazer todo o projecto desde plantas... gostava de saber se alguem sabe algum local onde possa ver projectos assim, e algum espaço onde possa ver alguns passos para a realização dos mesmos... obrigado...

Posted

acredita! Cada coisa com a sua função! Photoshop é para grafismo. Autocad é para desenho rigoroso. Já para não não falar que o Autocad é vectorial e o photoshop não é! Estás mesmo convencido de que alguém faz plantas em photoshop? Isso é como me dizeres que há quem atravesse o atlântico a nado...

Posted

sim, tens razão. Esqueci-me do ficheiro psd... Essa é a extensão base do photoshop e é vectorial. Mas mesmo assim... O autocad é do mais optimizado para fazer uma planta... Assim de repente, como é que se faz um offset no photoshop? Um extend? Um trim? um Snap to midPoint, um snap to perpendicular... etc etc? Que dá, deve dar. Eu tb posso ir de Lisboa a Porto a pé durante alguns dias. Tenho é carros e comboios para ir Muito Mais rápido, e Muito Mais Confortável

• 1 month later...
Posted

viva

quando necessito de apresentar uma planta humanizada, desenvolvo a base em autocad.
Com zoom, centro essa planta no monitor e exporto no formato EPS.

Em photoshop abro esse ficheiro seleccionando a opção 300dpi.

A layer1 contém a informação proveniente do autocad. (renomeio-a para EPS)

Crio uma nova layer e coloco-a por baixo da EPS; preencho-a a branco.

selecciono com o magic wand tool as áreas que pretendo (da layer EPS); criando novas layers sobre a EPS, para as preencher com cores e definir assim o meu ficheiro PSD.

NOTA: ao seleccionar as areas na layer EPS é vulgar efectuar preenchimentos nessa mesma layer, o que danifica a base de trabalho.

depois é uma questão de abrir ficheiros de imagem com texturas e ir aplicando Às àreas preenchidas das novas layers.

um exercicio interessante, é exportar um bloco de um carro em planta e dar-lhe vida em photoshop.

experimentem

é tudo...

:)

http://www.imaginevirtual.com

Posted

Correcção: O PHotoshop não é vectorial... O Photoshop é um programa de trabalho em bitmap. Programas vectoriais são o illustrator, o corel draw, o autocad. Depois ainda temos o fireworks que é um misto entre vectorial e bitmap, mas produz bitmaps no fim. O PHotoshop e o corel photo paint e outros são bitmap, trabalham com pontos e não com vectores... A solução para dar vida a desenhos autocad é a exportação em eps como foi explicado acima e bem.

• 4 weeks later...
Posted

Com o photoshop, em termos de imagem, podes fazer basicamente tudo o que quiseres e bem te apetecer... Tens lá as ferramentas todas! Mas penso que, se não o vais usar futuramente, a nível profissional, é melhor investires o teu conhecimento em programas que são utilizados! Só se quiseres trabalhar com o programa por gosto ou por curiosidade... não sei se existem tutoriais direccionados para a arquitectura, mas se pesquisares, irás encontrar muitos tutoriais que podem vir a ser úteis.

Posted

boas....

eu trabalho em autocad 2D e 3D e utilizo o photoshop para realização de paineis e no ambito de tratamento de imagens... tomei conhecimento que existem pessoas que utilizam o photoshop para fazer todo o projecto desde plantas... gostava de saber se alguem sabe algum local onde possa ver projectos assim, e algum espaço onde possa ver alguns passos para a realização dos mesmos...

obrigado...

Bem vou estrear-me aqui :)

O photoshop é bom para dar os retoques finais mas como já foi referido acima não é o melhor para lidar com imagens do tipo vectorial. O meu concelho inclina-se para a aquisiçao do Illustrator ou fazeres mesmo o download da demo da versao CS3 que abre directamente os DWG do AutoCAD e podes dar a escala correcta, o interface é parecido com o Photoshop mas é menos intuitivo.