Jump to content
Arquitectura.pt


Amadora | Dolce Vita Tejo Amadora | RTKL+Promontório Arquitectos


JAG

Recommended Posts

  • Replies 57
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

não deveriamos questionar se era o maior, o que tem mais lojas ou sala de cinema. mas sim a sua integração na cidade. algo que falha sempre nos cc. continuam a ser verdadeiros (salvo raras execpções) ovnis na nossa malha urbana... e a amadora bem precisava um projecto que marcasse a cidade não pela sua grandiosidade mas sim pela sua arquitectura....

Link to comment
Share on other sites

não deveriamos questionar se era o maior, o que tem mais lojas ou sala de cinema. mas sim a sua integração na cidade. algo que falha sempre nos cc. continuam a ser verdadeiros (salvo raras execpções) ovnis na nossa malha urbana...
e a amadora bem precisava um projecto que marcasse a cidade não pela sua grandiosidade mas sim pela sua arquitectura....



a Amadora é uma cidade de crime,então,la o CC é uma revolução,mas admito que o projecto é Exellente.
Link to comment
Share on other sites

a Amadora é uma cidade de crime,então,la o CC é uma revolução,mas admito que o projecto é Exellente.


Não é bem assim... o conselho tem mais fama do que proveito.

Já foram feitas diversas alterações arquitectónicas em alguns casos, e comprovou-se que quanto mais se tenta proteger as coisas, mas elas são vandalisadas.

Agora pode-se encontrar jardins magníficos na cidade, bem cuidados e é raro ver paredes escritas... que quando era tudo vedado, era só vandalismo.

Depois, a nível arquitectónico este edifico esta muito bom. A interligação a própria cidade também acaba por ter bastante qualidade, devido ao facto da sua localizado.

A Amadora, nos últimos 6 anos, tem crescido bastante a nível de qualidade de vida. Eu moro na Brandoa desde que nasci, e posso dizer que nunca esperei ver o que vejo na Brandoa e na Amadora.

E sei que ainda existem vários projectos na câmara... como por exemplo, um projecto, para criar uma estância de seki artificial em cima da antiga lixeira, ou seja, na parte de cima deste centro comercial.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Não é bem assim... o conselho tem mais fama do que proveito.

Já foram feitas diversas alterações arquitectónicas em alguns casos, e comprovou-se que quanto mais se tenta proteger as coisas, mas elas são vandalisadas.

Agora pode-se encontrar jardins magníficos na cidade, bem cuidados e é raro ver paredes escritas... que quando era tudo vedado, era só vandalismo.

Depois, a nível arquitectónico este edifico esta muito bom. A interligação a própria cidade também acaba por ter bastante qualidade, devido ao facto da sua localizado.

A Amadora, nos últimos 6 anos, tem crescido bastante a nível de qualidade de vida. Eu moro na Brandoa desde que nasci, e posso dizer que nunca esperei ver o que vejo na Brandoa e na Amadora.

E sei que ainda existem vários projectos na câmara... como por exemplo, um projecto, para criar uma estância de seki artificial em cima da antiga lixeira, ou seja, na parte de cima deste centro comercial.


eu foi là a mais ou menos 2 anos e não era mesmo bonito foi na KM e no centro. O centro é mais ou menos, mas a KM é mesmo M****,arquitectonicamente.
Link to comment
Share on other sites

E sei que ainda existem vários projectos na câmara... como por exemplo, um projecto, para criar uma estância de seki artificial em cima da antiga lixeira, ou seja, na parte de cima deste centro comercial.


Mais uma na AML ja esta prevista uma para a alta de lisboa,tantas???:)
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Este era o projecto inicial :)



Previsto para 2009, vem aí o maior centro comercial do país e um dos
maiores da Europa, o Dolce Vita Tejo - 300 lojas e 9000 lugares de
estacionamento: 423 000 m2 de construção.

É na Amadora (Quinta da Falagueira) e vai trazer esta coisa para os
nossos filhos, em desfavor das nossas carteiras:

Com 6500 metros quadrados, terá um hospital, uma universidade, espaços
desportivos, pista de fórmula 1, estúdios de televisão, uma redacção
de um jornal, uma escola de culinária, teatro e até um quartel de
bombeiros.

Tudo à disposição dos miúdos, que serão acompanhados por 250 monitores
durante as quatro horas de permanência na cidade.
A entrada na cidade Kidzania, faz-se por uma porta de embarque de
aeroporto. Aos miúdos é colocada uma pulseira com GPS, que serve para
poderem ser acompanhados de fora pelos pais (estes não entram na
cidade).
Embarcam num avião que simula uma viagem e depois desembarcam já na
cidade feita à sua medida.

'Estou convencido de que o projecto irá fazer concorrência directa ao
Oceanário e ao Jardim Zoológico de Lisboa', comenta Jaime Lopes,
presidente executivo da Chamartín, que espera a visita de 500 mil
crianças em cada ano.
O gestor dá como exemplo a Kidzania recentemente inaugurada no Japão e
que já tem lotação esgotada por vários meses. Ainda não se sabe quanto
será o preço do bilhete, mas Jaime Lopes dá como referência o valor
praticado na Kidzania da Cidade do México, de onde é originário o
conceito, onde se pagam 16 euros por criança.



;))

Link to comment
Share on other sites

Correcção do texto em cima...

É na Amadora (Quinta da Falagueira)...

Não é na "Quinta da Falagueira"... mas sim na Brandoa!

Gostava de saber qual era a fonte desse artigo, para enviar um email correctivo sobre o mesmo... (Se foi tirado de um jornal, mete dó alguns jornalistas... enfim...)


---


Realmente vai ser um espaço bastante grande, segundo consta muitas das lojas terão mais de 1000m2... pouco não?

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

sim eu sei que é junto à Brandoa, até porque eu morei nos Moinhos da Funcheira (junto a Casal da Mira) e dá para ver de lá de cima o Centro cá em baixo. Esta informação veio-me por e-mail pelo que não sei a origem do mesmo ( ou seja, onde é que foram retirar essa informação), mas desde já agradeço a informação visto que já andava a ver alguma especulação sobre isso. Estive também a rever os comentários anteriores e não sabia que havia um projecto (refentente a uma estância de Ski) para a antiga lixeira municipal. Eu ainda me lembro da lixeira antiga em que havia uns (bidons espalhados) e onde era colocado o lixo e à noite é que faziam a queima :) lolllll bons tempos, agora é tudo modernizado. Obg e abraço ;) Miguelängelo

Link to comment
Share on other sites

aquilo que eu também penso é que inicialmente era os 423 000 m2 ( daí pensar-se em colocar lá dentro o KidZania) de construção e que agora ficou com os 122.000 m2 de aárea de construção, ou seja, lá devem ter visto que o orçamento era elevadíssimo e daí terem retirado a opção do KidZania), digo eu .... pelo menos se a infomação que me enviaram foi mesmo verdadeira então não vejo outra opção para a diminuição do centro.
Link to comment
Share on other sites

a propósito do título deste post - "Amadora | Dolce Vita Tejo Amadora | Autor Desconhecido" - posso acrescentar que o projecto é da autoria do atelier "RTKL" na generalidade... no entanto o partner em portugal, ou seja quem no fundo fez tudo o resto (anteprojecto, execução e acompanhamento de obra) é o "Promontório Arquitectos". Mas este é daquele tipo de projectos que alimentam financeiramente ateliers mas não cumprem os requesitos necessários para aparecerem nas revistas, como por exemplo outro empreendimento nosso bem conhecido, o colombo. não condiz com a postura de atelier competente que faz da (pseudo)honestidade conceptual dos seus projectos uma das suas bandeiras :)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.