asimplemind Posted April 21, 2008 Report Posted April 21, 2008 Pedro Reis vence concurso AMI Em primeiro lugar classificou-se Pedro Reis; os restantes classificados foram, por ordem decrescente:CVDB, Cristina Veríssimo e Diogo Burnay (2º)Paula Santos (3º)Neto Pereira Silva (4º)Cláudio Vilarinho (5º) Este concurso recebeu inicialmente 58 propostas e contou com a assessoria técnica do serviço de concursos da Secção Regional Sul. Quote
pedrodearaujo Posted April 22, 2008 Report Posted April 22, 2008 houveram propostas melhores ,digo eu, sem tirar o mérito devido à vencedora...era de facto importante saber mais sobre todas as propostas. Quote
JAG Posted April 22, 2008 Report Posted April 22, 2008 Não era possivel saber-se mais sobre o projecto vencedor e também dos outros? Quote Josué Jacinto - Mais FácilMy web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com
asimplemind Posted April 23, 2008 Author Report Posted April 23, 2008 pedroaraujo: tiveste acesso a outras propostas? Gostava de as conhecer, assim como também a vencedora, da qual apenas conheço essa imagem. Quote
pensaforadacaixa Posted April 24, 2008 Report Posted April 24, 2008 pela imagem parece.me interessante, gostaria de ver o projecto. Quote
Gonçalo_Leite Posted April 24, 2008 Report Posted April 24, 2008 Não há mais? Estive a procurar e nada acho que já tinha visto a proposta da paula santos algures mas não tenho a certeza se era a mesma coisa... Quote
3CPO Posted April 24, 2008 Report Posted April 24, 2008 Fonte: http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias_concursos-detalhe.asp?noticia=119 Quote
André Moraes Posted April 25, 2008 Report Posted April 25, 2008 muito interessante, fiquei curioso.. um pouco mais de informação não faz mal a ninguém, cortes e plantas logo saem em alguma revista, ou não? Quote
Pedro_Ribeiro Posted April 25, 2008 Report Posted April 25, 2008 hummm o Pedro Reis foi meu professor de projecto no primeiro ano(ha 4 anos atras)...em termos de luz, forma, simplicidade, desenho limpo e eficaz é muito, muito bom. foi o "braço direito" do Souto de Moura durante muitos anos, daí ter aprendido com ele essa liberdade e, ao mesmo tempo, o controlo das caracteristicas que referi. acredito que o projecto dele tenha esses elementos bem trabalhados. e também acredito que ele não deixou nenhum pormenor de lado, pelo contrário trabalhou todos os elementos do projecto ponto a ponto... Quote
JVS Posted May 2, 2008 Report Posted May 2, 2008 Cascais: Preocupações operacionais e ambientais vencem concurso de concepção da sede da AMICascais, Lisboa, 22 Abr (Lusa) - Linhas simples e modernas, um armazém concebido como centro de operações e "empenho social" e uma fachada com painéis solares integram a proposta vencedora do concurso de concepção da futura sede da AMI, em Cascais. A escolha do projecto, da autoria de Pedro Reis, foi anunciada segunda-feira na Ordem dos Arquitectos, depois de o projecto para a Fundação de Assistência Médica Internacional ter recebido 58 candidaturas. A nova sede irá substituir as degradadas instalações da instituição em Marvila, em Lisboa, e será construída no bairro de São Miguel das Encostas, em Carcavelos, incluindo dois a três andares subterrâneos, três pisos à superfície e duzentos lugares de estacionamento. Uma creche para meia centena de crianças e um jardim com 4.300 metros quadrados preenchem o restante terreno, adquirido a "custos sociais" à Câmara de Cascais. Segundo Pedro Reis, a proposta vencedora teve como principais preocupações reduzir "ao máximo" o impacto da construção no bairro, significativamente ocupado por residências, e criar uma imagem que reflectisse a dimensão e o "empenho social" da AMI. O destaque foi dado, por isso, a um grande armazém, que reforça a identificação da estrutura como sede dos trabalhos da Fundação. "Dentro do edifício, tentámos perceber como é que a instituição funciona e vimos que o armazém é uma parte vital, portanto quisemos dar um protagonismo que tivesse bastante peso. Afinal, o centro de operações é o centro da instituição", explicou à Lusa o arquitecto. Por outro lado, acrescentou, o plano é também "muito simples" e tenta transmitir uma imagem de "grande contenção", devido à natureza da missão da AMI e ao facto de ser dependente do financiamento de doadores. As preocupações ambientais também não foram esquecidas, prevendo-se a utilização de materiais recicláveis e a transformação da fachada num produtor de energia, através de painéis solares, uma ideia que ainda terá de ser estudada com maior pormenor. "O objectivo é tentar ajudar a instituição a projectar uma imagem exemplar", resumiu Pedro Reis. Para o presidente da AMI, Fernando Nobre, o plano escolhido preenche os requisitos desejados na medida em que apresenta um edifício "sóbrio, operativo, bonito e com uma preocupação ambiental" - uma casa "consistente e luminosa" para os próximos 25 anos. Preocupado com a insegurança e o ambiente de "degradação" em Marvila, o responsável espera que a Fundação celebre o primeiro quarto de século de vida, assinalado em Dezembro de 2009, já em Carcavelos. A obra será financiada pela AMI, num limite de 7,5 milhões de euros. Fernando Nobre adiantou, no entanto, que o concurso público só ficará encerrado a 21 de Maio e que a proposta vencedora terá ainda de ser discutida com o autor, havendo a possibilidade de não ser a escolhida para fase de construção. RYC. © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. 2008-04-22 14:19:44 Quote
JVS Posted May 2, 2008 Report Posted May 2, 2008 1 . Acho o projecto vencedor muito institucional. Representa um edificio publico e serio. 2 . Acho o projecto de Claudio Vilarinha muito ousado e espanta-me estar em quinto lugar. 3 . Prefiro dos cinco o Projecto de Paula Santos. Quote
asimplemind Posted May 6, 2008 Author Report Posted May 6, 2008 Projecto do atelier ClaudioVilarinho.com - Arquitectos e Designers:http://www.claudiovilarinho.com/Site/PT/proj/c/ami/01ami.htm Quote
portugese Posted May 7, 2008 Report Posted May 7, 2008 eu que o édifiçio não é muito original mas é muito serio e não é o pior Quote
joaopedrosilva Posted May 7, 2008 Report Posted May 7, 2008 Projecto do atelier ClaudioVilarinho.com - Arquitectos e Designers:http://www.claudiovilarinho.com/Site/PT/proj/c/ami/01ami.htm Sinceramente não me agrada muito este projecto... A forma é ousada mas não é particularmente bonita e a questão dos braços é um bocado gratuita não? Quote
portugese Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 o édifiçio pensendo bem é Frio,quero dizer que é um poco ,não da vontade ir là não é simplisemente BANAL é não tem nenhuma origalida ou inovação,não é um édifiçio de grande qualidade arquitectonica. Estava a falar do projecto do Pedro Reis. Quote
asimplemind Posted May 8, 2008 Author Report Posted May 8, 2008 Caso encontrem informações sobre outros projectos para o concurso da AMi, coloquem-nos aqui para os podermos ver... Quanto aos projectos vencedores é complicado opinar apenas pelo que se vê. O projecto do Cláudio Vilarinho, dos 5 é o mais ousado em termos de forma, no entanto parece-me bem justificado no texto que aparece no site. Por alguma razão foi premiado... Quote
portugese Posted May 8, 2008 Report Posted May 8, 2008 Para mim o claudio deveria ser numero 1 prémiado,e se encontro alguma coisa informote Quote
Recommended Posts