Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas! Já por várias vezes fui abordada por amigos ou outras pessoas para fazer projectos ou parte de projectos... Muitas vezes tenho recusado por não poder assinar ainda. Mas como já puseram a hipótese de eu fazer e outra pessoa assinar, quanto é que uma pessoa na minha situação deve cobrar? É que eu não faço a mínima ideia... Não vou estar a perder horas sem cobrar o serviço prestado né? :* E provavelmente há muito ppl com a mesma dúvida... :nerd:

Posted

Diana, eu também já fiz 2 projectos com um intermediário. No primeiro o contacto com os clientes foi praticamente todo filtrado pela pessoa que me encomendou o trabalho. O segundo, com o mesmo intermediário, já foi diferente e as reuniões já eram a "3", chegando até mesmo a existir reuniões a "2" sem o intermediário. Os dois trabalhos correram bem, como é óbvio um melhor que o outro, mas com resultados positivos. Os dois clientes ficaram satisfeitos. No primeiro comecei o trabalho e nem sabia se ia ser eu a assiná-lo, ou sequer a concluí-lo, mas após uma conversa, combinamos de comum acordo os honorários, necessariamente abaixo daquilo que cobraria se o trabalho fosse arranjado por mim, garantindo uma margem de lucro ao intermediário. É uma questão de conversares para chegarem a um concenso... agora trabalhar para aquecer é que não é lá muito agradável... Quando se pôs a hipótese de ser eu ou não, a assinar os projectos, preferi por uma questão de ética profissional e vontade, assiná-los, e o intermediário não se opôs, até porque os honorários (em percentagem) já estavam combinados e se ele levasse para outro assinar, teria de pagar-lhe necessariamente mais alguma coisa... Sinceramente se não fosse eu a assinar, possivelmente não faria um segundo trabalho, ou talvez nem concluisse o primeiro, mas como é óbvio, dada a situação, tudo correu bem e com satisfação para todas as partes... à custa de menos honorários ganhei dois projectos e mais podem-se seguir, mas é a lei de mercado... JoãoM, existem tabelas, mas a lei de mercado é que impera... além disso as tabelas são apenas para obras públicas...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...