Jump to content

Recommended Posts

Posted

É um facto adquirido que o arquitecto tem que saber VER...de entre os muitos requisitos exigidos para exercer dignamente esta profissão, este deve ser dos mais importantes. Mas isto é algo que nasce com cada um de nós, do mesmo modo como uns têm mais capacidades para ciências e outros para literatura?ou é, como muitas outras coisas, algo que adquirimos? Se a primeira hipótese for correcta então facilmente se explica porque uns são eternamente memoráveis e outros não.Mas se for a segunda hipótese, como é que se adquire o dom de olhar e VER, de memorizar e interiorizar formas, conceitos, pormenores, que tornam uma obra arquitecónica digna de ser VISTA?? e a partir daí desenvolvermos a nossa própria arquitectura. será que se adquire pelas nossas vivências, ou pelo nosso trabalho, persistência e determinação? De qualquer modo, a verdade é que estou algo perdida e pergunto-me a mim mesma porque não vejo aquilo que está à frente dos meus olhos e que os outros veêm. :icon_help:

Posted

Certamente que Ver é algo que se aprende, embora possa ser mais fácil para uns do que outros... Desenhar é primariamente isso mesmo: saber Ver. No acto de desenhar, se não Vires bem, não desenhas bem. Acho que o aprender a Ver passa por aí: desenhar muito! A expressão do desenho já é um atributo mais sensível e possivelmente mais dificil de adquirir...

Posted

Certamente já te aconteceu passar por algum sítio por onde passas regularmente e reparar em algo que nunca tinhas reparado até aí. A mim aconteceu-me muitas vezes e talvez seja isso que acontece quando se vai aprendendo a ver, ou seja, olha-se mais para o detalhe, repara-se no pormenor, abarca-se o geral e apreende-se o particular. Acredito que isso seja uma capacidade que se vai adquirindo com o tempo, algo que vai sempre evoluindo em nós...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Posted

Concordo que aprende-se a ver... mas muitos casos só se vê o que se quer. Porque achas que nos museus existem bancos a frente dos quatros? É para quem quiser, ficar ali a olhar para o quadro e ver tudo ao pormenor. Mas para que isso aconteça, tem que se estar disposto a ficar ali parado, horas, para se apanhar muitos pormenores. Isto faz lembrar-me, aqueles desenhos que aparece nos jornais, para descobrir as diferenças... as 5 primeiras diferenças são rápido de encontrar, mas as outras 3 ou 4 ficam mais difícil. O que se faz? Olha-se e olha-se e incrivelmente apesar de termos olhado durante 2 minutos para o mesmo ponto do desenho só ao fim desse tempo é que se encontra mais uma diferença. Nos vamos vendo coisas novas em sítios que conhecemos bem, por diversos motivos não só porque aprendemos a olhar, mas também porque naquele momento estamos com outro estado de espírito o que nos leva a observar as coisas de outra maneira... Ver todos vem... observar é que nem todos observam! Mas sempre existe as diversas formas de ver a mesma coisa, semelhante ao Cubismo, que apesar de tudo, cada um observa cada quadro Cubista um pouco a sua maneira. Isto é natural, pois todos temos gostos diferentes, por isso ver as coisas de outro ponto de vista é natural. Portanto a ver com olhos de ver, como se costuma dizer, tudo dependerá dos gostos da cultura e do interesse que se tem em observar a mesma coisa. Por isso acaba por ser importante alem de observar algo, recolher informações de outros sobre esse algo observado, pois dessa forma consegue-se ficar a saber mais sobre esse mesmo algo...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

• 3 weeks later...
Posted

citação: de JAG "Concordo que aprende-se a ver... mas muitos casos só se vê o que se quer." O nosso cérebro é por natureza selectivo, mesmo que saibas de tudo um pouco! "O saber não ocupa lugar", e como dizia o outro: é preciso ber, ber!!!

Posted

Estou convicto de que a capacidade de ver é directamente proporcional à experiencia vivida. Principalmente para quem já FEZ, passa a ver melhor, porque irá procurar com o olhar soluções para problemas que ainda não havia pensado. Nem seria possível que tivesse pensado nelas antes delas ocorrerem no decorrer do trabalho ou da experiencia. "A musa apanha-te trabalhando" Pablo Picasso