Jump to content
Arquitectura.pt


Curiosidades


JVS

Recommended Posts

  • 2 months later...
  • Replies 158
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

  • 4 weeks later...

Descoberta 'sala giratória' do imperador Nero

Arqueólogos franceses do Centre Camille Julian, da Universidade de Provence, descobriram a sala de banquetes do imperador Nero, elemento de prestígio da Domus Aurea, palácio imperial construído no séc. I a.C. sobre o monte Palatino, em Roma.

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt), Com agências

3:32 Quinta-feira, 8 de Out de 2009

A sala de banquete do palácio dourado girava dia e noite a imitar o movimento de rotação da Terra

Fabio Campana/EPA

Nero , o vaidoso e extravagante imperador romano, fazia tudo para impressionar os seus convidados. Prova disso é a sala de banquetes do palácio dourado, agora descoberta em Roma por arqueólogos franceses. A 'Cenation rotunda', de forma circular, girava dia e noite a imitar o movimento de rotação da terra.

A surpreendente descoberta foi anunciada ontem por Françoise Villedieu, directora do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Université de Provence ), que coordenou os trabalhos da equipa de arqueólogos.

A sala faz parte do grande palácio do imperador, também conhecido pela designação latina de Domus Aurea , o qual foi desenhado depois do grande incêndio que destruiu Roma em 64 a.C.

Curiosamente, o achado arqueológico verificou-se durante um trabalho de rotina para a manutenção da fragilizada área do monte Palatino , uma das sete colinas de Roma.

Segundo Villedieu, a 'sala giratória' representa um elemento impar da arquitectura romana.

Uma área de 60 metros de comprimento do 'novo' pavilhão da Domus Aurea poderá estar conservada. As escavações feitas até aqui permitiram identificar os espaços supostamente de serviço, situados por baixo da sala, assim como uma parte do mecanismo que assegura a rotação do chão.

Por decisão do Instituto Arqueológico e do Ministério da Cultura italianos as escavações vão prosseguir ao longo dos próximos anos.

in http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/540008

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

05 Novembro 2009 - 00h30

Vila do Conde: Esmagou vizinho e ateou-lhe fogo

Arquitecto com pulseira em casa

O arquitecto que baleou, esmagou o crânio com uma pedra de 20 quilos e ateou fogo ao corpo do vizinho, por causa dos cães da vítima e por acreditar que tinha sido o autor do pretenso assalto à sua casa na rua dos Descobrimentos, em Mindelo, Vila do Conde, deixou de estar em prisão preventiva. A medida de coacção que lhe tinha sido aplicada há cerca de um mês foi desagravada por um juiz do Tribunal de Vila do Conde que o mandou para casa com pulseira electrónica.

Carlos Moreira da Costa, de 45 anos, está acusado da tentativa de homicídio do vizinho Manuel Eusébio, de 55 anos, que continua internado no Hospital S. João, Porto. Chegou a estar em coma, mas melhorou e já anda e fala. No entanto, perdeu um olho ao ser baleado pelo arguido.

O arquitecto é tido pelos vizinhos como conflituoso e violento. Estes, aliás, já tinham apresentado queixas na GNR por causa das ameaças do arguido e pelo facto de andar com uma caçadeira na mala do carro.

Mas, na altura, os militares não chegaram a revistar a viatura do arquitecto que, dias depois, usou a arma para a agressão violenta a Manuel Eusébio.

A PJ do Porto investiga ainda a veracidade do assalto na casa de Carlos Moreira da Costa. Terá sido esse um dos motivos para as ameaças a Manuel Eusébio e outros vizinhos. O CM sabe que os inspectores acreditam que o assalto foi encenado para que o arquitecto pudesse receber dinheiro do seguro.

Ana Sofia Coelho / Tânia Laranjo

in http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=76D4001A-F09C-43D8-963C-2354A121FE44&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Link to comment
Share on other sites

http-~~-//inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/ngipc_11_23/n01_00000001.jpg

http-~~-//inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/ngipc_11_23/n04_00000004.jpg

http-~~-//inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/ngipc_11_23/n06_00000006.jpg

http-~~-//inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/ngipc_11_23/n08_00000008.jpg

http-~~-//inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/ngipc_11_23/n19_00000019.jpg

http-~~-//inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/ngipc_11_23/n25_00000025.jpg

Link to comment
Share on other sites

"Vila do Conde: Esmagou vizinho e ateou-lhe fogo" "O arquitecto .." "O arquitecto é .." "..viatura do arquitecto .." "..que o arquitecto pudesse .." acredito q é das raras vezes em q o trabalho de um arquitecto "normalissimo" é tao "publicitado" hahahahaahha ora isto não é obra de uma pessoa qualquer, não, é obra de um arquitecto se faz favor! hahahahaha

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.