Jump to content

Recommended Posts

Posted
fará sentido colocar este tema?...será que todos não somos afectados pela traiçoeira memória visual ?...ou a diferença está nos que o fazem de forma descarada e assumida e aqueles que tentam evitar influências?...ou será isto tudo imaginário e o eládio clímaco e a amália, numa realidade paralela, são casados e vivem bastante felizes?
Posted

Não gosto das revistas que andam ai. Quando vou a uma papelaria ja nem olho para as suas capas, prefiro comprar revistas de informatica. As revistas não tem qualidade. Compro, o que não considero revista, Arquitectura Hiberica (alias so comprei uma sobre "Habitar", mas comprava mais ... costumo ler nas bibliotecas"

Posted

Não gosto das revistas que andam ai. As revistas não tem qualidade.

"

Afirmação um pouco radicalista, colega ! As revistas de qualidade continuam aí...pega como exemplo a National Geographic, não deixa de ser encantadora tanto em conteúdo como em imagem!

E outra questão que não se pode desmentir. Vivemos numa sociedade de consumo aliada á IMAGEM, e por mais que nao queiramos, antes de lermos algo, é a IMAGEM ( que precede a informaçao ) que nos pisca o olho e nos seduz.

:icon_chew:
Posted

Afirmação um pouco radicalista, colega ! As revistas de qualidade continuam aí...pega como exemplo a National Geographic, não deixa de ser encantadora tanto em conteúdo como em imagem!

E outra questão que não se pode desmentir. Vivemos numa sociedade de consumo aliada á IMAGEM, e por mais que nao queiramos, antes de lermos algo, é a IMAGEM ( que precede a informaçao ) que nos pisca o olho e nos seduz.

:icon_chew:

Mas a National Geographic fala de Arquitectura ? :nervos:
Posted

e tu compras apenas revistas de informatica de Qualidade...referentes apenas a desenho assistido por computador ou relacionadas com arq ?

Mas respondendo á tua questão...falar de Arq. para ti resume-se ao quê afinal ?

Basicamente cada nr da NGeo...não te informa apenas do modo de vida dos bichinhos!!! mas também do modo de vida de culturas ancestrais e também algumas problematicas ...até tens um espaço só para "People and Spaces"...por exemplo.

>>http://plasma.nationalgeographic.com/places/index.html

Mas eu nao queria chegar se a National Geo "fala de arquitectura" ou nao, apenas tava a dar um ex. de uma boa revista!

:) vá Bruno, promete-me q esta semana a compras!

Mas a National Geographic fala de Arquitectura ? :nervos:

Posted

Tem muitooooooooooo interesse! Compra Compra Compra!

( neste momento deves perguntar se tenho comissao com a NG...mas a resposta é negativa )

Mas já agora...porque não recomendares uma boa revista ?:)

Não sabia. Vou comprar entao, se tiver interesse, que de Ejipcios, Gregos, Romanos e tribos Africanas ja vi muito no canal de TV ;)

Posted

uma coisa é certa.....embora gostemos ou não da revista X, Y ou Z acabmos sempre por folheá-las.... mas eu acho k o problema k se põe aki, é o facto de mts arquitectos e estudantes do ramo fazerem das revistas uma arma de ascensao para fazer o curso!! Não gostam de fazer ginastica mental, não gostam de analisar, não sabem criar um conjunto de situações k nos fazem chegar a um ponto de partida ou msm conclusao! enfim agarram descaradamente nas soluçoes dos outros e vestem-lhes cmo se fosse unico deles....isso sim é um problema, já k mts dependem delas para fazer um rabisco k seja numa folha de papel!! enfim o meu desinteresse por tais elementos, nota-se qnd chego a uma fnac e no meio dakele universo de infinitas revistas apenas 3 me interessam, porque nao faço parte da sociedade de rapido consumismo visual, que papam td o k é projecto e nem sequer se questionam dos porquês! prefiro estar atenta a ediçoes de concursos tipo ARCHIPRIX, EUROPAN e etc, somente para estar a par de certas ideias graficas... SIM, as revistas de fotografia sobem cada vez mais pontos na abordagem á arquitectura!

Posted

Pois... a imagem come-se... o projecto pode não se comer! Sim, vejo muitos casos que partem de uma imagem e que a alteram aqui e ali e depois descaradamente são produções dos próprios. Eu acho que seria para mim embaraçoso... uma situação dessas... não imagino como tudo pode estar assim perfeito. E há quem veja? Não o sei, pois têm boas notas... já nem sei o que pense. Só sei de uma coisa: que uma imagem, um projecto, um pensamento pode ser uma fonte de inspiração e é isso que me apaixona pela arte. Todo o resto é com eles...

Posted
Puxou-me a atenção o facto do nome revistó-clonadores... enfim, hoje deparei-me com um exemplo triste...

Tava eu a folhear um livro, nem era uma revista, em que me deparo com um projecto de algum interesse em estudar... ao analisar o mesmo, apercebo-me que à umas semanas atrás na univ, vi um colega meu a apresentar um trabalho dentro dos mesmos moldes... Não é que esse meu colega, fez o favor de copiar na INTEGRA o projecto em questão...

Nota??????? umas das melhores...

Anyway...

Compreendo esta questão do consumismo - imagem - qualidade - impressão... etc etc etc...

Temos de saber abstrair destas tentações que é pegar num projecto já existente e adaptar aquilo que estamos a desenvolver... Não vou dizer que nunca me senti tentado em faze-lo, mas nunca o fiz... Antes peguei no meu pensamento e desenvolvi aquilo que me levou a elaborar algo...

Actualmente, revistas de arquitectura só compro 1 e por vezes chego às 2, dependendo dos artigos em questão e não tanto dos projectos...

:) Alem dessas, sou fan incondicional da Vert Magazine (Revista de Bodyboard PT) ;)

Abraços Arquitectonicos
  • 1 month later...
Posted

Deixei de comprar revistas depois de ver a hipocrisia em pessoa a publicar um trabalho que teve negativa. Teve 9 no trabalho e no final foi publicado numa revista IN. Como é que é possivel? Foi o fim duma época em que comprava quase todas as revistas de arquitectura abaixo dos cinco euros. Poupei uma pipa de massa que mais tarde gastei em revistas japonesas por 7.5 euros e 3.5 euros na Livraria Barata.

Posted

Nota??????? umas das melhores...

No segundo ano apanhei um gajo que nunca tinha apresentado nada. E no ultimo dia apresenta um projecto dum caixote. Perguntaram-lhe o que era aquilo e acolá e o tipo não sabia o que era. Não conhecia o próprio projecto... :) ...
Posted

As revistas japonesas tem coisas mt interessantes... Há uma micro papelaria no bairro alto, k tem revistas mt interessantes á venda, design, design grafico, arquitectura...de td um pouco.....sao revistas k nao dependem das modas!!! Falando de projectos nota negativa publicados nelas. Já todos sabemos da existencia dos LObbies, nas redacções de revistas entao nem se fala... Cmo exemplo temos a revista ARQ. deste mês, ou de setembro, em k publicam trabalhos de algumas turmas da lusiada, em k eu sei por fonte segura, k essas turmas foram concideradas "casos criticos" na base da resolução ao k se era pedido!! E td porkê???? porque o shor coordenador teve uma participação em tempos lá, e de vez em qnd ainda rabisca lá uns textos...... isso de ver pessoas a plagiar o dos outros, ja se tornou musica para os meus ouvidos, INFELIZMENTE....ou seja, já nem ligo á hipocrisia deles...daria um belo tems de discussao!